A bastonária da Ordem dos Enfermeiros alertou hoje para os problemas no Serviço de Medicina III do Hospital Garcia de Orta, onde todos os enfermeiros pediram escusa de responsabilidade, denunciando que um doente numa maca foi colocado numa arrecadação.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, disse hoje acreditar que as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo vão ser reabertas aos fins de semana, afirmando que o ministro da Saúde lhe deu essa garantia.
Professores e outros profissionais da educação e da saúde vão ser treinados no âmbito de um projeto europeu que visa promover a saúde mental de crianças de familiares vulneráveis, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).
O ministro da Saúde rejeitou hoje que haja uma contestação generalizada por causa do encerramento do serviço de urgência pediátrica em Loures, durante o fim de semana, e justificou-o com a falta de profissionais para assegurar os cuidados.
A Câmara Municipal de Loures apelou ao Governo que recue na decisão de manter encerradas ao fim de semana as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, considerando que está em causa o direito constitucional de acesso à saúde.
Os chefes de equipa de urgência de Medicina Interna do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, apresentaram a demissão em bloco numa carta enviada hoje ao conselho de administração, criticando a falta de soluções para os problemas do serviço.
O PCP considerou hoje que o encerramento de urgências pediátricas mostra que a Direção Executiva do SNS serve para “concretizar as decisões negativas” do Ministério da Saúde, acusando o Governo de “desproteger as populações”.
A comissão de utentes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, manifestou-se hoje indignada com a decisão de encerramento das urgências pediátricas ao fim de semana, ponderando avançar com ações de contestação junto ao Ministério da Saúde.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) proibiu a exportação de 130 medicamentos de várias categorias e substâncias ativas, como o ibuprofeno, insulina ou paracetamol, menos sete do que em fevereiro, segundo uma circular informativa hoje divulgada.
O presidente do governo açoriano afirmou hoje que a nova estrutura de acompanhamento do financiamento da saúde não representa uma “ingerência” no setor e a Ordem dos Médicos condenou a “falta de sensibilidade” na escolha da presidente do organismo.
O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez no país, uma cirurgia de correção de um defeito craniano com recurso a uma prótese absorvível.
Os serviços de urgência de Pediatria dos hospitais S. Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures) e do Centro Hospitalar do Oeste vão encerrar à noite a partir de 01 de abril, anunciou hoje a Direção Executiva do SNS.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Leiria instruiu 289 novos processos em 2022, mais um do que no ano anterior, disse hoje à agência Lusa a sua presidente, Milene Ferreira.
A distrital de Santarém do PAN quer que as entidades inspetivas averiguem a presença de substâncias cancerígenas, os chamados “químicos eternos”, na água do Tejo, na sequência de um estudo divulgado por um consórcio de investigação e jornalismo europeu.
A equipa de enfermagem do Serviço de Medicina III do Hospital Garcia de Orta, em Almada, pediu exclusão de responsabilidade por falta de profissionais para assegurar a qualidade e segurança dos cuidados, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros.
Cerca de um terço dos imigrantes chineses em Portugal considera que o horário de atendimento é uma condicionante no acesso aos serviços de saúde públicos portugueses, revela um estudo levado a cabo por investigadores do Porto, hoje revelado.
A diabetes em Portugal custou em 2021 entre 1.400 e 1.700 milhões de euros, o que equivale a cerca de 0,8% do Produto Interno Bruto e 7% da despesa em Saúde, a maior fatia em medicamentos.
O Observatório Nacional da Diabetes considera que o Ministério da Saúde, ao limitar o acesso direto aos registos de morbilidade hospitalar no período da pandemia, prejudicou o conhecimento sobre a doença em Portugal, cuja prevalência continua a aumentar.
O Japão retirou hoje a recomendação para o uso da máscara em locais fechados, uma das últimas medidas impostas desde o início da pandemia de covid-19, mas a maioria da população continua a utilizar máscaras.
A Câmara de São Pedro do Sul criou um regulamento de apoio à vacinação infantil, através do qual vai pagar vacinas não contempladas no Programa Nacional de Vacinação, como a contra o rotavírus.
Todos os dias chegam ao Movimento Cidadão Diferente queixas de pessoas que não conseguem marcar uma junta médica para obter ou renovar o atestado médico de incapacidade multiusos, impedindo-as de aceder a prestações sociais ou benefícios fiscais.
O despacho que atualiza os valores do subsídio que o INEM atribuiu às corporações de bombeiros voluntários foi hoje publicado em Diário da República e o aumento global de cerca de 8% tem efeitos retroativos de janeiro.
O ministro da Saúde considerou hoje que o programa Hospitalização por Doença é um “verdadeiro sucesso” e definiu como meta triplicar o número de tratamentos em casa nos próximos quatro anos.
O Hospital Distrital de Santarém pediu o encaminhamento de doentes urgentes com traumatismos para outros hospitais até às 20:30 de hoje devido a constrangimentos no serviço de urgências de Ortopedia, afirmou fonte da unidade hospitalar.