O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a vacinação em Portugal “teve uma quebra brutal em termos de velocidade” e que o Governo ignorou os sinais de alerta ao desacelerar o processo.
O secretário-geral comunista advertiu hoje para a falta de investimento no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), principalmente no que diz respeito à contratação de mais profissionais de saúde, afirmando que há verbas disponíveis para o efeito.
O INEM avançou hoje que o dispositivo de emergência médica vai ser reforçado durante os próximos meses com um acréscimo de nove meios para “acautelar e garantir uma reposta eficaz” a situações de acidente ou doença súbita.
O bastonário da Ordem dos Médicos alertou para a ineficácia dos autotestes à covid-19 e apela às autoridades de saúde que recomendem a realização de testes de antigénio rápido nas 24 horas anteriores ao acontecimento relacionado.
As pessoas não vacinadas contra a covid-19 apresentam uma taxa de mortalidade quatro vezes superior aos vacinados, alertou hoje o pneumologista Filipe Froes, salientando a importância da vacinação mesmo perante a variante Ómicron.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 92 novos casos positivos de covid-19 e a região tem hoje 556 infeções ativas, na grande maioria em São Miguel, seguindo-se Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico.
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos comprometeram-se hoje a doar e distribuir 1,7 mil milhões de doses de vacinas anticovid-19 em todo o mundo até meados de 2022, nomeadamente nos países mais necessitados.
Os Açores, de risco moderado para a covid-19, são exceção numa União Europeia (UE) pintada a vermelho-escuro no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre viagens, onde se insere Portugal continental e Madeira.
Um grupo de cientistas chineses da Universidade Sun Yat-Sem revelou que a substância química glutamina pode ajudar o corpo humano a eliminar as bactérias resistentes às drogas, adiantou hoje a agência noticiosa Xinhua.
A Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 recomenda “fortemente” o reforço da vacinação dos maiores de 40 anos, a maioria das pessoas hospitalizadas (cerca de 94%), segundo um parecer divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu hoje atenção à saúde mental, particularmente afetada pela pandemia de Covid-19, e também aos socialmente “mais vulneráveis”, idosos, cuidadores informais, sem-abrigo e desempregados.
A variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19, detetada em 106 países, incluindo Portugal, é mais transmissível, mas, apesar de escapar em parte às vacinas, estas continuam eficazes a prevenir a doença grave e a morte.
Os autotestes podem ser realizados para aceder a atividades ou estabelecimentos para os quais passa a ser exigido um teste covid-19 negativo, desde que feitos no local mediante supervisão, até 02 de janeiro, informou hoje o Ministério da Saúde.
O laboratório farmacêutico anglo-sueco Astrazeneca anunciou hoje que uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 aumenta "significativamente" o nível de anticorpos contra a variante Ómicron, citando um estudo clínico.
A alteração às medidas no âmbito da pandemia da covid-19 aprovadas na semana passada, que incluem a aplicação do regime do apoio excecional às famílias e às empresas no período de contenção, foi hoje publicada em Diário da República.
Os internamentos hospitalares de doentes infetados com a nova variante da covid-19 Ómicron diminuem entre 40% e 45%, em comparação com as infeções com a variante Delta, revela um estudo divulgado na quarta-feira pelo Imperial College London.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje duas propostas do PCP para uma revisão do Fundo de Emergência Social (FES) municipal e para "aprofundar a concretização" do Programa Municipal de Arrendamento a Custos Acessíveis (PACA).
A Madeira registou 252 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde o início da pandemia de covid-19, e três mortos, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
A Linha SNS24 atendeu na última semana cerca de 240 mil chamadas, quase mais 30% do que na semana anterior, estando a ser tomadas várias medidas para responder à “pressão muito elevada e repentina” devido ao agravamento da pandemia.
A ministra da Saúde admitiu hoje que Portugal pode ultrapassar o máximo de casos diários já registados desde o início da pandemia de infeções pelo coronavírus, devido à elevada capacidade de transmissão da variante Ómicron.
O número de farmácias e laboratórios em que é possível realizar testes de despiste do SARS-CoV-2 de antigénio, de forma gratuita, nos Açores será alargado em breve, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
A modalidade "casa aberta" vai estar disponível na quinta-feira para a administração de doses de reforço da vacina contra a covid-19 e da vacina da gripe a pessoas elegíveis com 63 ou mais anos, foi hoje anunciado.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) alertou hoje para o impacto do atual contexto económico e social nos ramos de seguros de doença e automóvel, indicando que pode existir “um agravamento futuro”.
A autoridade norte-americana da saúde, a Food and Drug Administration, aprovou hoje o uso do comprimido da Pfizer contra covid-19, o primeiro tratamento oral nos EUA para combate à doença.