Moradores da localidade de Maceira, no concelho de Torres Vedras, vão estar em vigília no domingo de manhã, frente à extensão de saúde, como forma de protesto pela falta de médico de família.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou uma nova greve para 24 de fevereiro, depois de uma paralisação, hoje, de duas horas daqueles profissionais do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), ter afetado serviços como a cirurgia em ambulatório.
O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar insurgiu-se hoje contra o encerramento da unidade de cuidados paliativos neste concelho, previsto para maio, um serviço que vai ser deslocalizado para o hospital de Chaves.
A realização de novas análises não detetaram a bactéria 'Legionella pneumophila' nas torres de arrefecimento de dois edifícios do Instituto Superior Técnico (IST), no campus da Alameda, em Lisboa, disse hoje à Lusa fonte da instituição.
O subdiretor-geral da Saúde disse hoje que os cerca de 60.000 novos casos de cancros que surgem anualmente em Portugal correspondem a cerca de dois terços dos nascimentos, apelando à população para adotar estilos de vida saudáveis.
Quase 98% da população elegível para fazer o rastreio do cancro da mama já foi convidada a fazer o exame, ultrapassando o objetivo europeu previsto para 2025, anunciou hoje o diretor do Programa Nacional das Doenças Oncológicas.
O diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas, José Dinis, defendeu hoje uma reorganização dos recursos disponíveis no país para ultrapassar as desigualdades no acesso da população aos cuidados de saúde na área do cancro.
Os deputados aprovaram hoje uma proposta do PS que possibilita que as baixas de até três dias possam ser passadas pelo serviço digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), mediante autodeclaração de doença, com limite de duas por ano.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou esta semana uma intervenção valvular mitral pioneira em Portugal num doente de 67 anos, com insuficiência cardíaca grave associada a regurgitação mitral severa, foi hoje anunciado.
A organização não-governamental (ONG) Save the Children avisou hoje que a epidemia de sarampo e cólera na Etiópia é uma "ameaça mortal", já tendo matado mais de 30 crianças, com mais de mil casos reportados desde setembro.
Os enfermeiros iniciaram hoje do Algarve uma greve parcial “simbólica” de duas horas ao abrigo de um ciclo de protestos a nível nacional, exigindo “justiça” na interpretação do decreto-lei sobre contabilização dos anos de serviço para progressão na carreira.
O Hospital Fernando Fonseca (HFF) determinou a instauração de procedimentos disciplinares aos cirurgiões que participaram no ato cirúrgico sinalizado como “má opção cirúrgica” no relatório pericial realizado pela Ordem dos Médicos, revelou hoje o hospital à agência Lusa.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) disse hoje rejeitar a proposta do Governo de adiar para 2025 a negociação sobre a sua carreira, adiantando que caso tal aconteça “serão os doentes os mais prejudicados”.
A Linha Cancro registou em 2022 “um aumento significativo” de chamadas, totalizando cerca de 6.400, mantendo a tendência verificada desde 2020, início da pandemia, segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) avançados hoje à Lusa.
A Unidade de Saúde de ilha de São Miguel vai dispor de um serviço de atendimento urgente na sua sede, em Ponta Delgada, visando libertar o hospital para serviços hospitalares, anunciou hoje o titular da pasta da Saúde.
O Movimento Unitário de Defesa dos Serviços de Saúde em Seia, no distrito da Guarda, vai realizar uma concentração, no sábado, para exigir mais profissionais para o hospital e para alertar para a necessidade de melhoria das condições do Centro de Saúde.
As regras de registo de utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ser alteradas para simplificar os procedimentos e introduzir novos mecanismos de gestão de inscrição nos cuidados de saúde primários, segundo um despacho hoje publicado.
O Centro de Controlo de Doenças da China (CDC) disse hoje que o número de mortes e hospitalizações devido à covid-19 mantém uma “tendência descendente”, depois de um pico no país, nas últimas semanas.
O ministro da Saúde afirmou ontem que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) desenvolveu em 2022 a “maior atividade assistencial da sua história, com os hospitais públicos a baterem o recorde de consultas médicas e cirurgias.
O grupo parlamentar do PSD propôs hoje que o financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a valorização de todos os seus profissionais passe a ser feita com base nos resultados que beneficiam os utentes.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) demarcou-se da greve anunciada hoje pela Federação Nacional dos Médicos (Fnam), considerando-a "uma cedência ao radicalismo e ao populismo" quando decorrem negociações com o Governo.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou hoje uma greve nacional para 08 e 09 de março, alegando a “falta de medidas” para o Serviço Nacional de Saúde, mas o Governo garante que está empenhado nas negociações previstas até junho.
O município da Chamusca (Santarém) vai atribuir cerca de 130.000 euros para fixação de médicos e equipas da Unidade de Saúde Familiar do concelho, no âmbito de um protocolo de colaboração assinado com esta USF.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no distrito de Setúbal, registou em 2022 um incremento de 13% da atividade no bloco de partos, registando mais 182 partos face a 2021, segundo dados oficiais.