O Conselho Nacional de Saúde (CNS) defende que a nova lei da saúde mental deve “deslocar o foco dominante na doença e na sua remediação” para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e de bem-estar da população.
O ministro da Saúde defendeu hoje que “não houve decisão política” de terminar com as Parcerias Público Privadas (PPP) e que as que não foram renovadas foi por "recusa legítima" dos privados em manter o contrato durante a renovação.
O Governo duplicou para 20 milhões de euros o investimento disponível para melhorar este ano as condições, infraestruturas e equipamentos das maternidades públicas, anunciou hoje o ministro da Saúde.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alertou hoje para a necessidade de intensificar o rastreio da doença renal crónica, que afirma ter em Portugal o dobro da prevalência no resto do mundo.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje que respeita “em absoluto” a greve de dois dias dos médicos, iniciada hoje, e que a disponibilidade para continuar a negociar com os sindicatos “é total”.
O Chega vai entregar no parlamento um projeto de lei para que o tempo passado em casa a cuidar de filhos menores de 12 anos seja contabilizado para efeitos de cálculo da reforma.
O ministro da Saúde garantiu hoje que a reorganização das urgências de pediatria na região de Lisboa e Vale do Tejo não se vai assemelhar ao que foi feito no Porto, que tem uma resposta melhor nos cuidados primários.
Investigadores da Fraunhofer AICOS coordenam um projeto que, financiado em sete milhões de euros, visa colmatar as “lacunas existentes” ao nível da privacidade, segurança e representatividade dos dados recolhidos pelos sistemas de inteligência artificial usados na área da saúde.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) exigiu hoje respeito ao ministro da Saúde, acusando-o de ter empurrado os médicos para a greve por “falta de respostas” à revisão das grelhas salariais ou à melhoria as condições de trabalho.
O Presidente da República celebra hoje a "força inquebrantável das mulheres", no dia internacional que lhes é dedicado, e considera que os passos dados para a igualdade em Portugal são ainda insuficientes.
Os médicos iniciam hoje uma greve de dois dias para exigir a valorização da carreira e das tabelas salariais, numa altura em que sindicatos e Governo estão em negociações, mas ainda sem acordo após várias reuniões inconclusivas.
Os enfermeiros que exercem funções nas unidades de saúde abrangidas pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP) vão estar em greve, pela primeira vez, no dia 16 de março, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
A urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo (HBO), em Loures, vai reabrir ao fim de semana, em horário ainda por definir, disse hoje o presidente do município, Ricardo Leão.
A Unicef alertou hoje que a epidemia de cólera sem precedentes que afeta o Maláui está a colocar em risco especialmente as crianças subnutridas e apela a doações da comunidade internacional para combater a doença.
Os enfermeiros do Hospital de Braga estão em greve hoje e sexta-feira, em protesto contra as políticas salariais que, alegam, os estão a prejudicar em “mais de 200 euros” por mês.
A subnutrição aguda entre mulheres grávidas e mães lactantes aumentou 25% nos últimos dois anos em 12 países duramente atingidos pelo aumento dos preços dos alimentos, promovido pelos combates na Ucrânia, segundo um novo relatório das Nações Unidas.
A presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro manter-se-á em funções até 30 de março, após renúncia, estando a decorrer o processo de nomeação da nova administração, disse o Ministério da Saúde.
O PSD lamentou a existência, desde a pandemia de covid-19, de "vários enfermeiros com contratos precários" no hospital de Viseu e que se verifique o "constante atraso" na abertura das novas instalações do serviço de urgências.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um programa de intervenção psicológica ‘online’, que demonstrou ter impactos positivos em mulheres pós-parto, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.
A principal causa de morte em 2020, na União Europeia (UE), foram as doenças cardiovasculares e não a covid-19, que ficou em terceiro lugar no ano em que se tornou uma pandemia, divulga hoje o Eurostat.
Uma investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve desenvolveu soluções químicas que permitem reduzir a contaminação de bivalves com biotoxinas no processo de depuração e procura agora tornar o processo economicamente sustentável.
Apenas 0,18% da superfície terrestres e 0,001% da população mundial vive em níveis de poluição considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com o primeiro estudo global sobre a poluição do ar.
Um estudo coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) concluiu que um quinto dos estudantes do ensino superior sofre de algum tipo de doença mental e que, destes, quase metade foram diagnosticados após o início da pandemia de covid-19.
O projeto NerveGen, uma solução para reconstruir nervos cortados, venceu a 11.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio Arrisca C, na categoria de Inovação, e foi ainda reconhecido pela Câmara Municipal de Coimbra.