A Organização Mundial da Saúde (OMS) subiu hoje para 42 o número de mortos no surto de ébola declarado a 04 de setembro na província de Kasai, na República Democrática do Congo (RDCongo).
A autoridade farmacêutica iraniana alertou hoje que a República Islâmica pode vir a sofrer de escassez de medicamentos e de equipas clínicas em breve devido às sanções impostas pela comunidade internacional por causa do programa nuclear.
O Infarmed autorizou o uso de rotulagem em língua estrangeira no medicamento Quantalan, usado para aliviar a diarreia de diversas origens e reduzir o colesterol, por estar em rutura de ‘stock’, anunciou o regulador.
Portugal iniciou hoje a formação de pelo menos 252 médicos moçambicanos em matérias ligadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da diabetes, avançou a organização não-governamental portuguesa Heath4Moz, que coordena a formação.
O piso inferior do Centro de Saúde da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, foi selado preventivamente devido à deteção de valores de gás radão superiores aos legalmente estabelecidos.
O INEM decidiu criar uma unidade para apurar os subsídios aos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, depois de uma auditoria ter encontrado mais de 75.000 documentos por validar relativos a pagamentos a bombeiros e Cruz Vermelha.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do hospital Amadora-Sintra estava hoje de manhã próximo das 13 horas, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O 1º transplante de córnea em Portugal foi realizado em 1958 pelo Hospital de Santo António, no Porto. Este procedimento é indicado quando existe uma lesão na córnea que impede a visão. Maria João Quadrado, médica Oftalmologista e professora na Universidade de Coimbra, revela que, em 2024, foram feitos 1180 transplantes, mas “ainda não somos autossuficientes”. Em 2023, importámos 325 córneas e em 2024, 329.
As antepropostas de Plano e Orçamento dos Açores para 2026 destinam 149 milhões de euros para promoção da saúde e economia social, priorizando apetrechamento e modernização de unidades, igualdade de oportunidades, inclusão social e combate à pobreza.
Mais de 1.550 idosos vítimas de crime foram apoiados nos primeiros oito meses do ano pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), correspondendo a 2.861 crimes, revelou a instituição.
Entraram hoje em vigor novas tarifas de 100% à importação de alguns medicamentos e de 25% sobre camiões pesados, anunciadas há cerca de uma semana pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O Estado vai comparticipar em 35% o conjunto de tratamentos termais prescritos no SNS, com o limite de 110 euros anuais por utente, mais 15 euros, segundo uma portaria publicada em agosto, e que entra hoje em vigor.
O especialista em medicamentos psicadélicos Jules Evans, usados para tratamento clínico da depressão, defendeu hoje que os governos devem apostar na educação da população sobre os efeitos nocivos destas substâncias quando consumidas fora do acompanhamento médico.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou terça-feira um acordo com a farmacêutica Pfizer para reduzir o preço de alguns medicamentos no mercado norte-americano, em troca de isenções tarifárias.
Os cientistas continuam a avançar no tratamento da infertilidade e conseguiram criar óvulos a partir de outras células com sucesso pela primeira vez, numa experiência que já levantou várias questões éticas significativas.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) manifestou hoje a sua forte oposição ao plano em estudo que inclui o possível encerramento da maternidade de Abrantes e da urgência pediátrica de Torres Novas.
Há dois anos, após realizar a segunda cirurgia cardiovascular, Eva Domingos diz que renasceu e, com “coração novo”, enalteceu hoje o trabalho do único centro de cirurgia cardiovascular de Angola, que totalizou 1.000 cirurgias em três anos.
Cerca de 67% dos idosos vítimas de violência não estão integrados em serviços da rede de apoio social, como apoio domiciliário, centros de dia ou comunitários, entre outros, segundo dados hoje divulgados pela Linha nacional SOS Pessoa Idosa.
As casas de abrigo para vítimas de violência doméstica, as instalações para pessoas em situação de sem-abrigo ou lares de idosos vão poder aceitar animais de companhia, estando previsto um apoio financeiro de 400 mil euros.
O presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, defendeu hoje a descentralização e o desenvolvimento dos cuidados de proximidade, medidas que possibilitaram diminuir de 12% para 5% os utentes sem médico de família.
O envelhecimento da população em Portugal vai agravar-se até 2060, com destaque para as ilhas da Madeira, Açores e o Norte, onde haverá mais de 400 idosos por cada 100 jovens em 2100, segundo uma projeção do INE.
A adesão à greve dos enfermeiros da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) convocada para hoje para exigir o pagamento de dívidas em atraso, é “superior a 80%”, revelou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
O parlamento aprovou hoje a suspensão dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar as responsabilidades políticas e de gestão do INEM nos últimos anos, entre os dias 01 e 12 de outubro.
A perceção da forma como o cérebro processa as emoções positivas recebidas de outras pessoas e a compreensão do seu impacto nas relações sociais são os objetivos de uma investigação científica liderada pela Universidade de Coimbra (UC) e hoje divulgada.