A extensão de saúde de Canal Caveira, no concelho de Grândola (Setúbal), está sem médico de família “há três meses”, denunciou a comissão de utentes que exige a colocação de uma equipa de saúde com periodicidade regular.
A variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19, identificada em mais de 50 países, parece provocar sintomas menos severos, ter uma taxa de reinfeção mais elevada e escapar em parte à proteção conferida por vacinas.
Dez agrupamentos de escolas de várias regiões do país vão participar num projeto-piloto que pretende aumentar a literacia em saúde das crianças e jovens dos 5 aos 18 anos sobre a prevenção da infeção e a boa utilização dos antibióticos.
A Madeira sinalizou 90 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 86 recuperações, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, reportando um total de 798 infeções ativas no arquipélago, com 25 doentes hospitalizados.
O Governo anunciou hoje um reforço de 745 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde, mas os administradores hospitalares alertam que o montante será para pagar dívida vencida, agravada com a recuperação da atividade programada.
A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, reabre à meia-noite de hoje, após um encerramento durante nove dias devido a um caso da variante Ómicron.
O “Voucher Saúde”, iniciativa destinada aos médicos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral que se disponibilizem a fazer urgências no Hospital de Santo André, em Leiria, é hoje lançado, numa parceria entre Câmara e associação comercial.
Uma vacina experimental contra a sida baseada na mesma tecnologia de duas vacinas contra a covid-19, o mRNA, obteve bons resultados em ratos e macacos, segundo dados de cientistas publicados hoje na revista científica “Nature Medicine”.
O Governo Regional da Madeira prorrogou hoje, até ao final do ano, a situação de contingência em vigor na região até 15 de dezembro, mantendo até essa data as atuais medidas de contenção da pandemia de covid-19.
A Madeira já administrou mais de 436 mil vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS), reportando que 85% da população residente já tem a vacinação completa e 87% iniciada.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com sede na Covilhã, anunciou hoje que realizou a primeira artroscopia do punho com recurso a nanotecnologia, um procedimento minimamente invasivo que só é usado em Portugal desde o início do ano.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 já foi administrada a quase 1,8 milhões de pessoas, 69.522 delas nas últimas 24 horas, segundo dados de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra da Saúde afirmou hoje que a posição técnica da Comissão de Vacinação e “o parecer final” sobre a vacinação de crianças “serão naturalmente tornados públicos”, admitindo que os documentos “instrutórios” das várias entidades permaneçam internos.
A maioria dos trabalhadores querem medidas como a vacinação contra a covid-19 ou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no local de trabalho, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial hoje divulgado.
Dois anos de pandemia agravaram as desigualdades que a ONU queria erradicar com a Declaração dos Direitos Humanos de 1948, disse hoje a Alta Comissária Michelle Bachelet, em véspera de se assinalar o Dia dos Direitos Humanos.
A presidente do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, alertou hoje para a necessidade de o sistema de saúde se “readaptar” à nova realidade demográfica.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu anunciou hoje que a cidade terá a partir de sexta-feira três pontos de testagem à covid-19 para promover testes massivos.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, até ao final do ano, Portugal irá doar 4,5 milhões de vacinas contra a covid-19, em particular aos países africanos de expressão portuguesa, a Timor-Leste e ao mecanismo multilateral Covax.
Os beneficiários do Complemento para Aquisição de Medicamentos pelos Idosos (COMPAMID) nos Açores vão passar a levantar os medicamentos nas farmácias, sem adiantar o seu pagamento, a partir de janeiro, revelou hoje o vice-presidente do Governo Regional.
O primeiro-ministro rejeitou hoje a aplicação em Portugal de uma lei de vacinação obrigatória contra a covid-19, tal como já acontece em alguns Estados-membros europeus, e manifestou-se contra restrições de voos para países como Moçambique.
O PSD acusou hoje o Governo do PS de colocar em causa a “existência futura” do Serviço Nacional de Saúde e a ministra de ter “ofendido” os profissionais de saúde ao falar sobre a sua resiliência.
O número de máscaras respiratórias atiradas para o chão aumentou 9.000% de março a outubro de 2020, concluíram investigadores da universidade britânica de Portsmouth, que alertam que o “lixo pandémico” pode ter um impacto duradouro.
Portugal está entre os dois cenários mais graves da evolução da pandemia de covid-19, definidos pela estratégia da autoridade de saúde para o outono e inverno, face ao surgimento de uma nova variante, segundo a diretora-geral da Saúde.
Os atestados médicos de incapacidade multiúso vão passar a ser emitidos por via informática e em determinadas patologias a atribuição poderá ser feita sem avaliação presencial, segundo decreto-lei aprovado hoje em Conselho de Ministros.