Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 763 novos casos de covid-19 e 1.033 recuperações, registando hoje 10.845 infeções ativas, informa a Autoridade de Saúde Regional.
Portugal continental vai deixar de estar em situação de calamidade para entrar em alerta devido à pandemia de covid-19, foi hoje aprovado pelo Governo.
A apresentação de um teste negativo ao SARS-CoV-2 vai deixar de ser obrigatória, à exceção das visitas a lares e em estabelecimentos de saúde, mantendo-se também o uso obrigatório de máscara nos espaços interiores.
Os contactos de alto risco vão deixar de ficar em confinamento, passando apenas a estar em isolamento as pessoas que testem positivo ao vírus SARS-CoV-2, anunciou hoje o Governo.
O certificado digital de vacinação contra a covid-19 vai deixar de ser uma exigência na grande maioria das situações, com a exceção do controlo de fronteiras, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Os espaços comerciais vão deixar de ter limitações no número de clientes no interior, anunciou hoje o Conselho de Ministros, que decidiu as medidas para a nova fase da pandemia de covid-19.
A ministra da Presidência afirmou hoje que o número de mortes por covid-19 “ainda é muito elevado” em Portugal, o que não permite ao Governo levantar a totalidade das medidas de controlo da pandemia.
O acesso a recintos desportivos e grandes eventos vai ser possível sem teste negativo ao coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 “nos próximos dias”, revelou hoje a ministra Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros.
A ministra de Estado e da Presidência afirmou hoje que o novo conjunto de medidas de alívio das restrições de controlo da covid-19 representa um novo passo para um regresso à vida normal dos cidadãos.
O Conselho de Ministros decidiu hoje que o teletrabalho deixa de ser recomendado, passando a vigorar a “normalidade” no que diz respeito ao trabalho.
A entrada nos bares e discotecas deixa de estar condicionada à apresentação de teste negativo à covid-19, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A Câmara Municipal do Porto vai lançar a 10.ª edição do Porto Solidário, programa de apoio à renda destinado a pessoas com carências financeiras que, nesta edição, ascende aos 2,65 milhões de euros, foi hoje anunciado.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje que chegou a acordo com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, no âmbito da revisão parcelar do contrato coletivo de trabalho, mas as 35 horas semanais continuam a ser “uma exigência”.
O município de Vila Nova da Barquinha vai acolher o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, disse hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna, fechando assim a localização de todos os 23 futuros comandos.
O coordenador do plano de vacinação admitiu hoje que a inoculação contra a covid-19 destinada a crianças está aquém das expectativas e pediu aos pais que não iniciaram o processo que façam “ainda hoje” o auto-agendamento para sábado.
O coordenador do plano de vacinação disse hoje que “80% das pessoas elegíveis” para a terceira dose da vacina contra a covid-19 estão vacinadas e apelou às faixas mais jovens para que se juntem ao processo.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) integram um projeto europeu que visa implementar um modelo para melhorar a qualidade e segurança no acesso aos cuidados de saúde oral para todos os cidadãos.
A Ordem dos Médicos em Lisboa acolhe, a partir de hoje, o Symposium da Loucura, uma mostra artística concebida pelos artistas do Manicómio como “um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde mental”.
As pessoas que recuperaram da covid-19 têm uma probabilidade significativamente maior (60%) de sofrer de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, indica um estudo publicado quarta-feira pela revista científica British Medical Journal (BMJ).
Mais de 25% das mulheres entre os 15 e os 49 anos já sofreu violência por parte do seu parceiro ao longo da vida, segundo um estudo publicado na quarta-feira pela revista Lancet com dados entre 2000 e 2018.
Mais 24.907 pessoas tomaram na terça-feira o reforço da vacinação contra a covid-19, elevando o total para 5.735.632, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As câmaras de Barcelos e Esposende equacionam assinar um protocolo de colaboração “alargado”, para a prossecução de projetos comuns, à cabeça dos quais um novo hospital a instalar no primeiro daqueles concelhos, foi hoje anunciado.
As medidas em vigor para controlar a pandemia de covid-19 deverão revistas na quinta-feira pelo Governo, depois dos peritos terem sugerido um alívio nas restrições, como o fim das limitações de acesso a lojas, bares e discotecas.
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Évora, que enfrentam dificuldades na captação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde, vão poder recorrer a uma plataforma digital para fazer contratações para as suas valências.