Os medicamentos com preço de venda ao público (PVP) até aos 16 euros podem aumentar 2,6% em 2025, segundo a portaria para revisão anual dos preços publicada hoje em Diário da República e que entra sábado em vigor.
Psicólogos de emergência vão assegurar a triagem de doentes urgentes (CODU) do INEM e o acompanhamento psicológico dos profissionais do CODU durante o turno, segundo despacho hoje publicado que define também as funções dos enfermeiros nestes centros.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) afirmou hoje que “ainda há muito a fazer” em termos de cuidados continuados em Portugal, apesar do programado reforço de 5.500 camas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, acusou hoje o Governo e o primeiro-ministro de “incapacidade, irresponsabilidade e insensibilidade” face aos problemas que o país atravessa, como a recente crise no INEM.
As escolas primárias permaneceram encerradas hoje por precaução na capital indiana, Nova Deli, que está a registar esta semana o primeiro pico de poluição atmosférica da época.
O Município de Vila Nova de Gaia vai ter 169 novas camas em unidades de convalescença, no âmbito das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), refere um relatório que será conhecido na reunião camarária de segunda-feira.
Um total de 30 pessoas concentrou-se hoje junto do Centro de Saúde de Castro Verde, no distrito de Beja, para protestar contra a possibilidade de encerramento das urgências por alguns dias, este mês e em dezembro.
Cabo Verde anunciou o sexto óbito na contabilização oficial de vítimas de dengue, na epidemia que afeta o arquipélago desde há um ano.
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser ferramentas para a prevenção do cancro da próstata, concluiu um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) feito em animais e divulgado hoje.
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamentou hoje que Portugal ainda não meça resultados dos medicamentos e pediu ao Governo uma estratégia neste sentido, para se conseguir poupar na despesa com fármacos.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje a necessidade de farmacêuticos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, sublinhando que estes profissionais, além de conseguirem poupanças no sistema, evitam idas às urgências.
Mais de 90% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tiveram ruturas de medicamentos em 2023, mas conseguiram ultrapassar as dificuldades recorrendo a outras unidades de saúde, alternativas terapêuticas ou pedidos de utilização excecional.
A carga administrativa, a falta de recursos humanos e as compras centralizadas são as principais barreiras ao acesso de medicamentos apontadas pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo um estudo que será hoje divulgado.
PSD e CDS-PP vão propor no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) que as receitas próprias do INEM sejam destinadas à realização de despesas do próprio instituto, acusando o executivo do PS de retirar 120 milhões deste organismo desde 2020.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que vai nomear Robert F. Kennedy Jr., ex-candidato presidencial conhecido pelas suas teorias da conspiração sobre as vacinas, como o novo secretário da Saúde.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou hoje em Castelo Branco que o Governo irá apresentar um plano “muito brevemente” para resolver problemas no INEM.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou hoje, para determinados pacientes, um fármaco que reduz o declínio cognitivo nos doentes de Alzheimer em estádios precoces, depois de o ter bloqueado em julho.
O diretor clínico das casas de saúde São João de Deus e Câmara Pestana, na Madeira, admitiu hoje o fim dos internamentos compulsivos a partir de dezembro deste ano, devido ao valor pago pela diária.
O primeiro-ministro disse hoje que tudo o que o Governo tinha a dizer em relação aos problemas no INEM “foi dito e muito bem” pela ministra da Saúde, escusando-se a comentar as declarações do Presidente da República.
O Governo da Madeira autorizou hoje a libertação de verbas para uma empreitada que visa a melhoria energética em duas unidades de saúde do arquipélago, no valor máximo de 2,8 milhões de euros.
O serviço de dádivas de sangue do Hospital Santo António, no Porto, passa a funcionar, a partir de 18 de novembro, num espaço criado no Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), revelou hoje à Lusa fonte da unidade hospitalar.
O Presidente da República lamentou hoje que a 29.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cuenca, no Equador, tenha o "mínimo dos mínimos" de presenças de chefes de Estado e de Governo e pediu um "novo ciclo" para esta comunidade.
A Ordem dos Médicos (OM) propôs ao Ministério da Saúde a criação de uma comissão para o desenvolvimento da nova carreira médica, que deve abranger os médicos internos desde o início da sua vida profissional, disse hoje o bastonário.
O líder do Chega saudou hoje o Presidente da República por se ter pronunciado sobre a situação em torno do INEM, mas disse esperar ainda que responsabilize a ministra da Saúde.