O ministro da Saúde acusou hoje os farmacêuticos de, com a greve, terem provocado o adiamento do arranque de tratamentos oncológicos, uma situação que estes profissionais rejeitam, garantindo que todos os pedidos nas farmácias hospitalares foram respondidos.
A cidade chinesa de Xangai começou hoje a administrar uma vacina inalável contra a covid-19, no que parece ser a primeira inoculação deste género no mundo.
Milhares de pessoas em Macau estão obrigadas a realizar um teste à covid-19 após a cidade vizinha de Zhuhai ter detetado um caso positivo, uma mulher que vive no território, anunciaram hoje as autoridades.
A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia pediu hoje regras para selecionar os doentes elegíveis para o medicamento aprovado para a diabetes e também usado na perda de peso, para definir os médicos que podem prescrever e os níveis de comparticipação.
O Rotary Club da Guarda, a Junta de Freguesia e a Unidade Local de Saúde da Guarda vão promover, no sábado, no Mercado Municipal, uma ação de sensibilização para o problema da Diabetes e para a avaliação de risco.
O quartel dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, no distrito da Guarda, recebe, no dia 01 de novembro, entre as 09:00 e as 13:00, uma colheita de sangue.
O especialista belga Paul Wylleman, dedicado à saúde mental no desporto, considera que mais literacia sobre o tema, de atletas a treinadores, ajudará a atingir outro patamar após uma entrada do assunto no ‘mainstream’ desportivo.
As técnicas endoscópicas avançadas podem evitar cirurgias desnecessárias em doentes com lesões suberificais gastrointestinais e reduzir o número de mortes, conclui um artigo científico publicado por um professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Um estudo que analisou as várias dimensões do cancro da mama em Portugal e que é hoje apresentado sugere a melhoria do acesso e adesão ao rastreio e a criação de uma via verde prioritária para exames no caso das doentes de cancro.
Sindicatos dos enfermeiros e Governo retomam hoje negociações sobre a valorização da carreira que foram interrompidas na sequência da demissão da anterior ministra da Saúde, Marta Temido, no final de agosto.
Laura Armindo, 27 anos, enfermeira no sul de Moçambique, sabe que beber água do rio é um risco para a comunidade de Hindane.
A idade é o principal fator de risco de mortalidade com covid-19, segundo um estudo conduzido em Espanha em que se analisaram dados de mais de 1.200 doentes com uma média de idades de 65 anos.
A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Mogadouro, distrito de Bragança, está inoperacional desde terça-feira à noite até às 08:00 de hoje por falta de técnicos, adiantou à Lusa fonte do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.
Utentes de unidades de saúde de quatro concelhos do estuário do Tejo entregaram hoje na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, uma moção a pedir que António Costa cumpra a promessa de cada português ter um médico de família.
O Presidente da República considerou hoje haver condições para erradicar a “ferida social” dos sem-abrigo, que é “um fracasso” de toda a sociedade, num “prazo razoável”.
A Piscina Coberta Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, foi hoje encerrada temporariamente ao público após deteção da bactéria ‘Legionella’ nos “chuveiros de lava-pés deste complexo desportivo”, revelou a câmara.
O regulamento da Ordem dos Médicos (OM) que define o número mínimo de especialistas e internos nas equipas dos serviços de urgência entrou hoje em vigor, mas a decisão de acatar esta recomendação caberá à direção de cada hospital.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) alertou hoje para um abandono da profissão “muito acima dos 30%” e pediu aos deputados para corrigirem a falta de atratividade da carreira no Orçamento do Estado para 2023.
Sindicatos representativos dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica lamentaram hoje o “silêncio” do Ministério da Saúde sobre as negociações da carreira e alertaram que "a paciência destes trabalhadores está a esgotar-se".
Os pedidos de apoio alimentar, pagamento de rendas, água, eletricidade e mediação têm vindo a aumentar “significativamente” em Viana do Castelo, sobretudo de migrantes, face à escalada dos preços e ao aumento do custo de vida.
A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen) pediu hoje celeridade nas negociações com o Governo, alertando que se não forem tomadas medidas prioritárias para enfrentar as consequências da inflação as ruturas destes medicamentos vão aumentar.
O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, informou hoje que o Centro de Saúde local se encontra encerrado, até às 22:00, devido a uma falha de energia.
O Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) pagou valores em dívida a 58 enfermeiros por terem trabalhado 40 horas semanais, revelou hoje fonte sindical.
A presidente do conselho de administração do hospital de Ponta Delgada, a maior unidade dos Açores, considerou hoje que perante cenários de crise, como aconteceu no último ano devido à covid-19, "o sistema assenta apenas no público".