A principal causa de morte em 2020, na União Europeia (UE), foram as doenças cardiovasculares e não a covid-19, que ficou em terceiro lugar no ano em que se tornou uma pandemia, divulga hoje o Eurostat.
Uma investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve desenvolveu soluções químicas que permitem reduzir a contaminação de bivalves com biotoxinas no processo de depuração e procura agora tornar o processo economicamente sustentável.
Apenas 0,18% da superfície terrestres e 0,001% da população mundial vive em níveis de poluição considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o primeiro estudo global sobre a poluição do ar.
Um estudo coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) concluiu que um quinto dos estudantes do ensino superior sofre de algum tipo de doença mental e que, destes, quase metade foram diagnosticados após o início da pandemia de covid-19.
O projeto NerveGen, uma solução para reconstruir nervos cortados, venceu a 11.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio Arrisca C, na categoria de Inovação, e foi ainda reconhecido pela Câmara Municipal de Coimbra.
O Hospital de Santo António, no Porto, começou hoje a realizar cirurgias assistida por robot, um tipo de operação que diminui o tempo de internamento, reduz a taxa de complicações e de infeções e aumenta a precisão do cirurgião.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram um dispositivo que permite detetar concentrações mínimas de dopamina em amostras de baixo volume, ajudando a combater doenças neurológicas como Parkinson ou Alzheimer.
A Ordem dos Enfermeiros nos Açores disse ontem ter recebido "com surpresa" o pedido de demissão do secretário regional da Saúde, esperando que a nova titular pela pasta "mantenha uma abertura no diálogo e no trabalho conjunto".
O Chega entregou hoje um requerimento para ouvir com urgência no parlamento o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sobre “constrangimentos nos serviços de urgência” no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças retirou hoje as subvariantes BA.2, BA.4 e BA.5 da variante Ómicron da lista de variantes de preocupação do coronavírus que causa a covid-19.
Em 2030 o número de mortes devido à alimentação inadequada deve ultrapassar as provocadas pelo tabaco em Portugal, que gasta 10% da despesa total destinada à saúde no tratamento das doenças derivadas do excesso de peso.
Mais de 36% das ementas escolares analisadas em 2022 incluíram peixe com elevado teor de um composto de mercúrio que os dados científicos sugerem que constitui um “risco químico relevante” para a saúde.
A Câmara de Mafra exortou hoje o Ministério da Saúde a resolver os problemas do Hospital Beatriz Ângelo, lamentando a degradação da qualidade do serviço aí prestado aos doentes.
O parlamento rejeitou hoje iniciativas legislativas de PCP, BE, PAN e Chega sobre a alteração ao Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a maioria socialista a reprovar todos os quatro projetos de lei.
Especialistas alertaram hoje para a urgência da redução da "iniquidade social" que existe no acesso a tratamentos eficazes para a obesidade, que impacta negativamente classes socioeconómicas mais desfavorecidas.
O Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores contratou, em 2022, dois psiquiatras e um pedopsiquiatra, mas o rácio de profissionais por habitante ainda "não é satisfatório", disse hoje o coordenador da Estrutura para a Saúde Mental da região.
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON) avisou hoje que o aumento do preço do cabaz alimentar aliado à pandemia pode inverter “alguma conquista” que Portugal tenha alcançado no combate à obesidade.
O Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai desenvolver ferramentas para a deteção precoce do cancro gástrico e colorretal na sequência da aprovação de quatro projetos, financiados em mais de 2,3 milhões de euros.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) produziram uma “mosca avatar” para descobrir como é que as lesões mamárias benignas se tornam cancerígenas, potenciando novas formas de intervenção precoce neste tipo de cancro.
A Federação Mundial de Obesidade estima que 51% da população mundial, ou 4.000 milhões de pessoas, vai viver com excesso de peso ou obesidade em 2035 se a prevenção e o tratamento desta epidemia não forem priorizados.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje que há ambulâncias a percorrerem cerca de 80 quilómetros para apenas chegarem a uma ocorrência, após a associação do setor ter denunciado pressão nas urgências.
A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para avaliar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM devido à demora das ambulâncias na assistência, disse hoje o presidente daquele organismo.
A Câmara do Funchal, na Madeira, vai iniciar em 11 de março uma campanha de vacinação para cães e gatos, com isenção de taxas, anunciou hoje o presidente do executivo municipal.
O diretor de Pediatria do Hospital Dona Estefânia alertou hoje para o aumento de casos de saúde mental, criticando o encerramento noturno das urgências de pedopsiquiatria no hospital, que servem a região de Lisboa e todo o sul do país.