SAÚDE QUE SE VÊ

Abertos concursos para financiamento de obras em hospitais de Coimbra e Guarda

LUSA
30-04-2024 17:10h

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu dois concursos para apoiar as unidades de saúde na região e obras hospitalares na Guarda e Coimbra, com 44 milhões de euros (ME) em fundos europeus, foi hoje anunciado.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) precisa que o primeiro concurso, com uma dotação de 20 milhões de euros (ME), pretende “aumentar a capacidade de resposta da rede de serviços hospitalares aos novos desafios epidemiológicos e demográficos, incluindo o recurso às tecnologias de informação e comunicação”.

Podem candidatar-se, até ao dia 28 de junho de 2024, as entidades públicas que prestam serviços de saúde na região Centro.

O segundo concurso, com uma dotação de 24 ME, destina-se a intervenções em infraestruturas de serviços hospitalares no âmbito da conclusão de operações cofinanciadas pelo Portugal 2020, que cumprem os requisitos para a transição entre dois períodos de programação (2014-2020 e 2021-2027).

Este procedimento destina-se ao financiamento da requalificação do edifício 5 do Hospital Sousa Martins para instalação do departamento da Criança e da Mulher, da Unidade Local de Saúde da Guarda, da ampliação e remodelação do Serviço de Urgência do Polo Hospitais da Universidade de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e da requalificação do edifício da Cirurgia/Imagiologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, citada no comunicado, “a área da saúde é prioritária para a região Centro”.

A dirigente sustenta que na estratégia para 2030 está estabelecido “como elemento diferenciador a criação de respostas para novos problemas sociais e a organização da rede territorial de suporte à prestação de serviços ao cidadão, como é o caso da saúde”.

Isabel Damasceno salienta que “estes apoios permitem uma maior capacidade de resposta dos hospitais às necessidades de prestação de serviços do dia-a-dia aos habitantes da região Centro”.

MAIS NOTÍCIAS