Portugal atingiu hoje 9.000 infeções pelo coronavírus SARS-Cov-2, avançou hoje a ministra da Saúde, estimando que o país vai chegar a “um recorde de número de casos nos próximos dias”.
O Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia divulgou hoje um método rápido que desenvolveu para deteção da variante Ómicron do vírus da covid-19 e está disponível para todos os laboratórios que fazem testes PCR.
Os laboratórios genómicos mundiais detetaram, na última semana, cerca de 14 mil novos casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, quatro vezes mais do que na semana anterior, indica um relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Conselho Nacional de Ética para a Ciências da Vida (CNECV) alertou hoje para a necessidade de envolver as crianças entre os 5 e os 11 anos no processo de decisão sobre a vacinação contra a covid-19.
O Centro de Vacinação de Coimbra contra a covid-19 vai ser transferido para o Pavilhão 1 do Estádio Universitário, por impossibilidade de se manter no atual espaço municipal, reabrindo na segunda-feira, foi hoje anunciado.
Um estudo europeu que analisou o risco estratificado por idade de trombose venosa cerebral após a vacinação contra a covid-19 apoia a segurança das vacinas como foram administradas, nomeadamente a da Astrazeneca preferencialmente para maiores de 60 anos.
Os Açores têm hoje 67 novos casos de covid-19 e 37 recuperações, contabilizando o arquipélago 479 infeções ativas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico, segundo a Autoridade de Saúde Regional.
A criação de novas unidades de internamento em psiquiatria nos hospitais públicos, um investimento de mais de 13,4 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência, arrancou hoje com a assinaturas de contratos entre as entidades envolvidas.
Portugal alcançou na segunda-feira um total de 24.056.249 de testes à covid-19 desde o início da pandemia, informou hoje o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Os saldos estão proibidos entre 25 de dezembro e 09 de janeiro, mas os consumidores vão poder fazer as trocas nas lojas até ao final do próximo mês, segundo uma nota do Conselho de Ministros.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho começou hoje a transferir as crianças hospitalizadas para o novo internamento de pediatria, que faz parte do Centro Maternoinfantil de Gaia cuja abertura está prevista para o início de 2022.
O presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje que a câmara continuará a assegurar testes gratuitos à covid-19 nas farmácias, mas o Governo "tem de fazer a sua parte".
A Madeira registou 189 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e 97 recuperações nas últimas 24 horas, passando agora a contabilizar 1.445 situações ativas, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).
Mais de 88.000 pessoas foram vacinadas nas últimas 24 horas contra a covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe, indica o relatório da vacinação de hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Governo aprovou hoje um conjunto de medidas para controlar a pandemia de covid-19, tendo em conta a ameaça da nova variante Ómicron, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.
Cerca de 83% das pessoas com mais de 65 anos já receberam a dose de reforço, anunciou hoje o primeiro-ministro, que atribuiu à vacinação a redução atual de internamentos e mortes por covid-19, em comparação com há um ano.
Dois dos quatro centros de acolhimento de emergência de sem-abrigo que abriram durante a pandemia em Lisboa vão ser encerrados, por falta de "condições dignas", anunciou hoje o presidente da câmara, Carlos Moedas.
O Fundão vai ter um posto para a realização de testes antigénio à covid-19 gratuitos, que funcionará nos dias 23 e 30 de dezembro e que está instalado no Largo da Igreja, no centro da cidade, foi hoje anunciado.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai transferir, na terceira semana de janeiro, o centro de vacinação das Devesas, instalado na central dos CTT, para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, adiantou hoje à Lusa.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo optou por reforçar as medidas de combate à pandemia da covid-19 para prevenir já os efeitos da nova variante Ómicron, evitando ser forçado mais tarde a remediar.
Os centros de vacinação contra a covid-19 vão estar encerrados no período de Natal e fim de ano, nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e no dia 01 de janeiro, informou hoje a Direção-Geral da Saúde.
A obra de reabilitação do bloco operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, deverá arrancar entre abril e maio do próximo ano e estar concluída em seis meses, anunciou hoje o Governo Regional da Madeira.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje esperar que as escolas reabram no dia 10 de janeiro, como preveem as atuais medidas de contenção da pandemia da covid-19, mas adiantou que será preciso reavaliar a situação epidemiológica do país.
O Governo decidiu hoje reforçar algumas das medidas de contenção, determinando que passa a ser obrigatório um teste negativo à covid-19 no acesso a hotéis e estabelecimentos de alojamento a partir do dia 25 de dezembro.