O PS defendeu hoje que, sobre a despenalização da morte medicamente assistida, não existe “lei mais defensiva” do que a proposta em debate, defendendo a sua constitucionalidade e considerando injustas as suspeitas sobre o seu alcance.
O presidente da Câmara de Viseu disse hoje que a candidatura para a construção do centro de radioterapia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) foi aprovada, embora tenha revelado não acreditar que a unidade esteja pronta em dezembro de 2023.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) apelou hoje ao Governo para que demita o Conselho de Administração e direção clínica do Hospital de Almada face “à grave gestão de recursos humanos” daquela unidade hospitalar.
A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, afirmou hoje que a saúde de todos em Portugal é uma “questão fundamental e prioritária”, devendo ser assegurada pelo Estado e não entregue a interesse de grupos privados.
As farmácias e os farmacêuticos portugueses vão ajudar os refugiados ucranianos a manter as suas terapias, identificando os medicamentos disponíveis no mercado nacional que são similares aos vendidos na Ucrânia, foi hoje anunciado.
O atendimento urgente de Ginecologia e Obstetrícia e de Ortotraumatologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, retomou o seu funcionamento normal após um encerramento temporário, referiu hoje à Lusa a unidade hospitalar.
A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Gaia (LACHG) procura mecenas para dotar o hospital “o mais breve possível” de um ‘tuk-tuk’ para “aumentar a comodidade dos utentes e diminuir as distâncias entre edifícios”, disse hoje o presidente.
Os casos de Monkeypox em Portugal ultrapassam os 200, com a confirmação de mais 18 infeções nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
O projeto desenvolvido por um docente do Politécnico de Leiria, que pretende estudar o impacto da prática do surf em pessoas com deficiência intelectual, chegou ao fim, com nota máxima de felicidade para os utentes de uma instituição.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O parlamento vai debater hoje pela terceira vez a despenalização da morte medicamente assistida, após dois vetos presidenciais, com iniciativas de PS, BE, PAN e IL que deixam cair a exigência de “doença fatal”.
Um centro de ensaios clínicos de fase 1 em oncologia, que permitirá incluir 150 doentes por ano, entrará em funcionamento este ano no Hospital Santa Maria, anunciou hoje à Lusa o diretor da Oncologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) admite que venha a ser administrada uma vacina contra a varíola humana para “conter cadeias de transmissão” do vírus Monkeypox, mas “sempre medido o risco e o benefício” de usar as vacinas.
A média de infeções diminuiu ligeiramente para os 25.042 casos diários em Portugal e o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 está agora abaixo do limiar de 1, avançou hoje o INSA.
A lógica de vacinação dos mais idosos e vulneráveis contra a covid-19 passa a ser sazonal, independentemente do historial de vacinas e reforços anteriores, adiantou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, admitiu hoje que a unidade hospitalar tem atualmente uma escassez de médicos especialistas em Ortotraumatologia e Ginecologia e Obstetrícia.
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) incluía cerca de 10 mil camas de internamento em 2021, mais 395 do que em 2020, mas com “importantes assimetrias de oferta” entre as várias regiões do país.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, está sem atendimento urgente de ginecologia e obstetrícia até às 08:30 de quinta-feira, segundo uma informação oficial daquela unidade hospitalar.
A campanha de vacinação do outono e inverno prevê a coadministração das vacinas contra a gripe e covid-19 em idosos, pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e cuidados continuados.
Vários médicos do serviço de Urgência do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentaram minutas de escusa de responsabilidade, alertando para o esgotamento dos profissionais e exigindo condições para tratar os seus doentes.
O presidente da Associação dos Distribuidores Farmacêuticos (Adifa), Nuno Flora, manifestou hoje “muita preocupação” com o aumento dos custos energéticos, que estima terem representado, desde o início do ano, um encargo adicional de cerca de 20% para as empresas.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) integrava cerca de 146 mil trabalhadores no final de 2021, mais cerca de 13 mil do que em 2019, quase 20% do emprego total das administrações públicas, revela um relatório divulgado hoje.
Mais de 1,1 milhões de portugueses não tinham médico de família no final de 2021, um aumento de cerca de 300 mil pessoas em relação ao ano anterior, alertou hoje Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresentou um défice de 1,1 mil milhões de euros em 2021, muito acima dos 89 milhões previstos inicialmente, com a receita cada vez mais dependente das verbas do Orçamento do Estado.