SAÚDE QUE SE VÊ

Maior hospital de Moçambique só tem 160 unidades de sangue para emergências de fim de ano

LUSA
29-12-2025 20:27h

O Hospital Central de Maputo (HCM), maior unidade hospitalar do país, só tem 160 unidades de sangue para emergências de fim de ano, anunciou hoje o diretor do Serviço de Urgências, pedindo mais adesão à campanha de doação.

“Nós temos, até então, 160 unidades de concentrados de globos vermelhos e os seus derivados”, disse Dino Lopes, diretor do Serviço de Urgências do HCM.

O responsável explicou que o número de unidades disponíveis não significa capacidade de atender igual número de pacientes, porque há doentes que podem precisar de mais de cinco unidades de sangue durante o processo de transfusão.

“Continuamos a [apelar] à população para que continue a se dirigir ao Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo, nos dias normais de trabalho (...) e nos domingos. Como é habitual, nós procuramos locais de grandes aglomerados, como igrejas e outros sítios onde formos convidados para a doação de sangue”, referiu o responsável.

De acordo com o diretor do Serviço de Urgências, só nas últimas 72 horas, pelo menos 1.500 pessoas foram atendidas na maior unidade hospitalar de Moçambique e alguns serviços estiveram sobrecarregados.

“Todas as portas de entradas, nomeadamente o serviço de urgência de adultos, a urgência de pediatria e ginecologia, maternidade, medicina legal, clínica especial, estiveram pressionadas, mas nós, como o habitual, temos a equipe normal de trabalho e temos as equipes de reforço e em todas essas urgências nós tivemos as equipes de reforços que juntaram as forças e conseguimos dar uma resposta com eficácia a todos os pacientes que procuram os nossos serviços”, concluiu Dino Lopes.

MAIS NOTÍCIAS