Os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano não ofereceram à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) quaisquer garantias sobre a proteção das instalações nucleares ucranianas durante as conversações na Turquia.
A taxa de notificação de tuberculose em Portugal baixou de forma significativa no primeiro ano da pandemia, aumentou o tempo de diagnóstico e as autoridades esperam um crescimento do número de casos nos anos seguintes.
A farmacêutica norte-americana Pfizer aceitou fornecer o medicamento Paxlovid contra a covid-19 ao continente africano, anunciou hoje o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).
A pandemia está a “agravar-se de forma significativa” em Portugal, com o índice de transmissibilidade (Rt) a subir para 1,09, o que poderá resultar numa sexta vaga de infeções, indica o relatório do Instituto Superior Técnico (IST).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que passará a divulgar os dados epidemiológicos e de vacinação da covid-19 apenas uma vez por semana, às sextas-feiras.
Portugal registou 12.794 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 18 mortes associadas à covid-19 e nova diminuição dos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Leiria (Cercilei) vai construir um novo lar residencial, obra de 1,7 milhões de euros, para acolher 30 utentes com incapacidade intelectual.
Cerca de 18 milhões de ucranianos vão precisar de ajuda humanitária como consequência da guerra, o que representa um terço da população do país antes da invasão russa, disse hoje a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).
O centro de acolhimento de emergência de refugiados ucranianos em Lisboa, criado pela Câmara Municipal, já recebeu 235 pessoas, indicou hoje o presidente da autarquia, Carlos Moedas, perspetivando que o fluxo “vai aumentar muito”.
A Madeira registou 13.971 novos casos de covid-19 e 38 óbitos associados à doença entre 01 de fevereiro e 06 de março, estando internadas em média 67 pessoas diariamente, indicou hoje a Direção Regional de Saúde.
As desigualdades provocadas pela pandemia de covid-19 podem originar “uma escalada das tensões e dos conflitos sociais", alertou hoje a Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 325 novos casos de covid-19 e 357 recuperações, estando 21 pessoas internadas nos hospitais da região, menos uma do que na quarta-feira, informa hoje a Autoridade Regional de Saúde.
Vinte e sete trabalhadores de sete empresas, instituições e câmaras do distrito de Viana do Castelo estão certificados para serem agentes “multiplicadores” da igualdade de género e da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, foi hoje divulgado.
O número de pessoas que foram forçadas a fugir da Ucrânia para outros países na sequência da invasão russa, em 24 de fevereiro, já ultrapassou os 2,31 milhões, anunciou hoje o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).
Os casos de infeção por covid-19 duplicaram em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, após o Carnaval, devido aos festejos na cidade, admitiram hoje as autoridades de saúde pública.
Mais de 60% do território de Portugal continental estava no final de fevereiro em seca extrema e 29,3% em seca severa, de acordo com o índice do Instituto português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Governo autorizou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda a assumir um encargo plurianual referente à empreitada de requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do Departamento da Criança e da Mulher.
Cerca de 40% dos serviços essenciais de saúde foram interrompidos na Europa no primeiro ano da pandemia, um padrão que se manteve em 2021, e a covid-19 está a ter um “impacto desproporcional” na saúde mental dos europeus.
Entre 10% a 20% das pessoas com covid-19 sofrem de sintomas após recuperarem da fase aguda da infeção, uma condição “imprevisível e debilitante” que afeta também a saúde mental, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dois terços das mortes prematuras na Europa são causadas por quatro doenças não transmissíveis, continente com uma das taxas de suicídio mais elevadas do mundo e onde as infeções por VIH estão a aumentar, alertou hoje a OMS.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse na quarta-feira à noite que confirmou 18 ataques a instalações médicas desde que a invasão russa começou há duas semanas.
O primeiro-ministro apontou hoje a atual situação de seca no país e salientou a necessidade de preparar os próximos meses ao nível da prevenção, tendo em conta a persistências dos riscos de incêndios florestais.
O Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), no Porto, sofreu hoje falhas do sistema informático provocadas pelas obras da Metro do Porto que decorrem nas imediações, revelaram várias fontes à Lusa.
As colónias de coelhos bravos do Porto Santo, na Madeira, foram afetadas por um surto de doença hemorrágica viral, indicou hoje o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), referindo que se verifica “alguma mortalidade” desde fevereiro.