A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a ausência de soluções concretas do plano de contingência para as urgências hospitalares anunciado pelo Governo, considerando urgente a autonomia de contratação dos hospitais e a dedicação exclusiva.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa, alertou hoje que “o caos” na Urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, pode agravar-se nos próximos dias devido a baixas entre os profissionais.
A Ordem dos Médicos considera que o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030 está incompleto e aponta omissões nas áreas da doença renal crónica, que atinge 10% a 20% dos portugueses, e das doenças reumáticas musculoesqueléticas.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que o "caos climático" agravou-se devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis provocado pela guerra na Ucrânia e pela falta de intervenção dos Estados contra o aquecimento global.
Com a guerra na Ucrânia, os toxicodependentes com acesso ao tratamento naquele país representam uma pequena proporção dos que procuram refúgio na União Europeia, mas necessitam de continuidade de assistência, defendeu hoje o Observatório Europeu.
Em 2021 foram comunicadas, pela primeira vez, 52 Novas Substâncias Psicoativas através do Sistema de Alerta Rápido da União Europeia, elevando para 880 estas drogas monitorizadas pelo Observatório Europeu, que alerta para o surgimento de NSP “potentes e perigosas”.
A oferta e o consumo de droga na Europa estão a intensificar-se desde o alívio de restrições da pandemia de covid-19 e estão a surgir “novas substâncias psicoativas potentes e perigosas” e diversidade dos produtos à base de canábis.
Cinco anos depois dos incêndios de Pedrógão Grande, muitas das pessoas que viveram direta ou indiretamente a tragédia continuam a ser acompanhadas pela equipa de saúde mental de Leiria/Norte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) assinala na sexta-feira cinco anos sobre os fogos naquele concelho com uma homenagem à equipa da saúde mental, entre outras iniciativas, e pede que 2022 seja um virar de página.
O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia da Unidade Hospitalar de Portimão estará encerrado durante quase uma semana, por dificuldade em assegurar escalas, informou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).
O PCP acusou hoje o Governo de continuar a recusar as soluções para "salvar o SNS", que segundo os comunistas passam por melhoria de carreiras e remunerações, regime de dedicação exclusiva e alargamento da formação médica especializada.
Os sindicatos dos médicos defenderam hoje mais investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a contratação de mais médicos, forma de resolver problemas como a falta de especialistas em urgências.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje, em Lisboa, que vai ser posto em prática “um plano de contingência” entre junho e setembro para procurar resolver a falta de médicos nas urgências hospitalares do país.
As responsáveis das Nações Unidas Rebeca Grynspan e Michelle Bachelet defenderam hoje um acordo na Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) para evitar que a guerra na Ucrânia agrave a crise alimentar para milhões de pessoas.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica lamentou hoje a falta de médicos especializados nas urgências hospitalares, como tem acontecido nos últimos dias, mas diz ser mais “lastimável” os tempos de espera para despacho de meios para emergências.
A agência norte-americana do Medicamento (FDA) considerou hoje que a vacina anti-covid da Pfizer é segura e eficaz em crianças menores de cinco anos, antes de uma reunião para decidir o assunto, noticiou a AFP.
O Hospital de Vila Franca de Xira pediu hoje ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que encaminhe para outras unidades os utentes transportados em ambulância, por incapacidade do seu Serviço de Urgência.
Portugal está em 5.º lugar no ranking europeu de políticas de tratamento de fertilidade, segundo um novo Atlas da Fertilidade, que avaliou 43 países no que respeita à legislação, comparticipação e perspetivas dos utentes nesta área.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha, considerou hoje que os alertas sobre a falta de médicos foram finalmente reconhecidos pelo ministério da Saúde "pela pior maneira".
O primeiro-ministro declarou hoje que o Governo está a trabalhar para resolver os problemas ocorridos nos últimos dias em serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apontando as reuniões em curso no Ministério da Saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, começou ao início da tarde as reuniões com os sindicatos e a Ordem dos Médicos, na sequência do encerramento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia em alguns hospitais na região de Lisboa.
O Hospital de Braga assegurou hoje que está a “envidar todos os esforços” para preencher as escalas do Serviço de Urgência (SU) de Ginecologia e Obstetrícia, não confirmando um novo encerramento temporário desta unidade, entre quarta e sexta-feira.
As urgência de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais São Francisco Xavier e do Barreiro-Montijo vão estar encerradas entre as 20:00 de hoje e as 08:00 de terça-feira, segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O Chega acusou hoje o PS de ter "medo de ouvir os portugueses" quanto à despenalização da morte medicamente assistida, e criticou a Iniciativa Liberal por rejeitar a sua proposta para a realização de um referendo.