Especialistas no tratamento da obesidade defendem que é preciso combater o estigma que ainda existe por parte da população e até de profissionais de saúde relativamente ao doente obeso e à cirurgia bariátrica.
A pandemia teve impacto no tratamento da obesidade que, por ser considerada uma doença benigna, foi relegada para segundo plano, com impacto nas consultas, exames e cirurgias, segundo o vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) conseguiu voltar, em 2021, aos níveis pré-pandemia, com mais de 613 mil cirurgias e 12,4 milhões de consultas hospitalares, mas faltou recuperar o que a pandemia de covid-19 suspendeu em 2020.
Cansaço, falta de paciência e um "negacionismo" que afinal não é são reflexos sociais de dois anos de pandemia em Portugal, segundo um médico de saúde pública e um sociólogo ouvidos pela agência Lusa.
A sociedade portuguesa vive há dois anos com um novo manual de instruções sobre o que é permitido e proibido, restrições que a saúde pública considera que foram sempre adequadas mas que um sociólogo afirma que cedo se tornaram absurdas.
A fase crítica da pandemia parece já ter passado, mas a ansiada normalidade vai implicar o convívio com a covid-19 como uma doença sazonal, com a esperança de ser menos severa a recair novamente nos avanços da ciência.
O conflito na Ucrânia deverá fazer aumentar o terrorismo na Rússia e Eurásia, que foi a região do mundo que registou a maior queda no número de mortes relacionadas com extremismo em 2021, revela um relatório hoje divulgado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na quarta-feira com a mais elevada Ordem Honorífica nacional devido aos atos e serviços prestados, em particular durante a pandemia de covid-19.
Portugal registou 11.006 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, depois da descida dos últimos dias, mais 23 óbitos associados à covid-19 e uma diminuição nos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente da República declarou hoje o seu apoio à plataforma "We Help Ukraine" e elogiou o esforço solidário dos portugueses.
A Universidade de Coimbra (UC) está à disposição do governo português para acolher estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, avançou hoje o reitor Amílcar Falcão.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu hoje a necessidade urgente de reinventar a cooperação e a governação a nível mundial, para que continuem ao alcance a paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
Portugal já recebeu 141 pedidos de proteção internacional de cidadãos ucranianos, revelou hoje a ministra da Administração Interna, remetendo a divulgação do número de deslocados que o país poderá acolher para uma reunião com homólogos europeus no sábado.
Portugal tem à data de hoje capacidade para o alojamento de 1.245 pessoas que estejam deslocadas da Ucrânia, revelou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Os Açores registam hoje 556 novos casos de covid-19, 3.920 infeções ativas e 33 doentes hospitalizados, menos um do que na segunda-feira, revelou a Autoridade Regional de Saúde.
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que contempla um conjunto de requisitos simplificados para a obtenção de proteção temporária, para refugiados, devido à guerra que se vive na Ucrânia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje o Dia Internacional da Proteção Civil, reconhecendo e elogiando o trabalho de todos os seus agentes e o seu espírito colaborativo e de compromisso.
Perto de 230.000 animais já foram abatidos devido à gripe das aves, mas os produtores ainda não reclamaram indemnizações ao abrigo do novo despacho, adiantou o Ministério da Agricultura à Lusa.
Os especialistas em recursos hídricos do Norte do país defendem a poupança de água no consumo privado, mas consideram que é preciso fazer mais para utilizar de forma eficiente um recurso que tende a ser cada vez mais escasso.
A Junta de Freguesia de Corroios, concelho do Seixal, criou um projeto de apoio psicológico à população para ajudar a gerir as emoções face ao impacto de dois anos de pandemia.
As redes sociais podem servir para detetar comportamentos que antecedem a morte súbita em pessoas com epilepsia, constituindo um alerta para prevenir estas situações, concluiu um estudo de várias instituições científicas hoje divulgado.
Cada cidadão passa a ter direito a partir de hoje e até ao final de março a dois testes rápidos antigénio (TRAg) gratuitos, depois de o Governo ter reduzido para metade os quatro testes mensais que comparticipava.
O futuro Centro Materno Infantil de Gaia e Espinho abre a 08 de março no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, com mais cinco espaços para partos, informou hoje à Lusa fonte do hospital.
A oferta de centros de testagem gratuita à Covid-19 no Porto vai ser, a partir de terça-feira, “ajustada”, passando a estar em funcionamento apenas sete unidades com horários mais reduzidos, adiantou hoje a autarquia.