O último dia de greve dos trabalhadores da administração pública contou com uma adesão entre 60%, no setor da saúde, e de 90% dos trabalhadores da educação não docentes, segundo um comunicado da Fesinap.
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) alertou hoje que o novo modelo de organização desses serviços é desajustado da realidade de Portugal e lamentou não ter sido ouvida na fase de elaboração da proposta.
A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, distrito de Castelo Branco, recebe, no dia 17, o evento “Dor crónica. E Agora?”.
O Ministério da Saúde e o Hospital de Santa Maria confirmaram hoje que receberam o relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde sobre a morte, em agosto de 2022, de uma grávida transferida para o hospital São Francisco Xavier.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) pediu hoje que os dadores de sangue voltem a ter direito a dispensa de trabalho no dia da dádiva, uma possibilidade que foi tirada em 2011 e nunca reposta.
O número de mortos por surto de cólera na África do Sul subiu para 32, após ter falecido mais uma pessoa na província de Free State, no centro do país, confirmaram hoje as autoridades sul-africanas.
Portugal evoluiu na maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas piorou desde 2015 em indicadores como mortes por catástrofes, obesidade na população e preços da alimentação, indicou hoje o INE.
Cabo Verde vai receber na próxima semana a última equipa técnica da OMS para obter a certificação de país livre de paludismo, num processo em que quer “falar a uma só voz”, disse hoje a ministra da Saúde.
O grupo português da associação “Ser Mais Dar Mais, Terapeutas sem Fronteiras” alertou hoje para a necessidade de mais recursos humanos especializados na saúde na ilha cabo-verdiana de São Vicente.
O Papa Francisco teve uma segunda noite tranquila no Hospital Gemelli, em Roma, a recuperar da cirurgia no intestino a que foi submetido na quarta-feira, declarou hoje a assessoria de imprensa do Vaticano.
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban, considerou hoje inaceitável o acordo alcançado na quinta-feira pelos ministros europeus do Interior sobre a reforma da política migratória.
As urgências hospitalares e o setor privado vão poder passar baixas e algumas licenças por cancro poderão ser alargadas para três meses, anunciou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Banco Alimentar de Cabo Verde espera recolher o máximo de alimentos na primeira campanha do ano que realiza no fim de semana, na Praia, para responder à duplicação de pedidos de pessoas que já falam em fome.
A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmou hoje que a central nuclear ucraniana de Zaporijia continua a utilizar água da barragem de Kakhovka para refrigeração, apesar da destruição da infraestrutura e descida do nível da água.
O acordo só foi possível depois de a Itália ter levantado as suas reservas sobre as condições de deportação de migrantes sem direito a asilo que chegam à UE.
O Papa Francisco "passou o dia em repouso" após a cirurgia abdominal a que foi submetido na quarta-feira para corrigir uma hérnia e os seus "parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis", informou hoje o gabinete de imprensa do Vaticano.
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, alertou hoje que os oceanos são "uma riqueza em perigo" e apelou à mobilização de "todos como comunidade internacional em favor" desta causa.
A técnica oficial do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Teresa Zakaria, alertou hoje para o risco de cólera nas zonas afetadas pela destruição da barragem de Kakhovka, na região de Kherson, na Ucrânia.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, requereu ao Tribunal Constitucional a fiscalização da constitucionalidade da lei da morte medicamente assistida, foi hoje anunciado.
A Organização Mundial de Saúde declarou hoje o fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial, registando 12 mortes confirmadas e outra 23 provavelmente devidas à doença, quatro meses após os primeiros casos naquele país da África Central.
O Papa passou "uma noite tranquila", está "em boas condições" e os controlos de rotina são bons, após a operação a que foi submetido na quarta-feira a uma hérnia abdominal no hospital Gemelli de Roma, informou hoje o Vaticano.
O aquecimento causado pelas atividades humanas fez aumentar a temperatura em mais de 0,2°C, entre 2013 e 2022, com emissões de gases de efeito estufa a um nível sem precedentes, refere um estudo internacional hoje publicado.
Uma epidemia de cólera já provocou 141 mortes em Moçambique desde que eclodiu em setembro de 2022, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país no boletim dedicado ao acompanhamento da doença.
Portugal, Espanha e França vão enviar 280 bombeiros para ajudar o Canadá a combater os intensos incêndios florestais no país, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), anunciou hoje a Comissão Europeia.