Lisboa é uma das cidades da Europa com vestígios mais elevados de canábis detetados nas águas residuais em 2021, segundo um estudo que indica que o consumo de canábis “parece ter sido menos afetado” durante as restrições da covid-19.
A esmagadora maioria dos ucranianos que fugiram da guerra e chegaram a Portugal foram acolhidos em casa de amigos ou familiares que já residiam no país, disse hoje a secretária de Estado da Administração Interna.
A quantidade de partículas no ar detetada em Évora, na terça-feira, devido às poeiras vindas do norte de África, foi, em média, cerca de oito vezes superior ao limite recomendado para a saúde humana, revelou hoje uma investigadora.
Trezentos estudantes ucranianos fugidos da guerra estão inscritos oficialmente nas escolas portuguesas, e estão “a chegar mais”, segundo um balanço feito hoje pelo ministro da Educação.
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) defendeu hoje que é necessário apostar cada vez mais na eficiência e poupança de água, através de sistemas mais eficientes e com a reutilização de águas para usos não potáveis.
Portugal concedeu até hoje 11.803 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defendeu hoje que o Ministério da Saúde deve definir um “guião de atuação” para permitir aos centros de saúde organizarem o atendimento às pessoas que fogem da guerra na Ucrânia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje aos países para que continuem vigilantes em relação à covid-19 devido ao aumento do número de novos casos de infeção.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu nos últimos dois anos cerca de 3.000 doentes com covid-19 nas urgências e fez mais de 260 mil testes de despistagem ao vírus, revelou hoje aquela instituição de saúde.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a manutenção, no âmbito da pandemia de covid-19, da resposta alimentar a pessoas carenciadas até junho deste ano, através de apoios financeiros a 20 entidades, no valor de 1,4 milhões de euros.
A ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe disse hoje que o país vai destruir mais de 50 mil doses da vacina Astrazeneca doadas por Portugal em dezembro do ano passado, cujo prazo de validade expira este mês.
A guerra na Ucrânia já causou 43 ataques contra instalações de saúde, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) num novo balanço.
Mulheres representam 59% do total dos mais de 10 mil ucranianos acolhidos em Portugal devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, disse hoje a secretária de Estado para a Integração e as Migrações.
A invasão da Ucrânia e outros eventos na política internacional fizeram desaparecer dos discursos e das notícias a pandemia de covid-19, mas, lentamente e de forma silenciosa, as infeções voltam a aumentar sobretudo na Europa e na Ásia.
Quase meia centena de enfermeiros concentraram-se hoje junto à residência oficial do primeiro-ministro para exigir que o Governo “cumpra as promessas” quanto à contabilização dos pontos para progressão de carreira e abertura de concursos.
O sistema de vigilância por satélite Copernicus detetou hoje "qualidade do ar degradada" em grandes áreas de Portugal, Espanha e França devido à passagem de uma grande nuvem de poeira do deserto do Saara vinda do norte de África.
O primeiro-ministro, António Costa defendeu hoje, durante um debate no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que a União Europeia deve dotar-se de um instrumento de política orçamental conjunto centrado no investimento, recuperando uma proposta feita há cinco anos.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia aconselhou hoje os doentes asmáticos a minimizarem a exposição ao ar livre por causa das poeiras vindas do Saara, cumprir a medicação e, em caso de terapêutica de SOS, reforçar a utilização.
O capelão do Hospital São José, em Lisboa, nunca deixou sozinho nenhum doente com covid-19, mesmo quando as visitas não eram permitidas, uma missão que o levou a viver dois meses na sacristia e a “tomar banho de caneca”.
O impacto de dois anos de pandemia no bem-estar emocional e psicológico expressa-se em “números preocupantes”, com aumentos na sintomatologia depressiva e ansiosa, nota a coordenadora de um estudo sobre pessoas enlutadas.
A pandemia de covid-19, ainda que esteja perto do fim, vai continuar a causar sofrimento e os problemas psicológicos permanecerão durante muito tempo, alerta o psicólogo Tiago Pereira.
A Fundação Portuguesa do Pulmão alertou hoje para o atraso de um ano no exame que diagnostica a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma doença que pode atingir até 80% da população acima dos 65 anos.
O primeiro-ministro, António Costa, encontra-se hoje em Bruxelas, onde participará numa conferência de alto nível sobre o Mecanismo de Recuperação e Resiliência e reunir-se-á de seguida com a nova presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
A secretária de Estado do Turismo disse à Lusa que o setor pode ajudar a identificar oportunidades de alojamento temporário, para refugiados da Ucrânia que estão a chegar ao país, bem como oportunidades de emprego.