A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje a necessidade de farmacêuticos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, sublinhando que estes profissionais, além de conseguirem poupanças no sistema, evitam idas às urgências.
Mais de 90% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tiveram ruturas de medicamentos em 2023, mas conseguiram ultrapassar as dificuldades recorrendo a outras unidades de saúde, alternativas terapêuticas ou pedidos de utilização excecional.
A carga administrativa, a falta de recursos humanos e as compras centralizadas são as principais barreiras ao acesso de medicamentos apontadas pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo um estudo que será hoje divulgado.
PSD e CDS-PP vão propor no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) que as receitas próprias do INEM sejam destinadas à realização de despesas do próprio instituto, acusando o executivo do PS de retirar 120 milhões deste organismo desde 2020.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que vai nomear Robert F. Kennedy Jr., ex-candidato presidencial conhecido pelas suas teorias da conspiração sobre as vacinas, como o novo secretário da Saúde.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou hoje em Castelo Branco que o Governo irá apresentar um plano “muito brevemente” para resolver problemas no INEM.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou hoje, para determinados pacientes, um fármaco que reduz o declínio cognitivo nos doentes de Alzheimer em estádios precoces, depois de o ter bloqueado em julho.
O diretor clínico das casas de saúde São João de Deus e Câmara Pestana, na Madeira, admitiu hoje o fim dos internamentos compulsivos a partir de dezembro deste ano, devido ao valor pago pela diária.
O primeiro-ministro disse hoje que tudo o que o Governo tinha a dizer em relação aos problemas no INEM “foi dito e muito bem” pela ministra da Saúde, escusando-se a comentar as declarações do Presidente da República.
O Governo da Madeira autorizou hoje a libertação de verbas para uma empreitada que visa a melhoria energética em duas unidades de saúde do arquipélago, no valor máximo de 2,8 milhões de euros.
O serviço de dádivas de sangue do Hospital Santo António, no Porto, passa a funcionar, a partir de 18 de novembro, num espaço criado no Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), revelou hoje à Lusa fonte da unidade hospitalar.
O Presidente da República lamentou hoje que a 29.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cuenca, no Equador, tenha o "mínimo dos mínimos" de presenças de chefes de Estado e de Governo e pediu um "novo ciclo" para esta comunidade.
A Ordem dos Médicos (OM) propôs ao Ministério da Saúde a criação de uma comissão para o desenvolvimento da nova carreira médica, que deve abranger os médicos internos desde o início da sua vida profissional, disse hoje o bastonário.
O líder do Chega saudou hoje o Presidente da República por se ter pronunciado sobre a situação em torno do INEM, mas disse esperar ainda que responsabilize a ministra da Saúde.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) anunciou hoje o lançamento de uma campanha antitabágica para assinalar o Dia Nacional do Não Fumador, alertando que o cancro do pulmão matou mais de cinco mil pessoas em 2022 em Portugal.
O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, afirmou hoje que os problemas do INEM "não nasceram esta semana, nem a semana passada" e disse esperar que “mais do que promessas” o Ministério da Saúde responda aos problemas.
A vacinação é a melhor solução para combater doenças nos efetivos pecuários, como o recente surto de língua azul, defendeu hoje, em Ourique, no distrito de Beja, a diretora-geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo.
Angola registou nos últimos dez anos 31.521 mortos e 147.670 feridos, de um total de 133.996 acidentes de viação, a segunda causa de morte no país, depois da malária, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O Governo afirmou-se hoje em “sintonia total” com preocupações manifestadas pelo Presidente da República e provedora de Justiça sobre os problemas no INEM, mas advertiu que “eventuais decisões” só podem ser tomadas após o resultado dos inquéritos em curso.
O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a extinção, este ano, da Unidade de Saúde Familiar (USF) Arquis Novas, em Darque, Viana do Castelo, criada há mais de 13 anos e com cerca de 10 mil utentes.
O regulador da Saúde considerou que a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa “não acautelou o devido acompanhamento” à idosa que morreu nas urgências no início deste ano, depois de triada com pulseira laranja.
O Presidente da República defendeu hoje que é preciso apurar os factos sobre a resposta do INEM no contexto da recente greve e eventuais responsabilidades administrativas e políticas, repetindo neste caso a expressão "doa a quem doer".
O constrangimento no sistema informático do Instituto Nacional de Emergência Médica verificado esta manhã está resolvido, anunciou o INEM, adiantando que está a investigar a origem do problema.
As iranianas que não usarem o véu poderão ser punidas com tratamento psicológico em clínicas, numa nova medida do Governo do Irão para insistir no adereço islâmico que muitas mulheres contestam desde a morte de Mahsa Amini, em 2022.