O Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) apresentam na sexta-feira o projeto “Cuida de Ti” que pretende alertar para os perigos da obesidade e da diabetes infantil.
Yaroslav Chernousov faz parte de uma lista de dezenas de médicos ucranianos e portugueses que estão disponíveis para integrar missões humanitárias nos países que partilham fronteiras terrestres com a Ucrânia, revelou hoje à Lusa o médico luso-ucraniano.
O Governo prolongou hoje a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 22 de março, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
Os ministros dos Assuntos Internos da União Europeia chegaram hoje a um “acordo histórico” para ativar, pela primeira vez, a diretiva que concede proteção temporária no bloco a refugiados.
Os cidadãos ucranianos da comunidade residente na região de Leiria vão ter apoio emocional disponibilizado pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), anunciou hoje a unidade de saúde, numa medida pensada para proteger a saúde mental no contexto do atual conflito.
A Agência Europeia do Medicamento autorizou as vacinas para a covid-19 da farmacêutica Moderna em crianças dos 6 aos 11 anos e recomendou doses de reforço da vacina Pfizer - BioNTech para crianças com 12 anos ou mais.
Portugal registou 12.234 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 30 óbitos associados à covid-19 e uma redução significativa dos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) terá disponíveis cerca de três dezenas de camas para acolher doentes ucranianos, avançou hoje à Lusa fonte hospitalar.
O Hospital de São João, no Porto, terá disponíveis 138 camas de várias especialidades, incluindo Pediatria, para acolher doentes ucranianos, caso seja necessário, anunciou hoje o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva.
O tema estará em análise esta noite, no Corpo Clínico, com a presença de Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, e de Miguel Tello de Arriaga, chefe da divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS.
Várias famílias ucranianas, na sua maioria mulheres e crianças, deverão chegar na terça-feira a Olhão num autocarro disponibilizado pela autarquia e que hoje partiu rumo à Polónia, disse à Lusa o presidente da Câmara.
A Ordem dos Médicos (OM) e médicos ucranianos e russos criaram um gabinete de apoio humanitário para ajudar os refugiados junto às fronteiras com a Ucrânia e até dar apoio nos hospitais ucranianos, avançou hoje à Lusa o bastonário.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 554 novos casos positivos de covid-19, dois óbitos e 496 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu hoje que já concluiu o processo avaliativo do biénio 2019-2020 e que o reposicionamento remuneratório dos trabalhadores será atualizado no vencimento de março, com efeitos a janeiro de 2021.
A guerra é um "assunto sério" e "não deve ser um tabu" entre adultos e crianças, pelo que profissionais de saúde aconselham "uma conversa" com linguagem “adequada e simples" sobre a situação na Ucrânia para prevenir ansiedades e medos.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou hoje um atraso de um ano no reposicionamento salarial de cerca de 400 profissionais, que se traduz em menos cerca de 100 euros por mês.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o medicamento anti-covid da americana Merck Sharp & Dohme (MSD) para pacientes com doença ligeira, mas que correm alto risco de hospitalização, em particular idosos.
O diretor de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, referiu hoje que, dois anos depois do aparecimento da covid-19, é importante perceber que “as surpresas serão cada vez mais frequentes na área da saúde pública”.
O diretor de Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, afirmou hoje que “faz sentido” regressar à normalidade, mas a máscara “deve ser a última a cair”, e alertou que “endemia” e “benignidade” não são sinónimos.
O Presidente da República condecorou hoje o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a mais elevada Ordem Honorífica nacional pela demonstração de “abnegação e heroísmo”, em particular, durante a “missão cimeira” que foi o combate à pandemia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje “estar preocupada” com os relatos de ataques contra hospitais e alvos médicos na invasão russa em curso na Ucrânia.
A diretora-geral da Saúde estimou hoje que a situação epidemiológica da covid-19 melhore na primavera, possibilitando um abrandamento das medidas de combate à pandemia em Portugal.
A farmacêutica chinesa Ascletis Pharma Inc anunciou hoje ter apresentado pedidos de comercialização em vários países europeus, incluindo Portugal, de ‘ritonavir’, um medicamento antiviral usado no combate à covid-19.
A diretora-geral da Saúde defendeu que uma das lições da pandemia foi a necessidade de reforço da infraestrutura de Saúde Pública, lembrando que todos os portugueses estiveram, nalguma altura, em vigilância por estas equipas.