A ONU denunciou hoje dificuldades em aceder e prestar ajuda às populações em áreas próximas da linha de combate no leste da Ucrânia, porque não ter regularmente garantias de segurança da Rússia para a deslocação do seu pessoal.
O bastonário da Ordem dos Médicos avançou hoje que vai levar o regulamento sobre constituição de equipas médicas nos serviços de urgência a Assembleia de Representantes, considerando que o parecer da Procuradoria-Geral da República é “complexo”.
A Ordem dos Médicos desafiou hoje a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) a juntar um alerta público sobre o estado das urgências em Portugal ao inquérito que pondera abrir sobre o caso do Hospital das Caldas da Rainha.
A atual vogal executiva do Hospital Distrital da Figueira da Foz, Ana Raquel Andrade, vai presidir ao conselho de administração daquela unidade hospitalar, de acordo com o despacho governamental publicado hoje em Diário da República.
A Inspeção Geral da Saúde (IGAS) admite que a médica de ginecologia/obstetrícia que assistiu a grávida que em junho perdeu o bebé no Hospital das Caldas da Rainha pode ter "violado os deveres funcionais” e recomendou um processo disciplinar.
As receitas médicas que apenas incluam vacinas contra a gripe, para a época gripal 2022-2023, emitidas a partir de julho são válidas até final do ano, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O município do Seixal exortou o Governo a avançar para a construção do hospital no concelho, considerando que se este equipamento existisse não teria ocorrido o caso da grávida que foi levada para o Hospital das Caldas da Rainha.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciou hoje que o INEM, apesar de se ter comprometido, não está a pagar as horas de formação ministradas em dias de folga e vai pedir a intervenção do Governo.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) lideram um projeto financiado em cinco milhões de euros que pretende delinear uma estratégia europeia para reduzir o risco de cancro em doentes com síndromes tumorais hereditárias muito raras.
Os Centros de Tratamento com Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina vão passar a ter disponíveis bombas de insulina híbridas e microbombas comparticipadas na totalidade pelo Serviço Nacional de Saúde, anunciou a Direção-geral da Saúde (DGS).
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) recomenda a continuação do uso de máscara ou viseira nas farmácias, para prevenir a covid-19, em situações específicas e de mais vulnerabilidade.
O número de casos confirmados em Portugal de infeção pelo vírus Monkeypox subiu para 846, mais 36 do que o total comunicado na semana passada, informou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Hospital de Braga realizou hoje, pela primeira vez, uma Ecoendoscopia Brônquica (EBUS), exame de diagnóstico de primeira linha para o estadiamento do cancro do pulmão, uma das doenças oncológicas mais prevalentes em Portugal e no mundo.
As visitas a lares e outras unidades com serviço vocacionado para a terceira idade, na Madeira, deixam de necessitar de marcação prévia a partir de 01 de setembro, anunciou hoje o Governo Regional.
A Praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, está, temporariamente, interdita a banhos, a partir de hoje, informou a Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou hoje uma redução de 21% de novos casos de infeção pelo vírus Monkeypox no mundo na semana passada e que há sinais de desaceleração do surto na Europa.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) nos Açores reivindicou hoje maior celeridade na regularização das carreiras na região, alegando que cerca de um terço dos enfermeiros ainda não recebeu as valorizações salariais acordadas em 2021.
O Governo Regional dos Açores pretende implementar, até ao final de 2022, um regime de incentivos à fixação de enfermeiros, que prevê majorações remuneratórias em sete das nove ilhas do arquipélago, avançou hoje o secretário regional da Saúde.
A covid-19 causou mais de um milhão de mortos no mundo desde janeiro, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo aos governos que acelerem a vacinação, uma vez que parte da população continua por imunizar.
A ministra da Saúde considerou hoje que os problemas que têm afetado recentemente o Serviço Nacional de Saúde (SNS) são consequência de decisões tomadas “há várias décadas”, apontando aos anos 80 do século passado.
Um total de 47 Estados africanos acordaram hoje mobilizar mais recursos para reforçar a resposta às emergências sanitárias no continente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que realiza no Togo o seu 72.º Comité Regional para África.
A Organização Mundial da Saúde manifestou hoje confiança de que será "relativamente fácil" conter o surto de Ébola declarado na segunda-feira na República Democrática do Congo (RDCongo), graças à experiência de outras epidemias e à disponibilidade de vacinas.
A ministra da Saúde anunciou hoje que a vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal deverá arrancar no dia 05 de setembro, antecipando um parecer da Agência Europeia de Medicamentos sobre vacinas combinadas dias antes.
A utilização de máscara nos transportes públicos de passageiros devido à pandemia de covid-19 deixou de ser obrigatória, anunciou hoje a ministra da Saúde, após reunião do Conselho de Ministros.