Três vagas de infeções, que colocaram à prova profissionais e serviços de saúde, novas variantes do coronavírus mais transmissíveis e a vacinação em massa dos portugueses marcaram a pandemia de covid-19 em 2021 em Portugal.
O elevado número de casos de covid-19 entre trabalhadores agrícolas em Odemira (Beja), sobretudo estrangeiros, fizeram este ano o país centrar atenções nos abusos laborais e nas más condições de habitabilidade destes migrantes.
O anterior coordenador da ´task force’ de vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, foi eleito personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), foi hoje anunciado.
A Madeira inicia hoje o processo de vacinação de crianças entre os 05 e os 11 anos contra a covid-19, num universo de 14.715 utentes, sendo a primeira região do país a avançar com a inoculação nesta faixa etária.
As autoridades de saúde da Madeira reportaram hoje mais uma morte associada à covid-19, 112 novos casos e 909 situações ativas, refere o boletim diário sobre a situação epidemiológica na região hoje anunciado.
O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 ficou disponível cerca das 20:00 de hoje, permitindo marcações de menores de 10 e 11 anos para o próximo fim de semana.
O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos continuava indisponível às 19:30, apesar de o Governo ter anunciado que seria aberto hoje.
Os Açores vão promover um estudo que visa apurar a real dimensão da diabetes na região, na sequência de um repto lançado ao executivo açoriano, aceite pelo seu presidente, José Manuel Bolieiro.
Mais de 81 mil pessoas receberam no domingo as vacinas da gripe e da covid-19, quase 70 mil das quais imunizadas com a dose de reforço contra o coronavírus, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fausto Pinto, defendeu um acordo de regime para encontrar soluções que permitam às populações ter acesso a um sistema de saúde “o mais ágil e o mais inovador possível”.
As pessoas que receberam a vacina da Janssen e que estavam agendadas para a dose de reforço no próximo domingo vão ser remarcadas para mais cedo, uma vez que este dia está reservado para a vacinação das crianças.
Países de todo o mundo estão a expandir os respetivos programas de vacinação contra a covid-19 e a incluir crianças, à medida que o número de infeções aumenta e sobretudo depois de ter sido detetada a variante Ómicron.
Um investimento de um dólar em prevenção de doenças por cada habitante dos países em desenvolvimento poderia evitar sete milhões de mortes esta década, considerou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Portugal é esta semana o 10.º país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, considerou hoje que a fixação de profissionais de saúde em regiões como o litoral alentejano depende também da “capacidade de investimento” no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Associação de Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente considerou hoje que a falta de reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos está a comprometer as metas nacionais nesta área, apontando "ilegalidades nos concursos das entidades gestoras".
O presidente da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública afirmou hoje que a forma como a variante Ómicron foi identificada na África do Sul revelou “o sucesso” dos serviços de saúde e científicos no continente africano.
A incidência de infeções do vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, ao passar para 485,3 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) diminuiu ligeiramente para 1,09, segundo os dados oficiais de hoje.
Portugal regista hoje 15 mortes associadas à covid-19, mais 2.314 infeções com o coronavírus que provoca a doença e um aumento nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) proibiu hoje a venda e a retirada do mercado das máscaras cirúrgicas tipo II, da marca Shiningjoy, e do tipo IIR da marca Texpromed por não reunirem os requisitos necessários.
A Câmara Municipal da Maia vai “assumir a despesa” da vacinação contra a gripe sazonal nas farmácias do concelho dos munícipes com menos de 65 anos e com comorbilidades, anunciou hoje aquela autarquia do distrito do Porto.
A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou, nas últimas 24 horas, 10 novos casos de covid-19, quatro recuperações e quatro internamentos em hospital, revela hoje o boletim diário do organismo.
O vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, Jaime Pina, defendeu hoje que o Programa Nacional para as Doenças Respiratórias deve passar a contemplar a vacinação antipneumocócica gratuita acima dos 65 anos.
A Comissão Europeia lançou hoje um programa de partilha de vacinas contra a covid-19 com países da Parceria Oriental, e o primeiro fornecimento, de 40 mil vacinas da Pfizer-BionTech, é doado por Portugal à Arménia, anunciou o executivo comunitário.