O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou hoje um atraso de um ano no reposicionamento salarial de cerca de 400 profissionais, que se traduz em menos cerca de 100 euros por mês.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o medicamento anti-covid da americana Merck Sharp & Dohme (MSD) para pacientes com doença ligeira, mas que correm alto risco de hospitalização, em particular idosos.
O diretor de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, referiu hoje que, dois anos depois do aparecimento da covid-19, é importante perceber que “as surpresas serão cada vez mais frequentes na área da saúde pública”.
O diretor de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, afirmou hoje que “faz sentido” regressar à normalidade, mas a máscara “deve ser a última a cair”, e alertou que “endemia” e “benignidade” não são sinónimos.
O Presidente da República condecorou hoje o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a mais elevada Ordem Honorífica nacional pela demonstração de “abnegação e heroísmo”, em particular, durante a “missão cimeira” que foi o combate à pandemia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje “estar preocupada” com os relatos de ataques contra hospitais e alvos médicos na invasão russa em curso na Ucrânia.
A diretora-geral da Saúde estimou hoje que a situação epidemiológica da covid-19 melhore na primavera, possibilitando um abrandamento das medidas de combate à pandemia em Portugal.
A farmacêutica chinesa Ascletis Pharma Inc anunciou hoje ter apresentado pedidos de comercialização em vários países europeus, incluindo Portugal, de ‘ritonavir’, um medicamento antiviral usado no combate à covid-19.
A diretora-geral da Saúde defendeu que uma das lições da pandemia foi a necessidade de reforço da infraestrutura de Saúde Pública, lembrando que todos os portugueses estiveram, nalguma altura, em vigilância por estas equipas.
A diretora-geral da Saúde disse que, se tudo se mantiver como agora, nos próximos anos a tendência será para uma vacinação contra a covid-19 seletiva e sazonal e que a estratégia dependerá das novas vacinas que estão em investigação.
A diretora-geral da Saúde admitiu que nos próximos invernos seja necessário ir dando uns passos atrás nas medidas de proteção, fazendo regressar algumas, e que em muitos casos nem vai ser preciso recomendações oficiais para isso acontecer.
Dois anos depois do início da pandemia, a diretora-geral da Saúde admitiu que foi um trajeto longo e difícil, com muita resiliência dos serviços para responder aos portugueses, que tiveram um comportamento “extraordinário” na adesão às medidas e aos confinamentos.
As autoridades de saúde “não estão a abrandar” a vigilância do vírus SARS-CoV-2 por causa da guerra na Ucrânia, assegurou a diretora-geral da Saúde, sublinhando que é preciso atenção à evolução da pandemia.
O deputado do Iniciativa Liberal (IL) no parlamento dos Açores, Nuno Barata, pediu hoje ao Governo Regional elementos que permitam conhecer a realidade das doenças neurológicas degenerativas na região, alegando “não existirem dados concretos publicados”.
O Banco Alimentar do Algarve é atualmente o quarto maior do país, distribuindo por ano 3.500 toneladas de alimentos e tendo atingido no pico da pandemia um “máximo histórico” de pessoas apoiadas, disse à Lusa o seu presidente.
O índice de transmissibilidade (Rt) nacional do coronavírus SARS-CoV-2 registou um ligeiro aumento, para 0,76, e a incidência de infeções voltou a baixar, estando agora nos 1.638,1 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Portugal registou 8.833 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 25 óbitos associados à covid-19 e um aumento nos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) indicou que foi confirmado um novo foco de infeção por gripe das aves, numa exploração de detenção caseira, em Beja, subindo para 17 o número de focos em Portugal.
A linhagem BA.2 da variante Ómicron, considerada mais transmissível, já é dominante em Portugal, sendo responsável por 58,2% das infeções pelo SARS-CoV-2, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O bebé de 13 meses com covid-19 que esteve ligado à ECMO no hospital de São João, no Porto, desde a madrugada de dia 05 de fevereiro, teve alta na segunda-feira, avançou hoje à Lusa fonte hospitalar.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 461 novos casos positivos de covid-19 e dois óbitos, havendo ainda a assinalar 436 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde (CENS) da CIP advertiu hoje que a despesa corrente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "está a ser paga pelo PRR", que “esteve a substituir-se" ao Orçamento do Estado.
O secretário da Saúde dos Açores admitiu hoje a possibilidade de aliviar, já esta semana, as medidas restritivas de combate à covid-19 na região, “após a análise da situação" no próximo Conselho do Governo.
A missão é ajudar os mais carenciados, mas os estudantes de medicina que esta semana estão nas aldeias do concelho de Alijó querem também arrancar sorrisos e quebrar a solidão dos dias dos mais idosos.