O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, rejeitou hoje que seja necessário tomar novas medidas para controlar a pandemia da covid-19, apelando à “responsabilidade individual” para contrariar o aumento de casos.
O projeto Melhoria da Experiência do Utente (MEU) permitiu diminuir em 22% os tempos de espera para o início de tratamentos em hospital de dia, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), foi hoje anunciado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que há quase 200 casos confirmados em todo o mundo do "invulgar" surto do vírus Monkeypox fora dos países onde é endémico, salientando que não há razão para preocupação.
Mais 16 casos de Monkeypox foram confirmados em Portugal, elevando para 74 o número total de infeções, adiantou hoje a Direção-Geral da Saúde, informando que a situação clínica de todos os doentes é estável.
O Fórum Médico de Saúde Pública alertou hoje para a “quase total falta de investimento” nos serviços de saúde pública, com um “reflexo extremamente negativo” na população.
Mais de 1.200 médicos assinaram já o manifesto lançado pela Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência (SPMUE) a defender a criação desta especialidade médica, processo que está em análise na Ordem dos Médicos.
As taxas moderadoras passam, a partir de 01 de junho, a ser pagas apenas nos serviços de urgência quando o doente não vai referenciado pelo Serviço Nacional de Saúde ou quando não resulte internamento, segundo um decreto-lei hoje publicado.
Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) revelou que “nem todas as mudanças produzidas no cérebro, em resultado do envelhecimento, alteram o desempenho cognitivo”.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) anunciou hoje a entrega de equipamentos para destruição de ninhos de vespa asiática aos seis municípios que a integram.
Todas as regiões de Portugal continental vão continuar com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, mas com uma redução na próxima semana devido à previsão de chuva, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Portugal continental, o arquipélago da Madeira e a ilha Terceira, no grupo central dos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A associação Deco pediu ao Governo que aumente o apoio de 60 euros ao cabaz alimentar das famílias, acompanhando a inflação, o mantenha mensalmente até dezembro e alargue a famílias numerosas e com quebras de rendimento.
A Kinder retirou mais de 3.000 toneladas de produtos em França, em consequência dos 150 casos de salmonela detetados em nove países europeus, divulgou esta quinta-feira o diretor francês da marca italiana de chocolates Ferrero.
Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos hoje apresentado mostra que os portugueses avaliam o ministério da Saúde como o que mais se destacou pela positiva durante a pandemia e consideram que as Forças Armadas foram eficazes.
O investimento português na vacinação contra a covid-19 permitiu contrariar o risco sanitário inicial decorrente da escassez de recursos de Portugal na área da saúde relativamente a outros países da OCDE, admite um estudo hoje divulgado.
O líder parlamentar do PS afirmou hoje que a bancada socialista vai manter o princípio da liberdade de voto em relação aos projetos sobre morte medicamente assistida, diplomas com discussão e votação agendadas para 09 de junho.
Portugal tem mais dois casos suspeitos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida, totalizando 14, avançou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS), adiantando que as crianças estão estáveis e em ambulatório.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apelou hoje aos consumidores para continuarem a comprar fruta portuguesa e desvalorizou os resultados de um estudo com dados “retirados do contexto” sobre pesticidas nas maçãs e peras.
O Hospital de Ponta Delgada, nos Açores, já tem mais de 50 camas destinadas a doentes com covid-19 e suspendeu as visitas aos pacientes internados, segundo uma nota interna daquela unidade.
A pandemia de covid-19 não afetou os portugueses da mesma maneira e agravou desigualdades pré-existentes, aponta um estudo hoje divulgado, que fala antes numa “sindemia” em que os jovens foram “particularmente penalizados”.
O Governo da Madeira anunciou hoje o prolongamento da situação de alerta na região autónoma até 30 de junho, mantendo também inalteráveis todas as medidas de controlo da pandemia de covid-19 atualmente em vigor.
O deputado socialista Pedro Delgado Alves considerou hoje que o anteprojeto de lei de emergência sanitária é um “bom início de trabalhos”, notando pontos que “precisam de uma definição” como o nível de intervenção dos órgãos de soberania.
Várias organizações de defesa de direitos humanos estão a concluir a criação de uma plataforma, um projeto que terá o seu primeiro evento público em junho e que pretende aproximar a sociedade civil e criar sinergias de trabalho.
Uma associação do concelho de Ourique, no distrito de Beja, está a dinamizar um projeto “experimental e inovador” de apoio a idosos e cuidadores neste município alentejano, num investimento total de quase 250 mil euros.