Dois novos casos de mpox foram reportados em Portugal, segundo a Direção-Geral da Saúde, reforçando a necessidade de vacinação com duas doses em grupos de risco e das medidas de prevenção e controlo no contexto transfronteiriço da infeção.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a desenvolver uma "espécie de vacina” à base de substâncias naturais para aplicar e proteger frutos e legumes de doenças fúngicas, surgindo como alternativa aos pesticidas químicos.
Vários bancos multilaterais de financiamento do desenvolvimento anunciaram hoje a intenção de criar uma plataforma comum para melhorar a preparação dos países em desenvolvimento no campo da saúde, com especial enfoque na área dos cuidados de proximidade.
A Madeira vai ter uma comunidade terapêutica na qual toxicodependentes e alcoólicos serão tratados, num “ambiente protegido”, através de sessões de psicoterapia e de um conjunto de atividades com o objetivo de se reintegrarem socialmente.
Tem 21 anos e está internado na Casa de Saúde São João de Deus, no Funchal, em tratamento de desabituação do ‘gorbi’, uma droga sintética que o “agarrou” por ser “mais barata”.
O consumo de drogas sintéticas já motivou 85 internamentos este ano na Casa de Saúde São João de Deus, no Funchal, indicou o diretor da instituição, Eduardo Lemos, referindo que em 2022 o total foi de 203.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económica (OCDE) chama a atenção, no último relatório, para o investimento em programas de prevenção em saúde em Portugal, sublinhando o curto financiamento que têm tido ao longo dos anos.
O investigador Miguel Gouveia defendeu hoje que Portugal deve inverter a tendência dos últimos anos e apostar forte na prevenção em saúde, sublinhando que o envelhecimento da população se sobrepõe à inovação terapêutica e aos desenvolvimentos científicos.
Os antigos primeiros-ministros Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes e o presidente do Chega, André Ventura, foram algumas das personalidades políticas que marcaram presença no lançamento do livro da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.
O primeiro-ministro, António Costa, desafiou ontem a Universidade de Évora (UÉ) e as entidades da saúde a pensarem na possibilidade de o novo Hospital Central do Alentejo, em construção na cidade, abarcar a vertente de formação de médicos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sublinhou hoje o “trabalho extraordinário” de Cabo Verde no processo para obter o certificado de eliminação da malária, que deverá acontecer ainda este ano.
Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) voltam hoje à greve, no primeiro dos três dias agendados para este mês, intercalados e em modalidades diferentes, para exigir um avanço nas negociações com a tutela.
O grupo parlamentar do Chega requereu hoje a audição na comissão de Saúde, com caráter de urgência, do ex-diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Santa Maria, e da diretora de Obstetrícia.
O Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal vai funcionar provisoriamente, a partir de julho, em blocos modulares na rua 25 de Abril, enquanto decorre a construção da futura unidade, informou hoje a Câmara Municipal de Loures.
Os partidos da oposição criticaram hoje o Governo pela atual situação do Serviço Nacional de Saúde, tendo o PS ficado isolado na defesa da política seguida e o executivo a lamentar o alarme criado por este discurso.
Oitenta e um utentes de lares geridos pelo setor público na Madeira já receberam apoio em contexto de cuidados paliativos, no âmbito de uma parceria entre o Governo Regional e a Fundação La Caixa, foi hoje anunciado.
Cerca de 50 crianças vestiram hoje a bata branca e deram consultas a pequenos utentes de peluche, numa iniciativa promovida pela Unidade de Saúde Familiar (USF) do Corgo, Vila Real, para combater o medo de ir ao médico.
O Governo prolongou por mais um ano o mandato do Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
A secretária de Estado da Promoção da Saúde admitiu hoje dificuldades em contratar especialistas de obstetrícia e ginecologia para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), alegando a concorrência "desigual" do setor privado.
O Papa Francisco recebeu hoje em audiência no Vaticano o Presidente do Brasil, a quem alertou para os atuais "tempos de guerra" e a fragilidade da paz, no final de um encontro em que demonstraram sintonia e afeto.
A secretária de Estado da Promoção da Saúde recusou hoje que o Governo tenha desistido do Serviço Nacional de Saúde (SNS), alegando que apresenta resultados que permitem compará-lo com os “mais eficientes” em vários indicadores.
A União dos Sindicatos do Distrito de Santarém instou hoje o Governo a “tomar medidas imediatas para resolver a carência de recursos humanos" no Hospital Distrital de Santarém (HDS), expressando “profunda preocupação” com a situação nesta unidade.
O PCP criticou hoje o encerramento dos blocos de partos do Hospital Santa Maria durante o verão, considerando que as obras são um pretexto para o Governo “comprometer uma unidade decisiva” e “abrir caminho” aos privados.
A líder do BE considerou hoje não ser possível fingir que a saúde pública está “sequer a sobreviver”, acusando o Governo de desistir do SNS porque “insiste em remendos” e escolhe o lado oposto dos profissionais, utentes e especialistas.