A Autoridade Regional de Saúde dos Açores registou, nas últimas 24 horas, 66 casos de covid-19 e doze internamentos hospitalares, contabilizando 797 casos ativos e uma recuperação.
A coordenadora do BE sustentou hoje que as demissões de profissionais de saúde são “sinal da fragilidade” do Sistema Nacional de Saúde e que vão “continuar a suceder-se” porque o prometido pelo Governo “ficou por concretizar”.
O SNS24 emitiu este mês, até dia 25, mais de 224 mil requisições de testes à covid-19, dos quais 12.390 só no dia de Natal, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A vacinação na União Europeia (UE) arrancou há precisamente um ano, estando mais de 78% dos adultos totalmente vacinados, assinalou hoje a presidente da Comissão Europeia, pedindo que os Estados-membros continuem este “longo caminho” com doses de reforço.
O hospital Sheba de Israel inicia hoje um ensaio clínico para testar a eficácia da quarta dose da vacina BioNTech/Pfizer contra a covid-19 em seis mil pessoas, incluindo 150 profissionais de saúde.
O Presidente da República dá hoje posse ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo como novo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), na sequência da exoneração de Mendes Calado, que não sai “por vontade própria”.
O presidente da CNIS assinalou hoje a ação dos primeiros-ministros António Costa e Passos Coelho em conjunturas adversas da vida nacional, mas destacou o antigo ministro socialista Vieira da Silva como “a referência inultrapassável” do setor social.
Henrique Gouveia e Melo, que será segunda-feira empossado no cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada, ficou conhecido dos portugueses ao assumir a coordenação da "task-force" da vacinação contra a covid-19, depois de de uma longa carreira na Marinha.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que a diminuição do prazo de validade dos testes ao SARS-CoV-2 ainda esta a ser estudada e garantiu que o Governo não olhará a esforços para manter a capacidade de testagem.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje a administração de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 a pessoas com 18 ou mais anos, considerando “prioritária e urgente” a vacinação de dois grupos.
O primeiro-ministro considerou hoje que, a par da “arma” da vacinação contra a covid-19, a organização montada pela generalidade das instituições do setor social permitiu atenuar a gravidade da pandemia em Portugal, desde março de 2021.
Quase 73 mil pessoas receberam o reforço da vacina contra a covid-19 na quarta-feira, elevando para mais de 2,5 milhões as já vacinadas com esta dose, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Ordem dos Médicos enviou hoje uma queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados sobre uma publicação numa página do Facebook com dados de crianças internadas com covid-19, disse à Lusa o bastonário, considerando esta situação “muito grave”.
O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, disse hoje que estão em curso programas para encontrar uma vacina de segunda geração contra a covid-19 que poderão dar frutos dentro de 100 dias.
As farmácias venderam mais de 1,3 milhões de autotestes ao SARS-CoV-2 na última semana e, na quarta-feira, bateram um novo recorde realizando mais de 101 mil testes rápidos de antígeno, segundo a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).
O Hospital de Braga vai ter em funcionamento, a partir de sexta-feira, um novo centro de testagem à covid-19, instalado junto à entrada principal, foi hoje anunciado.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos apelou hoje ao cumprimento das medidas de prevenção de contágio e transmissão de covid-19, neste período festivo de Natal e Ano Novo.
A Segurança Social anunciou hoje que disponibilizou a nova declaração para os pais pedirem o apoio à família relativo às próximas duas semanas em que as atividades letivas serão suspensas devido à evolução da pandemia de covid-19.
O investigador Miguel Castanho defendeu hoje ser “mais importante” insistir na vacinação das poucas pessoas que ainda não se vacinaram contra a covid-19 do que reforçar com a terceira dose os menores de 50 anos.
Portugal doou até hoje 3,7 milhões de vacinas contra a covid-19, das quais três milhões foram entregues aos países africanos de língua portuguesa (PALOP), disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.
A marcação da toma da vacina contra a covid-19 das crianças entre os 8 e os 11 anos está disponível, desde hoje, no portal do autoagendamento para o período de 06 a 09 de janeiro.
O presidente da Aliança Global para as Vacinas, Durão Barroso, alertou hoje que Portugal está atrás da Europa na administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 e apelou às autoridades para que não haja “um relaxar do esforço”.
Portugal regista hoje mais 17 mortes associadas à covid-19 e 10.549 infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, o maior número de novos casos desde 03 de fevereiro, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República defendeu hoje que a resposta à pandemia em Portugal tem sido “a correta”, e elogiou também o processo da terceira dose de reforço, destacando que Portugal arrancou antes de outros países.