Uma mulher grávida morreu na passada terça-feira após sofrer uma paragem cardiorrespiratória, enquanto era transferida do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte-Hospital de Santa Maria (CHULN) para o Hospital São Francisco Xavier, por ausência de vagas no serviço de neonatologia.
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) alertou hoje para uma previsível menor capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde no inverno, devido à recusa dos clínicos em realizarem horas extraordinárias além do legalmente previsto.
Uma equipa de 11 médicos e dois enfermeiros portugueses inicia hoje consultas gratuitas à população da região de Gabú, no leste da Guiné-Bissau, disse à Lusa Fortunato Barros, da organização não-governamental “Saúde Sabe Tene”.
Enfermarias com 120 ou 150 doentes entregues a um só médico, “ingratidão por parte de quem manda” e casos de ‘burnout’ estão entre as queixas dos internos de Medicina Interna que escreveram à tutela a exigir condições de trabalho.
Munidos de água, t-shirt e boné, enfermeiros portugueses foram hoje à praia em Santo Amaro de Oeiras para transmitirem à população os problemas da classe e alguns conselhos para enfrentar o sol.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma Unidade Multidisciplinar de Pé Diabético (UMPD), que tem como objetivo reduzir o número de amputações e o tempo de internamento relacionado com úlceras.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) exigiu hoje à tutela que crie medidas concretas para motivar os médicos a ficarem no Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem olhar para os médicos internos como os “escravos do sistema”.
Um grupo de reflexão (‘think tank’) chinês afirmou hoje que as restritivas medidas de prevenção epidémica do país devem terminar, numa rara demonstração pública de desacordo com a estratégia ‘covid zero’, implementada pelo país asiático.
Seis estabelecimentos hoteleiros deixaram de prestar serviços de alojamento ao público em Macau em julho, mês em que o território enfrentou o pior surto de covid-19 desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 500 quilos de géneros alimentícios, no valor de 1.700 euros, numa fiscalização a um entreposto frigorífico industrial decorrida nas últimas semanas em Ponte de Lima, foi hoje anunciado.
O Presidente timorense disse hoje que o combate à subnutrição infantil foi a prioridade máxima do arranque do seu mandato, mostrando-se convicto que dois programas a implementar ajudarão a resolver o problema em cinco anos.
Dois deputados pediram hoje ao Governo de Macau a redução do período de isolamento obrigatório em hotéis ou a substituição por quarentenas domiciliárias para quem chega do estrangeiro.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que altera a obrigação do uso de máscaras devido à covid-19, aprovado em conselho de ministros na quinta-feira.
A Câmara da Moita tomou posse administrativa da obra do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, depois de perceber que os prazos não seriam cumpridos, o que lhe permitirá avançar com um novo concurso para a conclusão dos trabalhos.
O Governo propôs à Comissão Europeia a constituição de um plano de contingência que previna os riscos ligados ao abastecimento alimentar, no mercado europeu, em situações de crise.
Os Açores registaram na última semana 443 casos de covid-19, na sequência de 2.109 testes realizados, totalizando agora 446 casos, não se tendo registado óbitos, revelou hoje a Direção Regional da Saúde.
A ONU denunciou hoje dificuldades em aceder e prestar ajuda às populações em áreas próximas da linha de combate no leste da Ucrânia, porque não ter regularmente garantias de segurança da Rússia para a deslocação do seu pessoal.
O bastonário da Ordem dos Médicos avançou hoje que vai levar o regulamento sobre constituição de equipas médicas nos serviços de urgência a Assembleia de Representantes, considerando que o parecer da Procuradoria-Geral da República é “complexo”.
A Ordem dos Médicos desafiou hoje a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) a juntar um alerta público sobre o estado das urgências em Portugal ao inquérito que pondera abrir sobre o caso do Hospital das Caldas da Rainha.
A atual vogal executiva do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Ana Raquel Andrade, vai presidir ao conselho de administração daquela unidade hospitalar, de acordo com o despacho governamental publicado hoje em Diário da República.
A Inspeção Geral da Saúde (IGAS) admite que a médica de ginecologia/obstetrícia que assistiu a grávida que em junho perdeu o bebé no Hospital das Caldas da Rainha pode ter "violado os deveres funcionais” e recomendou um processo disciplinar.
As receitas médicas que apenas incluam vacinas contra a gripe, para a época gripal 2022-2023, emitidas a partir de julho são válidas até final do ano, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O município do Seixal exortou o Governo a avançar para a construção do hospital no concelho, considerando que se este equipamento existisse não teria ocorrido o caso da grávida que foi levada para o Hospital das Caldas da Rainha.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciou hoje que o INEM, apesar de se ter comprometido, não está a pagar as horas de formação ministradas em dias de folga e vai pedir a intervenção do Governo.