O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disse hoje que muitas das intenções do ministro da Saúde têm “esbarrado com total insensibilidade” do Ministério das Finanças, lembrando que há milhões de portugueses sem médico de família.
A diretora nacional de Saúde cabo-verdiana destacou hoje a credibilidade do país para ser um dos 37 que vão receber financiamento do Banco Mundial, no âmbito do fundo pandémica, e diz que o apoio chega em bom momento.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem em curso, até dia 31 de julho, as candidaturas para o Programa abem, que se destina a apoiar munícipes que, por força da sua condição económica, não conseguem adquirir a sua medicação.
Um relatório da Ordem dos Médicos conclui que o Serviço de Urgência/Bloco de Partos do Hospital Santa Maria (Lisboa) não tem condições para se manter em funcionamento porque “comporta riscos graves” para as grávidas e profissionais de saúde.
O ministro da Saúde escusou-se hoje a comentar os números da adesão à greve dos médicos e reiterou o empenho na aproximação com os clínicos, avançando que a proposta da grelha salarial será enviada quarta-feira aos sindicatos.
Mais de 30 instalações de saúde continuam sem funcionar nas regiões alvo de ataques terroristas no norte de Moçambique, equivalente a 26% do total, segundo dados divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A utilização da vacina contra o paludismo R21/Matriz-M foi autorizada para crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 36 meses no Burkina Faso, onde o paludismo é a principal causa de mortalidade infantil.
Cirurgias e consultas externas nos hospitais do Algarve adiadas e constrangimentos nas unidades de cuidados de saúde primários são consequências da greve convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que hoje se iniciou, disse à Lusa fonte sindical.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra regista uma adesão à greve dos médicos superior a 90%, disse à agência Lusa o médico José Carlos Almeida, do Sindicato Independentes dos Médicos, que convocou a paralisação.
A greve dos médicos paralisou hoje várias Unidades de Saúde Familiar (USF) no Norte e está a fazer-se sentir nos blocos operatórios de vários hospitais, nomeadamente no São João, no Porto, e em Viana do Castelo.
O Banco de Material Ortopédico de Vila de Rei criado pelo município para ajudar pessoas que não possuam recursos financeiros para adquirir este tipo de bens recebeu seis cadeiras de rodas, duas cadeiras de banho e um colchão antiescaras.
A adesão à greve dos médicos do setor público ronda os 90% nos hospitais e nos cuidados de saúde primários, segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que convocou a paralisação.
Os médicos do setor público iniciam hoje uma greve nacional de três dias para forçar o Governo a apresentar uma proposta concreta de revisão da grelha salarial, que o ministro da Saúde prometeu na segunda-feira enviar aos sindicatos.
Operadoras de turismo, universitários e hidrólogos de 20 países, incluindo Portugal, reúnem-se no Uruguai no início de outubro, para a feira internacional Termatalia, numa edição focada no intercâmbio de conhecimento sobre fontes termais entre a América e Europa.
Médicos do serviço de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, alegaram hoje que faltam condições para reforçar a partir de 01 de agosto a urgência da especialidade no Hospital S. Francisco Xavier, também em Lisboa.
A Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou hoje o encerramento das suas atividades no principal hospital da cidade de Las Anod, na Somalilândia, devido à "violência extrema", na sequência do conflito entre o Exército regional e civis armados antigovernamentais.
A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, pediu hoje ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) a reduzir "ao mínimo" à utilização de papéis e interoperabilidade com outros sistemas para combater a morosidade no setor.
A adesão à greve dos médicos às horas extraordinárias, que começou hoje, rondou os 90%, segundo o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, que estima que esse número se traduza em cerca de 3.000 consultas por realizar.
Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (SCMVV), distrito de Braga, que reivindicam aumentos salariais, realizaram hoje uma greve que, segundo o sindicato, levou ao encerramento do bloco operatório e ao adiamento de consultas.
Os farmacêuticos que exercem funções públicas no Serviço Regional de Saúde (SRS) dos Açores lançaram uma petição na internet para “resolução dos problemas” decorrentes da aplicação das carreiras farmacêuticas públicas na região autónoma.
Cabo Verde investiu mais de 2,5 mil milhões de escudos (22,6 milhões de euros) com evacuações médicas em três anos, tendo sido transferidos quase 12 mil doentes, avançou hoje o presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
A ambulância cedida pelo INEM aos Bombeiros Sapadores de Coimbra, que têm posto de emergência médica (PEM), está inoperacional há seis meses, afirmou hoje o presidente do município, exigindo que o Governo resolva o problema.
As autoridades sanitárias angolanas registaram, no primeiro semestre deste ano, cerca de 45.000 casos de desnutrição aguda de crianças, doença que está associada a cerca de 50% da mortalidade infantil no país.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou os consumidores para não comerem tortilha de batata fresca pré-embalada, após as autoridades espanholas identificarem cinco casos de botulismo “presumivelmente relacionados” com este consumo.