O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, instou hoje os administradores hospitalares a abandonarem a “queixa habitual” sobre suborçamentação e subfinanciamento e a negociarem “com maior eficácia” as aquisições no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o Manual de Combate à Desinformação em Saúde redigido por três jovens portugueses, que pretende ser um guia para a criação de nova legislação europeia sobre o tema.
Nove novos casos de Ébola foram registados este domingo em Kampala, elevando para 14 o número total de pessoas infetadas na capital do Uganda, e para 90 o total de casos no país, anunciou hoje o Governo ugandês.
O presidente da Federação Nacional dos Médicos disse hoje que vai negociar de “boa-fé” com o Governo, em 09 de novembro, apesar da “insatisfação” face ao orçamento para a Saúde e à “complacência” dos governantes perante a saída de profissionais.
A saúde mental de atletas, quer durante a carreira, quer após o seu término, é o foco de uma ‘Power Talk’, organizada pela Comissão de Atletas Olímpicos na quarta-feira, em que o tema é olhado “não como um problema”.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pediu uma auditoria ao socorro pré-hospitalar e garante estar “empenhada em ajudar a resolver o problema dos atrasos na resposta a situações de emergência médica”.
O INEM demorou uma hora ou mais a acionar meios de assistência em mais de mil dos cerca de 931 mil acionamentos registados entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados hoje divulgados pelo organismo.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje a necessidade de “assegurar” um sistema de cooperação na acessibilidade aos cuidados básicos de saúde em todas as ilhas.
O bastonário dos médicos disse hoje que a Ordem não recebeu as propostas da comissão de acompanhamento para resolver os problemas das urgências de Ginecologia e Obstetrícia e criticou a forma como estas têm sido divulgadas.
A Gâmbia lançou hoje a segunda fase de recolha de vários medicamentos suspeitos de causar a morte de 70 crianças por insuficiência renal aguda, anunciou o Ministério da Saúde.
Os deputados do PS eleitos por Vila Real reclamaram hoje medidas do Governo para resolver a dívida de quatro milhões de euros, que pode pôr em causa a hemodiálise aos doentes transmontanos.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) enviou hoje à Comissão Europeia uma queixa contra o Estado português, alegando que “não cumpre a legislação que produz” em relação a um setor em risco de sofrer uma “hecatombe”.
Cerca de 70 associações de todo o mundo assinaram a Declaração pelo Direito a Gaguejar, onde se pede à sociedade “espaço e respeito” para quem demora mais a terminar as frases e se procura sensibilizar para a aceitação de quem gagueja.
A Câmara de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, está preocupada com o eventual encerramento de urgências de obstetrícia nos hospitais Beira Interior e defende uma “estratégia supramunicipal” para ajudar a resolver a questão, disse hoje o presidente daquela autarquia.
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje estar a analisar uma queixa do Hospital de Ponta Delgada contra duas médicas que terão ‘furado’ a lista de espera de cirurgias e operado um paciente.
Dois institutos de investigação do Porto integram um projeto europeu que, financiado em sete milhões de euros, visa desenvolver e testar ferramentas tecnológicas para a prevenção, diagnóstico e monitorização de doenças cardiovasculares, foi hoje revelado.
O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) mostrou-se hoje preocupado por, no âmbito da atual crise energética, a energia nuclear ser considerada “verde” e o investimento na energia limpa estar demorado.
O Presidente da República alertou hoje que a sociedade portuguesa andará "para trás" se não conseguir ultrapassar o problema da pobreza e disse esperar que os fundos europeus sirvam para “enfrentar as causas” que provocam carências.
O executivo da Câmara de Castelo Branco aprovou hoje, por unanimidade, uma moção onde manifesta a sua “discordância absoluta” com a possibilidade de encerramento da maternidade do Hospital Amato Lusitano (HAL) ou de “diminuição” do número de serviços.
Portugal registou na última semana mais quatro casos de Monkeypox, totalizando 944, revelam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo os quais já foram vacinadas mais de 800 pessoas no país.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu para os 0,88 em Portugal, com uma média de 972 novos casos por dia, segundo estimativas do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
O Ministério Público (MP) de Coimbra acusou de vários crimes um auxiliar de ação médica, que terá favorecido determinadas entidades transportadoras de doentes, para além de fazer a requisição de serviços por valores superiores aos devidos.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de investigação ao caso de uma bebé que nasceu morta no Hospital de Évora, uma situação denunciada pela família, que acusa a instituição de negligência médica.
Nas mais cosmopolitas cidades da China, festas de despedida tornaram-se rotina entre a comunidade de expatriados, refletindo um êxodo em massa suscitado pelas altamente restritivas medidas de prevenção epidémica e a ausência de perspetivas futuras.