A covid-19 fez 20.915 mortes em Espanha no primeiro semestre do ano, menos 28% do que no mesmo período de 2021, mas continua a ser principal causa de morte no país, segundo dados oficiais publicados hoje.
A China comunicou hoje a morte de duas pessoas por covid-19, oficialmente as primeiras registadas devido a esta doença desde o abrandamento das restrições sanitárias, enquanto hospitais e crematórios são esmagados por uma onda de casos sem precedentes.
O presidente do parlamento dos Açores escreveu ao Presidente da República alertando que a audição das regiões autónomas sobre a lei da morte medicamente assistida era “não só obrigatória como essencial”, nomeadamente por questões de “ordem prática”.
O risco de fome na Somália pode aumentar em 25% se não forem atendidas as necessidades dos deslocados no país, que já somam mais de um milhão, segundo estimativas da Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC).
O presidente da Câmara de Mértola (Beja), Mário Tomé, admitiu hoje estar preocupado com a “falta de profissionais” no centro de saúde local, estando o município “em conversações” com dois médicos para trabalharem no concelho.
A Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, vai aumentar em 2023 o número de idosos e de pensionistas a quem comparticipa as despesas com medicamentos, até ao limite de 100 beneficiários, foi hoje anunciado.
O PSD de Castelo Branco manifestou hoje “desconfiança” com a reforma territorial em curso, ao nível dos comandos sub-regionais de emergência e proteção civil, que deslocaliza Vila de Rei e Sertã para o âmbito da CIM Médio Tejo.
Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai iniciar um estudo científico com o objetivo de encontrar novas opções terapêuticas para a hipertensão arterial pulmonar, foi hoje divulgado.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou hoje a integração de hospitais psiquiátricos nos centros hospitalares gerais, com o objetivo de aumentar o acesso, a eficiência e humanização dos cuidados prestados aos utentes.
A Ordem dos Médicos anunciou hoje que reforçou os seus contactos junto do Fórum Ibero-Americano de Entidades Medicas e das entidades competentes para agilizar o repatriamento para Portugal dos sete jovens médicos portugueses retidos no Peru.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou hoje que se deve fazer um ponto de situação sobre as Equipas de Intervenção Permanente (EIP) existentes nas corporações de bombeiros voluntários.
A aquisição de uma viatura para os Bombeiros Voluntários de Condeixa e a criação de um “espaço educativo inovador” no Agrupamento de Escolas do concelho são os projetos vencedores do orçamento participativo (OP), informou hoje a Câmara Municipal.
A Linha SNS24 vai dispor a partir de janeiro, de um serviço de atendimento e de resposta médica para populações mais vulneráveis, como idosos residentes em lares, revelou hoje à agência Lusa o secretário de Estado da Saúde.
Os Açores registaram, na última semana, 87 casos de covid-19 e 53 recuperações, tendo atualmente 34 infeções ativas, informou hoje a Autoridade Regional de Saúde.
Os serviços de saúde devem ativar os planos de contingência para responder ao aumento da procura devido às infeções respiratórias em Portugal, que regista uma atividade gripal crescente, reforçou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os trabalhadores com funções de inspeção sanitária e veterinária da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) marcaram uma greve entre segunda-feira e 30 de dezembro, exigindo a revisão de carreiras, entre várias reivindicações, segundo um comunicado.
O ministro da Saúde afirmou hoje que “nos próximos dias” a meta de três milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 vai ser atingida, colocando Portugal como “o melhor país” da União Europeia naquela vacinação.
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), no distrito do Porto, inaugurou hoje um Centro de Endoscopia Avançada, unidade que servirá para fazer “tratamentos avançados” e como “chamariz para as gerações futuras” de profissionais, disse à Lusa o responsável.
A Filandorra vai levar o teatro aos utentes dos serviços de oncologia, pediatria e consultas externas do hospital de Vila Real, na terça-feira, no âmbito das iniciativas de Natal que fecham esta época da companhia, foi hoje anunciado.
O presidente do CDS-PP disse hoje esperar uma “boa decisão” do Presidente da República quanto à lei da morte medicamente assistida, e indicou que tem “muita esperança” que Marcelo Rebelo de Sousa a envie para o Tribunal Constitucional ou vete.
O ministro da Saúde revelou hoje que a transferência para instituições de doentes internados em hospitais por razões sociais avançou na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde a situação era “mais aflitiva”.
Um em cada três bebés que nascem na Maternidade Alfredo da Costa (MAC) é filho de mãe estrangeira, a maioria das quais de nacionalidade brasileira e nepalesa, anunciou hoje essa unidade de saúde de Lisboa.
Auxiliares de ação médica concentraram-se hoje de manhã em frente ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, para reivindicar a contratação de mais trabalhadores e melhores condições de trabalho.
A falta de médicos de família no concelho levou a Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, a pedir uma reunião, “com caráter de urgência”, ao Ministério da Saúde, anunciou hoje o município alentejano.