Um estudo liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) concluiu que as ribeiras urbanas estão poluídas por uma grande diversidade de fármacos, afetando organismos aquáticos e processos ecológicos, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou hoje que Sérgio Janeiro, presidente interino do INEM, será um dos candidatos ao concurso que está a decorrer para presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Portugal foi o país da União Europeia com maior cobertura vacinal contra o vírus do papiloma humano (HPV) e o segundo na vacinação contra o sarampo e a hepatite B em 2023, indica um estudo da OCDE.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 2% entre 2019-2023, o dobro do aumento médio de 1% nos países da União Europeia (UE), indicou hoje a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), no Dia Europeu do Antibiótico.
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, vai pedir verbas da reserva de crise para ajudar a combater o surto da doença da língua azul em Portugal.
A Câmara de Fafe, no distrito de Braga, lançou hoje o concurso público para a construção de uma nova unidade de saúde, por 6,7 milhões de euros, mais IVA, segundo uma publicação em Diário da República (DR).
O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou hoje não saber o que é que o presidente do INEM e a secretária de Estado da Gestão da Saúde "ainda estão a fazer" nos cargos.
A União Europeia (UE) tinha em 2022 falta de 1,2 milhões de profissionais de saúde, uma “grave crise” que será agravada com a reforma de um terço dos médicos e um quarto dos enfermeiros nos próximos anos.
Portugal gastou em saúde 2.814 euros por pessoa em 2022, abaixo da média de 3.533 euros da União Europeia (UE) e pouco mais de metade do que a Alemanha, que teve a maior despesa com 5.317 euros.
A escala de horários das farmácias de Ovar para 2025 já prevê o funcionamento desses estabelecimentos durante a madrugada, após a Câmara ter chumbado a proposta inicial e o Infarmed a alterar para haver atendimento após a meia-noite.
Pelo menos 111 pessoas morreram na Faixa de Gaza no domingo noticiou hoje a agência de notícias Wafa sublinhando que se tratou de um dos dias mais violentos no enclave palestiniano desde outubro.
Um grupo de peritos internacionais iniciou hoje uma avaliação à capacidade de Timor-Leste para prevenir, detetar e responder a ameaças de saúde pública, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A líder do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, exigiu hoje a demissão da equipa ministerial da Saúde, por alegadamente falhar no plano estratégico para o setor e se desresponsabilizar, e incompatibilidade de elementos da mesma.
A ministra da Saúde escusou-se hoje a comentar as declarações do líder do PS, Pedro Nuno Santos, sobre as alegadas intenções do Governo de privatizar o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, acusou hoje o primeiro-ministro de ser o principal responsável pelo que aconteceu na resposta do INEM no contexto da recente greve, rejeitando responsabilidades do anterior Governo.
O Ministério da Saúde de Angola confirmou hoje o registo do primeiro caso de Mpox no país, uma mulher congolesa que foi isolada, juntamente com pessoas próximas, nas instalações do Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP).
Os órgãos autárquicos e habitantes de Castro Verde, no distrito de Beja, manifestaram hoje “profundo desagrado” com os possíveis dias de fecho das urgências locais e exigem à ministra da Saúde medidas que normalizem o funcionamento do serviço.
Três dezenas de pessoas concentraram-se hoje, em frente à Assembleia da República, em Lisboa, para exigir mais recursos e apoio nas escolas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
A partir do próximo ano, as fraldas, cuecas e pensos de incontinência passam a ser gratuitos para quem tenha mais de 60% de incapacidade e insuficiência económica, mediante apresentação de prescrição médica.
Pneumologistas e médicos de saúde pública aplaudiram hoje a decisão do Reino Unido de proibir, em 2025, a venda de vaporizadores descartáveis, considerando que “é uma clara aposta” de grande ambição para combater o tabagismo e proteger os mais jovens.
Pediatras portugueses estão a tratar crianças com pneumonias inflamatórias graves, suspeitando que a causa seja a exposição ao tabaco aquecido, alertou Carolina Constant, do Grupo de Trabalho para o Controle de Exposição ao Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Passar muito tempo sentado pode prejudicar a saúde do coração, mesmo em pessoas ativas, segundo um estudo que associa mais de 10 horas e meia por dia de sedentarismo a um maior risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular.
O diretor do serviço de urgência da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO), que integra o Hospital São Francisco Xavier, apresentou a sua demissão, que terá efeitos no próximo mês.
Os autarcas dos 11 municípios do Médio Tejo, no distrito de Santarém, solicitaram uma audiência com caráter urgente à ministra da Saúde para abordarem os “graves problemas de recursos humanos médicos” na região, foi hoje anunciado.