As alterações climáticas estão a deixar as pessoas doentes e agir rapidamente é “uma questão de vida ou de morte”, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo que a saúde esteja no centro da COP29.
Rita Figueiredo é a nova presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, após o despacho de nomeação da equipa ter sido publicado na quarta-feira em Diário da República.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) disse hoje que espera conseguir encontrar condições com a tutela para “levantar a greve”, que tem provocado constrangimentos na emergência médica há cerca de uma semana.
África registou 50.840 casos, dos quais 10.741 confirmados, e 1.083 mortes por mpox desde o início de 2024 em 19 países do continente, disse hoje a agência de saúde pública da União Africana (UA).
O presidente do Chega pediu hoje ao primeiro-ministro que avalie se a ministra da Saúde tem condições para continuar no cargo e acusou-a de negligência pela falta de capacidade de resposta do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Câmara do Funchal, na Madeira, pagou cerca de 2 milhões de euros em subsídios ao arrendamento desde o início do ano, indicou hoje a presidente do município, Cristina Pedra.
O INEM confirmou hoje que houve uma chamada não atendida pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para assistência a um homem que acabou por morrer na segunda-feira em Vila Nova de Cacela, no Algarve.
A Associação Fénix considerou hoje desproporcionais e “sem fundamento concreto” as críticas à ministra da Saúde e ao INEM por atrasos na emergência médica, alegando que estão apenas a gerir uma crise que não foi provocada por eles.
O presidente da Iniciativa Liberal admitiu hoje requerer uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação da emergência médica em Portugal e considerou que a ministra da Saúde se encontra numa situação de elevada fragilidade política.
Uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que experiências adversas na infância, como o ‘bullying’, aumentam o risco de desenvolver condições dolorosas ao longo da vida.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) alertou hoje que as equipas do INEM têm “formação desadequada e insuficiente” e que apesar das medidas anunciadas “está ainda muito por resolver” no Instituto Nacional de Emergência Médica.
O avançado espanhol Álvaro Morata, do AC Milan, sofreu "um traumatismo craniano significativo" após um choque durante um treino e foi hospitalizado, anunciou hoje o clube italiano, treinado pelo português Paulo Fonseca.
O Presidente da República considerou hoje que os ciclos políticos estão a provocar decisões focadas no curto prazo, para se "colher frutos antes que seja tarde", e disse temer que isso impeça reformas globais da Administração Pública.
O BE propôs hoje a revisão das carreiras dos técnicos do INEM e a eliminação da regra de “um por um” na função pública, mas defendeu que terá de ser outra ministra da Saúde a aplicar novas medidas.
Pelo menos 73 pessoas morreram devido à deterioração da situação sanitária, falta de medicamentos e dassistência médica numa cidade do estado de Al Jazira, no Sudão, denunciou hoje o Comité do Sindicato dos Médicos do Sudão.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra anunciou hoje que está a trabalhar com a tutela para encontrar uma solução que garanta aos seus enfermeiros condições salariais iguais aos restantes enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O projeto de um sensor para ajudar a prevenir infeções hospitalares venceu a 7.ª edição da iniciativa Cantanhede Innovation Days (Cantanhede i-Days), promovida pela Universidade de Coimbra (UC), que terminou quarta-feira.
As urgências do hospital de Évora estão com limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, até às 12:00 de sexta-feira, devido à elevada afluência de doentes, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) considerou hoje que a inclusão de enfermeiros nos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) permitirá “uma resposta mais célere e qualificada às emergências” e contribuirá para “um atendimento mais eficaz”.
O PS apelou hoje ao primeiro-ministro para que avalie se a ministra da Saúde tem condições para se manter em funções, apontando os problemas recentes registados no INEM ou os que se verificaram nas urgências desde o verão.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que é preciso encontrar respostas rápidas para os problemas na emergência médica, ressalvando não querer comentar negociações em curso nem casos concretos.
Várias dezenas de produtores e agricultores do litoral alentejano protestaram hoje, em Santiago do Cacém, para exigir do Governo apoios no combate à doença da língua azul, que está também a afetar rebanhos nessa zona.
A justiça de Espanha abriu uma investigação a um ex-ministro do atual chefe do Governo, Pedro Sánchez, por causa de suspeitas de corrupção na compra de máscaras durante a pandemia, anunciou hoje o Tribunal Supremo do país.
Dezenas de enfermeiros estiveram hoje concentrados em frente ao Hospital Amadora-Sintra para exigir as mesmas condições salariais dos restantes enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde, alertando que se isso não acontecer centenas de profissionais podem deixar a unidade.