A ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, anunciou hoje que o Governo está a procurar regularizar os contratos de trabalho precário no setor através do Orçamento do Estado (OE) de 2024.
A ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, espera que o país receba até início de 2024 a certificação de que está livre de malária das mãos do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje que as Unidades Locais de Saúde (ULS) propostas pelo Governo assentam numa visão “muito hospitalocêntrica”, defendendo que o único objetivo é poupar dinheiro, com prejuízo dos serviços.
A China vai deixar de exigir a partir de quarta-feira um teste negativo para a covid-19 aos viajantes que chegam do exterior, anunciou hoje fonte do Governo chinês.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou hoje uma greve nacional para 14 e 15 de novembro, exigindo salários justos e condições de trabalho dignas para todos os médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Fundo de Segurança Social (FSS) de Macau perdeu 7,7 mil milhões de patacas (882,7 milhões de euros) em investimentos financeiros em 2022, de acordo com o relatório anual da instituição.
Trinta e oito concelhos em oito distritos vão estar sob perigo máximo de incêndio, o nível de risco mais elevado. O IPMA colocou também mais de cem concelhos de norte a sul em perigo muito elevado.
A medicina tradicional moçambicana quer tornar-se numa alternativa de baixo custo à convencional, apoiando o Sistema Nacional de Saúde numa altura em que o setor vive em greves consecutivas, mas estes especialistas pedem investimento em investigação.
A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) anunciou hoje a suspensão, a partir de segunda-feira, da greve que começou há uma semana, para dar espaço as negociações com o Governo.
O Papa Francisco alertou hoje para o aumento do consumo de drogas entre os jovens, graças à possibilidade de as comprar ‘online’, bem como para a “rápida expansão” de novas substâncias psicoativas.
Os chefes de Estado e de Governo da CPLP declararam hoje em São Tomé “apreensão” pelo “aumento da fome”, das diversas formas de má nutrição e das dificuldades de acesso a uma alimentação adequada, saudável e nutritiva nos Estados-membros.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje para o aumento de casos de dengue entre crianças no Bangladesh, provocando uma epidemia que já fez 537 mortos.
A vacinação contra a gripe passa a ser gratuita para pessoas a partir dos 60 anos e para grupos prioritários, já na época 2023/24, anunciou hoje o Governo, que conta gastar cerca de 20 a 25 milhões de euros em vacinas.
O Ministério da Saúde da Colômbia alertou para um surto de dengue em 274 municípios de vários departamentos do país, onde os menores continuam a ser os mais afetados, informou a agência de notícias Colprensa.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal visitou hoje um projeto financiado em 4,8 milhões de euros pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa que considera estar a “transformar a vida” dos agricultores são-tomenses.
Cabo Verde quer melhorar a capacidade de detetar e responder a ameaças à saúde pública com a capacitação de cerca de 25 profissionais multidisciplinares de diferentes ilhas em Vigilância Baseada em Eventos (VBE), disse hoje fonte oficial.
O primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, descartou hoje a necessidade de haver mediadores nas negociações entre o Governo e os médicos grevistas, referindo que não se está ainda em crise.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para um "aumento dos casos” do vírus mpox “nos últimos dois meses em África e na Ásia", apesar de ter declarado o fim deste tipo de infeção como emergência sanitária em maio passado.
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, destacou hoje a solidariedade de Cuba durante o período da covid-19, referindo que o apoio daquele país contribuiu para que o Sistema de Saúde moçambicano não colapsasse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou hoje os países a manterem a vigilância da covid-19 face à ameaça das novas estirpes EG.5 e BA.2.86 do coronavírus SARS-CoV-2, derivadas da variante Ómicron.
Um jovem são-tomense de 19 anos será transferido no sábado para tratamento no hospital Santa Maria em Portugal para tratar a um "traumatismo grave" na cabeça que poderá corromper parte do cérebro, disse à Lusa fonte familiar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou hoje que as disposições aplicadas pelo Japão em relação à descarga de água radioativa tratada da central nuclear de Fukushima respeitam as normas internacionais de segurança contra a radiação.
A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas nos casos de toxinfeção, disse hoje à agência Lusa a Direção-Geral de Saúde.
Os idosos resgatados esta semana de um lar ilegal em Vila Franca de Xira apresentavam sinais de “deficientes” cuidados de saúde e a maioria estava infetada com sarna, confirmou à agência Lusa a Autoridade de Saúde Pública local.