O PSD acusou hoje a governação do PS dos últimos anos de ter provocado uma situação de caos no SNS e defendeu "uma nova estratégia" que articule o setor público com os setores privado e social.
O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, pediu o reencaminhamento de doentes não críticos para outras unidades, disse à Lusa fonte do Sindicato Independente dos Médicos, tendo o tempo de espera dos doentes considerados urgentes ultrapassado hoje as 16 horas.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai investir quase 10 milhões de euros (com IVA) nas obras de ampliação do Serviço de Urgência do Bloco Central, que deverão estar concluídas no início de 2024.
O secretário-geral do PSD acusou hoje o presidente do parlamento e André Ventura, tal como PS e Chega, de “cumplicidade e conluio” na rejeição do projeto dos sociais-democratas que pedia um referendo à despenalização da eutanásia.
Uma médica de clínica geral está há quatro meses à espera de autorização para iniciar funções na extensão de saúde da Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, onde há falta de médicos de família, segundo o presidente da junta.
O Governo dos Açores iniciou hoje o processo negocial com os sindicatos para a revisão da carreira dos médicos na região, tendo reiterado a necessidade de rever o diploma sobre as horas extraordinárias, foi hoje anunciado.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, disse hoje que o estado da saúde no concelho é de “extrema gravidade”, pedindo melhores carreiras médicas e mais profissionais no hospital Amadora-Sintra e nos centros de saúde locais.
O diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), João Goulão, lamentou hoje que a área de combate às toxicodependências tenha sido “pura e simplesmente ignorada”.
Um projeto que melhora a segurança alimentar de populações carenciadas, outro que estimula o empreendedorismo de mulheres em fragilidade social e uma contribuição para reduzir o lixo marinho plástico venceram os prémios ODSlocal, atribuídos a ações promotoras da sustentabilidade.
As autoridades de Saúde de França alertaram hoje para um aumento das infeções invasivas por estreptococos do grupo A, que já vitimaram duas crianças e um adulto, enquanto no Reino Unido um surto dessa bactéria já fez nove mortos.
O diretor-geral do serviço de intervenção nas dependências alertou hoje para o risco da pobreza fazer renascer os consumos “catastróficos” dos anos 80 e 90, caso não seja reforçada a resposta que está muito carenciada de meios humanos.
O primeiro-ministro britânico garantiu hoje que o Reino Unido tem antibióticos suficientes para combater as infeções causadas pela bactéria Streptococcus A, afirmando que a morte de pelo menos nove crianças desde setembro não está associada a uma nova variante.
O PS denunciou hoje a “degradação progressiva da gestão” do Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores, pedindo explicações ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre o cancelamento de 3.160 cirurgias até outubro.
A Comissão Europeia lançou hoje um painel de controlo sobre abastecimento e segurança alimentar na União Europeia (UE) que inclui um sistema de alerta e a monitorização de provisões agrícolas e das quotas de importação.
Os cuidados de saúde primários realizaram, nos primeiros dez dias de funcionamento com horário alargado ou complementar, uma média de 43 mil consultas não programadas por dia, totalizando 434.440, segundo dados divulgados hoje à Lusa.
Quarenta e uma pessoas morreram no ano passado por intoxicação alcoólica, mais 32% do que no ano anterior, revela o Relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Álcool 2021 hoje divulgado.
As mortes por ‘overdose’ aumentaram 45% no ano passado face a 2020, totalizando 74, o valor mais alto desde 2009, revela um relatório nacional hoje divulgado, que destaca o “valor atípico” de presença de metadona nestes casos (41%).
A China aboliu hoje várias medidas de prevenção contra a covid-19, incluindo o isolamento em instalações designadas de todos os casos positivos, sinalizando o fim da estratégia ‘zero casos’, que é fonte de descontentamento popular.
Após três adiamentos, a votação na especialidade do texto final sobre a morte medicamente assistida está agendada para hoje no parlamento, tentando ultrapassar o veto político do Presidente da República.
Os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam às 00:15 de hoje entre as 09 horas, no Hospital Beatriz Ângelo, e os 17 minutos, no São Francisco Xavier, segundo dados do SNS.
Os autores do diagnóstico à sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde nacional, cujas recomendações serão hoje apresentadas, defendem uma maior aposta na prevenção da doença, investindo nos rastreios de base populacional e no diagnóstico precoce.
Os autores das recomendações para um sistema de saúde mais sustentável e resiliente, que vão ser hoje apresentadas, recomendam a revisão do sistema de comparticipação de medicamentos para melhorar a equidade de acesso.
Os autores de um estudo sobre a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde que vai ser hoje apresentado sugerem a adoção de orçamentos plurianuais no Serviço Nacional de Saúde para mitigar o “subfinanciamento crónico”.
Um estudo sobre a sustentabilidade do sistema de saúde, que será hoje apresentado, defende que é preciso melhorar a referenciação de doentes aos cuidados hospitalares para reduzir tempos de espera e melhorar os cuidados prestados.