A Câmara Municipal de Évora assinou hoje o auto para a transferência de competências na área da Saúde, elevando para 55 os municípios portugueses que já aderiram a este processo, divulgou o Governo.
O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 desceu ligeiramente para os 0,92 a nível nacional, mas está acima do limiar de 1,00 nas duas regiões autónomas, avançou hoje o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) saudou as medidas anunciadas hoje pelo Ministério da Saúde para evitar as ruturas de medicamentos, mas considerou serem ainda insuficientes face às dificuldades que o setor farmacêutico atravessa.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu reduzir os tempos de espera por ambulâncias, cujo aumento para além dos 18 minutos recomendados foi hoje criticado pelo Partido Trabalhista, bem como outros problemas do serviço nacional de saúde.
Estudantes de Medicina manifestaram-se hoje contra a criação de um curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, advertindo que aumentar o número de alunos não resolve os atuais problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do PSD, Luís Montenegro, pediu hoje uma reflexão “séria e ponderada” em relação ao Serviço Nacional de Saúde para se aferir se as decisões tomadas nos últimos anos tiveram os efeitos pretendidos.
Uma investigação sobre fungos da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, ajudou a transformar resíduos de plásticos difíceis de reciclar em componentes chave para fabricar medicamentos, noticiou hoje a agência espanhola Europa Press.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou o novo Centro de Saúde de Marvila, em Lisboa, obra orçada em 3,5 milhões de euros e hoje inaugurada, é um exemplo da "descentralização em movimento", elogiando o trabalho de proximidade dos municípios.
O Ministério Público confirmou hoje que instaurou um processo de inquérito sobre os casos denunciados de alegada má prática clínica no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).
O ministro da Saúde admitiu que, embora não faltem medicamentos essenciais, a escassez de fármacos causa incómodo aos utentes e sobrecarga de trabalho aos centros de saúde, considerando “muito equilibrada” a medida hoje anunciada para evitar ruturas.
A procura do serviço de urgências dos três hospitais do Oeste aumentou 25% em 2022, com a realização de mais de 172.300 atendimentos, divulgou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A associação de técnicos de emergência médica e o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar acusam o INEM de dar formação desatualizada, que usa bibliografia com mais de 20 anos e com alterações validadas e colocadas em prática noutros países.
Os preços dos medicamentos mais baratos vão aumentar 5% para facilitar o acesso aos fármacos e evitar situações de rutura, anunciou hoje o Ministério da Saúde, que vai avançar até junho com um conjunto de medidas nesta área.
O número de mortes diárias por covid-19 na China pode ascender a 36.000, durante as férias do Ano Novo Lunar, segundo um estudo difundido hoje pela empresa britânica de análise da área da saúde Airfinity.
Portugal voltou a ultrapassar a barreira dos 80.000 nascimentos em 2022, após a quebra histórica da natalidade em 2021, revelam dados baseados no “teste do pezinho”, segundo os quais nasceram mais 4.219 bebés no ano passado comparativamente ao anterior.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou hoje que o decreto-lei recentemente publicado pela tutela "agrava" as situações de "injustiça" na carreira, ao não contabilizar os pontos detidos pelos enfermeiros promovidos a especialistas por concurso entre 2005 e 2011.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) defendeu hoje uma intervenção das farmácias comunitárias como “porta de entrada” dos utentes no sistema de saúde, assumindo funções como a triagem de casos ou a testagem ao VIH e às hepatites.
O Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), está hoje com constrangimentos devido à “elevada procura” das Urgências, tendo reforçado o número de camas e suspendido provisoriamente as visitas aos doentes internados naquele serviço.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) registou um agravamento da escassez de medicamentos em Portugal desde o último trimestre de 2022, mas assegurou que têm existido alternativas no mercado para os fármacos em falta.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje o programa anunciado pelo Governo para atrair jovens médicos para hospitais de territórios pouco povoados um “verdadeiro engodo”, alegando que deixa de fora regiões “fortemente carenciadas” de clínicos.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, foi hoje agraciada pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, que destacou a sua dedicação à causa pública de “muitos anos”, mas sobretudo durante os anos da pandemia.
A agência responsável pela acreditação do ensino superior deu luz verde à criação de um curso de Medicina na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, mas a acreditação é condicional e para o período de apenas um ano.
A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou hoje recomendações para a população se proteger dos efeitos negativos do frio na saúde, como utilizar várias camadas de roupa e ingerir sopas ou bebidas quentes.
A vacinação de reforço em regime de “casa aberta” já está disponível para as pessoas maiores de 18 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).