A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje à população que evite esforços prolongados e limite atividade física ao ar livre, devido às nuvens de poeiras que estão a atravessar o continente.
O Infarmed ordenou hoje a retirada do mercado de oito lotes do medicamento Vigantol, para a prevenção da deficiência em vitamina D e raquitismo, após terem sido detetados resultados irregulares da substância ativa Colecalciferol.
O Conselho da União Europeia (UE) chegou hoje a acordo sobre um mecanismo de ajustamento das emissões de carbono nas fronteiras, visando garantir que o preço das importações de produtos como cimento e alumínio repercute o teor carbónico.
Cerca de 10 mil pacientes a necessitar de cuidados na Ucrânia estão já a ser transferidos para hospitais na União Europeia (UE), anunciou hoje a Comissão Europeia, estimando que esta “não será uma crise de curto prazo”.
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, assegurou hoje que Portugal não tem constrangimentos nas disponibilidades de produtos energéticos, mas realçou que o mesmo não pode ser dito sobre o preço, destacando os aumentos "expressivos" que se têm registado.
A Agência Portuguesa do Ambiente alertou hoje para uma situação de fraca qualidade do ar devido a elevados níveis de partículas inaláveis devido às nuvens de poeira vindas do Norte de África e que estão a atravessar Portugal continental.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) revogou hoje 16 orientações sobre a pandemia e ajustou as medidas de saúde pública, considerando ser “responsabilidade de cada um adotar comportamentos que minimizem o risco de transmissão do vírus”.
A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 691 mortos e 1.143 feridos entre a população civil, incluindo mais de uma centena de crianças, até ao final do dia de segunda-feira, anunciou hoje a ONU.
Portugal concedeu até hoje mais de 9.200 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A Madeira é uma “exceção à regra” ao não aplicar a legislação que fixa os tempos máximos de listas de espera na saúde, o que “prejudica os doentes”, afirmou hoje um deputado JPP na Assembleia Legislativa madeirense.
Um abrigo com mais de dois mil morcegos de uma espécie criticamente em perigo, que poderá ser “o maior e mais importante do género em Portugal”, foi identificado numa herdade no concelho alentejano de Barrancos.
Empresas de distribuição de medicamentos doaram cerca de duas toneladas de medicamentos e outros materiais médicos à Ucrânia, no âmbito de uma iniciativa europeia, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Importadores e Exportadores de Medicamentos (APIEM).
O número de pessoas que fugiram da Ucrânia devido à invasão russa atingiu os três milhões, incluindo mais de 1,4 milhões de crianças, anunciou hoje um porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Quatro médicos, incluindo uma ucraniana, partem hoje para a cidade polaca de Cracóvia para apoiar a viagem de cerca de 400 refugiados ucranianos até Portugal, numa iniciativa da Ordem dos Médicos (OM) na sequência da guerra na Ucrânia.
A onda de solidariedade com a Ucrânia fez-se ouvir em Lisboa na segunda-feira à noite, numa sessão sobre acolhimento a famílias ucranianas, com várias pessoas a oferecerem refúgio nas suas casas.
A covid-19 grave pode aumentar o risco de efeitos nocivos para a saúde mental a longo prazo, como a ansiedade, depressão e má qualidade do sono, sugere um estudo hoje publicado na revista The Lancet Public Health.
O governo açoriano avançou hoje que o digitalizador que impede o funcionamento do único raio-x da Graciosa vai estar operacional até “meados” deste mês e que a ilha vai receber um novo equipamento até ao final do ano.
O Governo Regional dos Açores gastou cerca de 80 milhões de euros com a gestão da pandemia de covid-19, revelou o secretário regional da Saúde, no dia em que se assinalam dois anos do primeiro caso detetado na região.
O Presidente da República alertou hoje que a invasão russa da Ucrânia já teve e terá "custos enormes" para a Europa e que vêm aí "tempos muito difíceis", para os quais pediu unidade, solidariedade e eficácia.
O Governo Regional dos Açores admitiu hoje revogar o uso obrigatório de máscara em espaços fechados na região, nas próximas semanas, se os números de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 continuarem a baixar.
Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) cooperam num projeto que visa contribuir para minimizar as dificuldades que o cuidador informal enfrenta diariamente.
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, admitiu hoje “grandes prejuízos económicos” para o espaço comunitário com a guerra da Ucrânia, causada pela invasão russa, vincando que “o preço a pagar é o da liberdade”.
Cerca de 160 carros conseguiram hoje sair por um corredor humanitário da cidade ucraniana de Mariupol, cercada por forças russas e separatistas pró-russas, informou o município.
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores garantiu hoje que a região está “preparada” para acolher entre 250 e 500 refugiados da Ucrânia, alegando que será o executivo a liderar o processo, em colaboração com instituições.