O diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, admitiu hoje que há um problema de governança na saúde, mas sublinhou que “mudar a sede do poder” de Lisboa para o Porto não traria nenhuma vantagem ao Serviço Nacional de Saúde.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, acusou hoje o primeiro-ministro de condenar ao insucesso o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde e o ministro da tutela, ao afirmar que a política irá continuar a mesma.
O diretor do Departamento de Urgência do Hospital de São João lamentou hoje o `chumbo´ da Ordem dos Médicos à criação da especialidade de Medicina de Urgência, alegando que se perdeu uma “oportunidade única de mudar” esses cuidados.
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) “chumbou” hoje a criação da especialidade de Medicina de Urgência, um processo que está por agora encerrado, confirmou à Lusa o bastonário Miguel Guimarães.
O primeiro-ministro considerou hoje essencial que a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) generalize boas práticas, aumentando a igualdade de acesso ao sistema, e funcione 24 horas com gestão em rede e todos os dias.
O diretor-executivo do SNS defendeu hoje que os cerca de 150.000 profissionais que trabalham no Serviço Nacional de Saúde têm de ser valorizados, criando condições para poderem evoluir e conseguirem equilibrar a vida profissional com a vida familiar.
As autoridades da Guiné Equatorial detiveram nos últimos dias mais ativistas políticos, entre os quais Joaquín Eló Ayeto, coordenador da plataforma Somos+, disse hoje fonte judicial.
O Presidente da República declarou hoje que na terça ou na quarta-feira deverá iniciar deslocações a hospitais para se inteirar das razões dos constrangimentos que têm sido registados nas urgências de diversas unidades.
O Presidente da República assinalou hoje que não é alheio ao que a sociedade diz sobre a morte medicamente assistida, garantindo que o “processo de maturação" da sua decisão será enriquecido com vários contributos.
Os Açores registaram um aumento de dependências de substâncias psicoativas nas gerações mais novas, sobretudo na ilha de São Miguel, revelou hoje o diretor regional da Prevenção e Combate às Dependências.
As mulheres vivem, em média, mais anos, mas atingem um patamar de incapacidade mais cedo do que os homens, revelaram dados do INE hoje divulgados, no âmbito de estudos realizados a partir dos Censos de 2021.
A Comissão de Utentes de Defesa dos Serviços Públicos de Salvaterra de Magos vai enviar ao primeiro-ministro, na sexta-feira, um abaixo-assinado com 1.390 assinaturas pedindo a reversão da falta de acesso a cuidados de saúde no concelho.
A Unidade de Cancro de Mama do IPO de Coimbra vai receber, no primeiro semestre de 2023, um projeto-piloto através do qual se pretende estimular o bem-estar físico e emocional dos utentes e profissionais de saúde através da música.
Os presidentes das câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra, revelaram hoje que vão defender o “reforço dos quadros de pessoal” do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) na reunião com o ministro da Saúde agora marcada para dia 20.
A vice-diretora executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Hanan Morsy, defendeu mais investimento resistente ao clima para garantir a transformação das economias africanas, num contexto económico e ambiental desafiante.
O Hospital de Braga disponibiliza aos utentes não urgentes e pouco urgentes que acorram ao seu Serviço de Urgência (SU) a possibilidade de agendamento de consulta nos centros de saúde da sua área de referência, foi hoje anunciado.
A Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo, que pertence ao Centro Hospitalar de Setúbal, reabriu hoje às 09:00, depois de ter estado encerrada desde terça-feira por falta de médicos, informou fonte hospitalar.
A campanha “Dê troco a quem precisa” começa hoje nas farmácias de todo o país e convida os portugueses a doarem o troco das suas compras nas farmácias a pessoas carenciadas, segundo a associação Dignitude.
A Ordem dos Médicos debate hoje a criação da nova especialidade de Medicina de Urgência, apoiada por antigos e atuais diretores de serviços de urgência, mas considerada inoportuna pelos médicos de Medicina Interna.
Os hospitais que são “grandes consumidores” de medicamentos biológicos, usados no tratamento de doenças graves, são os que menos utilizam biossimilares, que poderiam gerar poupanças de milhões de euros, revela um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
A Fundação Portuguesa pela Vida (FPV) lamentou que a prioridade do parlamento tenha sido a eutanásia e não a melhoria dos cuidados paliativos, afirmando esperar que o diploma hoje aprovado não chegue a ser lei.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que está “seguramente” disponível para se reunir com os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra para discutir os problemas das urgências, assim que chegar o pedido anunciado pelas autarquias.
Os Açores registaram, na última semana, 44 novos casos de covid-19 e 75 recuperações, tendo atualmente 82 casos ativos, menos 31 do que na semana anterior, informou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
Mais de metade das crianças da Somália com menos de 5 anos - cerca de 1,8 milhões - estão gravemente desnutridas devido à seca severa, ataques terroristas e ao aumento dos preços dos alimentos, advertiu hoje a Plan International.