A insegurança alimentar na Guiné-Bissau piorou nos últimos seis meses devido ao aumento dos preços dos produtos alimentares na sequência da guerra da Ucrânia e às consequências da covid-19, referiu hoje o Programa Alimentar Mundial (PAM).
O Assembleia da República vai debater no dia 09 de junho os novos projetos de lei sobre a morte medicamente assistida, na sequência de um agendamento potestativo do PS, foi hoje anunciado.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje “insuficiente” o número de vagas carenciadas aberto na área da saúde e “uma enorme desilusão” que não tenha sido contemplada “uma única” na área da saúde mental.
O Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda reduziu para metade o tempo de espera para primeira consulta, desde outubro.
A ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, destacou hoje a ausência de mortes nas prisões portuguesas associadas à pandemia de covid-19, referindo que a forma como o assunto foi tratado teve “rasgados elogios e foi um sucesso mundial”
As farmácias registaram na segunda-feira um pico de procura testes de covid-19, adiantou hoje a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), que já manifestou a disponibilidade para voltar a realizar despistes gratuitos à população.
O Hospital Amadora-Sintra tem registado em maio uma média de 760 urgências por dia, um aumento em relação a abril, e tem atualmente 93 internados com covid-19, mas sem impacto na atividade programada, disse hoje fonte hospitalar.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a estudar as causas dos abortos espontâneos recorrentes, um estudo que visa “melhorar o aconselhamento genético aos casais que sofrem perdas recorrentes de gravidez”, foi hoje revelado.
O escritório africano da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje um surto de poliomielite em Moçambique, declarado pelas autoridades sanitárias locais depois de confirmada a doença numa criança, no interior do país.
O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital São João, no Porto, defendeu hoje a generalização do acesso a testes de despiste à covid-19, considerando não fazer sentido “enterrar a cabeça na areia”.
Cinco casos de infeção pelo vírus Monkeypox foram já confirmados pelo Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge, anunciou a Direção-Geral da Saúde, que fala noutros 15 casos suspeitos identificados este mês na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Os atendimentos nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, atingiram na segunda-feira o valor mais alto desde o início da pandemia, com 800 doentes, mas quase dois terços eram não covid, disse à Lusa fonte hospitalar.
Quatro marcadores-chave das alterações climáticas bateram novos recordes em 2021, revelou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU), avisando que o sistema global de energia está a conduzir a humanidade para a catástrofe.
O Hospital de São João, no Porto, decide até sábado se interrompe a atividade programada em 20% para fazer face ao aumento de casos covid-19, disse hoje o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva.
O Conselho Económico e Social (CES) vai avançar com o estudo sobre o vício da raspadinha, assinando hoje um protocolo de cooperação com os dois responsáveis pela investigação e as quatro entidades financiadoras do projeto.
O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou hoje a dizer que a abordagem extrema da China para conter a covid-19 é “insustentável”, devido à natureza altamente infecciosa da variante Ómicron.
A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa "marcadamente crescente", estimando-se que já seja dominante em Portugal, segundo dados divulgados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A Organização Mundial da Saúde registou 226 ataques contra instalações de saúde na Ucrânia desde o início da guerra, que causaram pelo menos 75 mortos e 59 feridos, anunciou hoje o diretor regional da OMS para a Europa.
O grupo parlamentar do PCP questionou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre os avanços no acesso à saúde para as pessoas LGBTI, destacando que apesar de algumas evoluções "há limitações que urge ultrapassar".
A diretora do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), Lurdes Craveiro, destacou hoje os efeitos benéficos do programa inclusivo “EU no musEU”, que resultam da relação entre as obras de arte e os doentes com demência.
O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos pede ao Governo que dote o Ministério da Saúde de “ferramentas excecionais” para resolver “problemas excecionais”, como a existência no seu concelho de 75% da população sem médico de família.
O Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, adiantou hoje à Lusa estar a equacionar ativar o nível 3 do plano de contingência para a Covid-19 devido ao aumento do número de casos e à “elevadíssima afluência” às urgências.
A procura pela urgência do Hospital de Ponta Delgada, Açores, está a bater recordes, com 1.300 pessoas (1% da população da ilha de São Miguel) a recorrerem àquela valência em três dias, disse hoje o diretor clínico interino.
O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) considera "muito, muito positivos" os resultados do primeiro ano de funcionamento da sala de consumo assistido de drogas de Lisboa, que é hoje uma verdadeira "estrutura de inclusão".