O Governo decidiu hoje prolongar a situação de alerta em Portugal até ao dia 30 de setembro, anunciou a ministra de Estado e da Presidência.
Os banhos na praia de Matosinhos, no distrito do Porto, foram hoje desaconselhados devido a valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência na água, indicou à Lusa o capitão do porto do Douro.
A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afetar nove distritos de Portugal, no Centro, Lisboa e Alentejo, e a vacinação é obrigatória para reprodutores, segundo dados hoje divulgados.
Quinze enfermeiros da urgência de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) correm o risco de serem despedidos no final deste mês por falta de autorização do Governo para a contratação, alertou hoje o Sindicato dos Enfermeiros.
O PCP acusou hoje o Governo de estar a preparar a “entrega de uma parte ainda maior dos cuidados de saúde” ao setor privado através da ausência de respostas “decisivas e inadiáveis” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias do atendimento a uma grávida do Seixal que foi levada para o Hospital das Caldas da Rainha.
Os principais hospitais do Grande Porto registam “oscilações” e “constrangimentos pontuais” nas reservas de sangue, com “maior necessidade” nos tipos A+ e O+, admitindo hoje à Lusa incrementar as campanhas de apelo à dádiva.
O regulamento de incentivo à natalidade em Ponte da Barca, que prevê um apoio de 500 euros, em ‘vouchers’, por criança, entrou hoje em consulta pública, durante 30 dias úteis, refere o aviso publicado em Diário da República (DR).
O Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República considera que a Ordem dos Médicos não pode aprovar de forma unilateral e vinculativa o regulamento para constituição das equipas nos serviços de urgência, por abranger matérias que exorbitam as suas atribuições.
O coordenador da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa disse hoje que muitos dos acusados podem continuar a abusar e que há um setor da Igreja que quer manter os segredos.
A Iniciativa Liberal questionou hoje a ministra da Saúde sobre o número de grávidas que desde junho foram desviadas dos hospitais de referência por falta de resposta, alertando para o caos nos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia.
A União Africana (UA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediram hoje "medidas urgentes" para combater a tuberculose em crianças em África, continente que acumula um terço dos casos desta doença em menores de 15 anos.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária aprovou hoje as zonas de intervenção prioritárias e a lista de freguesias onde se verificou a presença de flavescência dourada da videira, segundo um diploma publicado em Diário da República.
O secretário da Saúde do Governo dos Açores apelou hoje ao presidente da companhia aérea TAP para evitar que seja recusado o embarque de doentes da região com atos médicos em Lisboa, uma situação considerada “inaceitável”.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) saiu hoje “relativamente satisfeito” da reunião que manteve no Ministério da Saúde sobre os processos de avaliação de desempenho e progressão nas carreiras, disse à Lusa o presidente da estrutura.
Quarenta trabalhadores agrícolas de Timor-Leste estão alojados temporariamente em instalações geridas pela Cáritas Diocesana de Beja, após, segundo fonte sindical, terem sido despejados da casa onde moravam, na aldeia de Cabeça Gorda, na sexta-feira passada.
A Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital de Cascais foi adjudicada ao grupo espanhol Ribera Salud, disse hoje o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde, em resposta conjunta à Lusa.
O PSD da Amadora, no distrito de Lisboa, exigiu hoje a demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, por considerar “ruinosa” e “caótica” a situação em que funciona o Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou, em seis meses de guerra, 473 ataques ao sistema de saúde na Ucrânia, que mataram pelo menos 98 pessoas e feriram outras 134.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna manifestou-se hoje solidária com os mais de 400 médicos internos que comunicaram, numa carta aberta à ministra da Saúde, a indisponibilidade para realizar mais de 150 horas extraordinárias.
O presidente da Câmara de Sobral de Monte Agraço alertou hoje que a situação da falta de médicos “é catastrófica”, com um médico de família para toda a população deste concelho do distrito de Lisboa.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros disse hoje esperar um acordo com o Ministério da Saúde sobre a reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira em breve, considerando que também é do interesse da tutela.
O Ministério Público abriu mais de 3.000 inquéritos relacionados com o crime de incêndio florestal, cometido de forma dolosa ou negligente, nos primeiros seis meses de 2022, revela a Procuradoria-Geral da República.
O Infarmed revelou hoje que a atividade de distribuição por grosso de medicamentos da empresa Geonet S.R.L. foi suspensa, por não cumprimento do sistema de boas práticas de distribuição de fármacos de uso humano.