A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença desde o início da pandemia para 161, indicou a Direção Regional de Saúde, que reportou também 1.079 novos casos de infeção no arquipélago.
Um surto de covid-19 no Lar Recolhimento Ramalho Barahona, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, já infetou 58 pessoas com o SARS-CoV-2, a quase totalidade utentes, um dos quais faleceu hoje, revelou o provedor.
Um robô conseguiu fazer a primeira cirurgia laparoscópica praticamente sem intervenção humana e, segundo a equipa de investigadores da universidade norte-americana que o desenhou, com melhores resultados, de acordo com um artigo publicado hoje na revista Science Robotics.
Todos os portugueses estarão imunizados após a atual vaga da pandemia, o que deverá acontecer depois fevereiro, e a covid-19 vai evoluir para uma “doença residente” como a gripe ou a herpes, prevê o Instituto Superior Técnico.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje urgente dar prioridade à construção da nova maternidade de Coimbra anunciada para o perímetro do polo principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, 74.259 delas na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde (CENS) da Confederação Empresarial de Portugal defende uma Lei de Meios e um orçamento plurianual para o Serviço Nacional de Saúde, que permita reduzir a dependência dos ciclos políticos.
A incidência nacional de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 5.728,4 casos por 100 mil habitantes, assim como o índice de transmissibilidade (Rt), que está agora em 1,17, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriram que a genética de bactérias intestinais pode ser alterada por uma alimentação pobre em fibras e tornar o intestino mais permeável a infeções e inflamações, foi hoje divulgado.
Portugal registou 65.578 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 42 mortes associadas à covid-19, indicam os números hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O centro de retaguarda instalado no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde, concelho de Valongo, tem internados 20 doentes com covid-19, revelou hoje à Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.
Portugal já entrou na fase de endemia de covid-29 e deve voltar à normalidade, protegendo os grupos de risco e acabando com o uso generalizado de máscara e com os isolamentos, defendeu hoje o virologista Pedro Simas.
A maioria dos portugueses (66%) considera que as questões da saúde são o principal desafio global para o futuro da União Europeia (UE), seguindo-se as alterações climáticas (56%), segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.
O Sindicato dos Enfermeiros alertou hoje que o atendimento e prestação de cuidados de enfermagem estão em “risco de rutura” no Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho “devido à falta de enfermeiros”, mas o hospital nega.
A campanha para as legislativas levou o CDS-PP de volta a Vila Nova de Gaia, com uma feira como local escolhido para explicar a “via verde saúde”, proposta para dar aos portugueses cuidados “a tempo e horas”.
A modalidade de vacinação “casa aberta” está desde hoje disponível para pessoas com 45 ou mais anos que tenham o esquema vacinal primário contra a covid-19 há mais de cinco meses, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
O pediatra Jorge Amil apelou hoje às autoridades de saúde para reapreciarem a decisão de continuar a vacinar as crianças saudáveis contra a covid-19, analisando a relação risco-benefício, perante a nova realidade determinada pela variante Ómicron.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que restrições às viagens têm “impacto mínimo” anticovid-19, quando os Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram que vacinados ou recuperados não sejam submetidos a medidas adicionais.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) estima que a maioria dos cidadãos europeus tenha imunidade por infeção ou vacinação anticovid-19 até à primavera ou verão, admitindo consequentes baixas taxas de transmissão e passagem para endemia.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) não exclui o aparecimento de novas variantes do SARS-CoV-2 com características de fuga imunitária que causem doença mais grave do que a Ómicron, atualmente dominante na Europa.
Os Açores registam hoje 1.393 novos casos de covid-19, um novo máximo diário, totalizando 9.210 infeções ativas e 53 doentes internados, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
O filme que o artista visual português Pedro Neves Marques vai estrear no festival de Roterdão, nos Países Baixos, é o culminar de um trabalho criativo multidisciplinar sobre família, reprodução e identidade de género, como explicou, em entrevista à agência Lusa.
O Vietname já recebeu 159.120 doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19, doadas por Portugal, anunciou a delegação da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Hanói.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro reclamou hoje a “abertura imediata de uma Sala de Hemodinâmica” no Hospital de Aveiro que, apesar da capacidade instalada, suporta custos a enviar doentes, o que causa também atrasos clínicos.