A Câmara Municipal de Lagoa, nos Açores, iniciou a distribuição de quatro mil ecopontos domésticos gratuitos para a recolha de resíduos orgânicos porta-a-porta, a partir de 01 de novembro, foi hoje anunciado.
O ministro da Saúde assegurou hoje, em Olhão, distrito de Faro, o lançamento em 2024 do concurso para a construção do Centro Oncológico do Algarve, desvalorizando os avisos do PSD em como o projeto poderia parar.
O aumento da violência e as violações sucessivas dos direitos humanos nas províncias orientais da República Democrática do Congo (RDCongo) causaram uma nova vaga de deslocações, alertou hoje o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O presidente da Câmara de Viana do Castelo defendeu hoje que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) tem de ter rapidamente uma nova administração, porque “prolongar no tempo a atual situação não é solução”.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, defendeu hoje em Olhão, no Algarve, que a sua proposta de aumentos salariais dos médicos até 50% não pode ser desvalorizada, convidando-os a aproximarem-se da posição do Governo.
A adesão à greve dos médicos, em defesa da carreira médica e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ronda os 85%, segundo o sindicato que convocou a paralisação, que fala em constrangimentos em cirurgias e consultas.
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã retomou esta semana o programa de sessões gratuitas de exercício físico e de estimulação cognitiva para sobreviventes de cancro da mama, informou a instituição.
A Universidade de Coimbra (UC) participa num projeto europeu, financiado com cerca de 950 mil euros, para estudar o impacto do uso da inteligência artificial nos direitos fundamentais, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal advertiu hoje que as “deficiências de equipamento” e a escassez de enfermeiros no Hospital São Francisco Xavier colocam em causa a qualidade dos cuidados de saúde prestados a puérperas e recém-nascidos.
A ONU alertou hoje para o risco iminente de mortes por infeções em Gaza por Israel só ter permitido o abastecimento de uma quantidade mínima de água desde o início da guerra com o Hamas.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, através da Unidade de Saúde Pública, está a preparar o Plano Local de Saúde 2023-2030 e pediu a colaboração das entidades da região para identificar os problemas de saúde da população.
O Hospital Peking Union de Macau vai entrar em funcionamento, "a título experimental", no final deste ano, reiterou o Governo de Macau, após a assinatura de um acordo de cooperação com o Peking Union Medical College Hospital.
As equipas sanitárias moçambicanas vão ser reforçadas com 75 viaturas e 690 motorizadas, para “acelerar” os processos de vacinação no país, com o apoio de várias instituições internacionais, anunciou o ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago.
Os médicos iniciaram às 00:00 de hoje dois dias de greve e vão manifestar-se à tarde em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para que “a defesa da carreira médica e do SNS sejam uma realidade”, segundo a federação sindical.
A farmacêutica Gilead Sciences distinguiu hoje 13 projetos de investigação e intervenção comunitária em Portugal na área da oncologia e virologia, com destaque para ações de prevenção de doenças infecciosas ou estudos inovadores na área genética.
Cerca de 50 farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) protestaram hoje à porta do Palácio da Bola, no Porto, contra a falta de vontade do Governo em debater a sua situação profissional.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) avisou hoje que foi ultrapassada a “linha vermelha” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que “tudo está nas mãos do Governo", alertando que “mais do que intenções é preciso concretizar”.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) acusou hoje o ministro da Saúde de “empurrar o país para uma tragédia anunciada” com risco de mortes, e considerou que a proposta do Governo para aqueles profissionais está “cheia de desigualdades”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exigiu hoje a admissão de mais daqueles profissionais para o Hospital da Guarda para “a superação da elevada sobrecarga de trabalho” agravada pela ausência de médico de medicina interna aos fins de semana na Urgência.
O presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte, exigiu hoje o avanço do Centro Oncológico do Algarve, que diz estar em risco de ficar parado após duas entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde terem emitido pareceres desfavoráveis ao projeto.
A diretora clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, Fátima Cabral, revelou hoje que há mais camas no internamento no Hospital da Guarda para acolher os doentes que permaneciam na Urgência e para evitar a transferência para outros hospitais quando não há medicina interna.
O Chega vai propor, no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano, um aumento até 20% das remunerações dos profissionais de saúde, além da equiparação entre funcionários contratados e efetivos, anunciou o presidente do partido.
A Câmara de Portimão, no distrito de Faro, vai promover um curso gratuito de suporte básico de vida para aumentar a rede de residentes capacitados a operarem os desfibrilhadores automáticos externos (DAE) instalados no concelho, foi hoje anunciado.
A Urgência Básica do Hospital de Águeda vai fechar das 20:00 de terça-feira até às 08:00 de quarta-feira por falta de médicos, informou hoje o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).