Um avião fretado pelo Reino Unido, em colaboração com as autoridades espanholas, para repatriar europeus da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do novo coronavírus, aterrou hoje em Inglaterra, disseram as autoridades britânicas.
As análises a casos suspeitos de infeção com o novo coronavírus que surjam em Portugal levam uma média de cinco horas a obter resultados na situação atual, segundo Raquel Guiomar, responsável do Instituto Nacional de Saúde – INSA.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) mantém-se “alerta” face ao novo coronavírus e notou que tem que ser acautelada a entrada em Portugal de animais vivos, bens e produtos provenientes de países onde a doença foi detetada.
A Rússia anunciou hoje os dois primeiros casos do novo coronavírus no seu território, detetado em dois cidadãos chineses, e o repatriamento dos seus cidadãos de diversas regiões chinesas devido ao surto.
O Governo português anunciou hoje que as autoridades chinesas já deram autorização para o repatriamento dos cidadãos nacionais retidos em Wuhan, devido ao novo coronavírus, e que o voo "será realizado logo que respeitados os devidos procedimentos".
A ministra dos Assuntos Exteriores do governo de Madrid, Arancha González Laia, confirmou hoje que os funcionários diplomáticos espanhóis vão permanecer na China e que o surto de coronavirus “não é motivo para pânico”.
O Centro Europeu de Controlo de Doenças divulgou conselhos de viagens para e desde a China para distribuir pelos vários países, com recomendações básicas apenas para o caso de haver sintomas de infeção pelo novo coronavírus.
O avião com cerca de 200 franceses que se encontravam em Wuhan, na China, epicentro do novo coronavírus, aterrou perto das 12:30 locais (11:30 em Lisboa) numa base militar a 60 quilómetros de Marselha (sudeste de França).
Os riscos do surto do novo coronavírus estão a levar vários países a retirar os respetivos cidadãos da região da China onde foi inicialmente detetado, e a suscitar discussões sobre os procedimentos nessas operações para evitar contágios.
A sala de espera e os corredores afetos às consultas externas do Hospital de Portalegre eram esta manhã um verdadeiro “deserto” face à greve dos trabalhadores da administração pública, constatou a agência Lusa no local.
O Serviço de Saúde da Madeira disse hoje que a adesão dos profissionais do setor à greve “é muito residual” porque os sindicatos dos enfermeiros e dos médicos não emitiram pré-avisos na região, disse fonte deste serviço.
A União Europeia (UE) vai mobilizar 10 milhões de euros do programa comunitário de inovação, Horizonte 2020, para apoiar investigações de possíveis tratamentos e vacinas para o novo coronavírus chinês, de origem desconhecida, anunciou hoje a Comissão Europeia.
A greve de hoje da administração pública está a ter uma adesão de 90% na área da saúde, 60% na justiça e obrigou ao fecho de mais de 1.500 escolas, segundo a Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap).
O polo principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está hoje a funcionar a "meio gás" devido à greve da Função Pública, de acordo com uma ronda efetuada pela agência Lusa.
O Governo italiano declarou hoje estado de emergência para prevenir e reagir em caso de contágios do novo coronavírus (2019-nCoV), no dia posterior ao anúncio dos dois primeiros casos de pessoas infetadas em Itália, dois turistas chineses.
A consulta externa do Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, está hoje a funcionar sem funcionários administrativos, facto que obriga à confirmação eletrónica das consultas e que causa alguma confusão, apesar de as consultas decorrerem dentro da normalidade.
Os 17 portugueses retidos em Wuhan, cidade chinesa colocada sob quarentena, foram notificados que o voo a partir do qual estava planeado serem retirados hoje à noite foi adiado para sábado, disseram à Lusa.
Paquistão, Mongólia e Singapura anunciaram hoje novas medidas para evitar a propagação do novo coronavírus (2019-nCoV) nos seus territórios, que se juntam às anunciadas antes por muitos outros, como suspensão de voos e fecho de fronteiras.
As companhias aéreas de bandeira do Quénia, Ruanda, Madagáscar e das Ilhas Maurícias suspenderam hoje temporariamente os voos para a China, devido ao surto de pneumonia causada por um novo coronavírus, que causou já 213 mortes.
O Governo de Macau anunciou hoje medidas de apoio económico à população para atenuar o impacto do novo coronavírus e definiu que os trabalhadores da função pública não urgentes devem ficar em casa até 07 de fevereiro.
O Reino Unido confirmou dois casos de infeção pelo novo coronavírus, originário da cidade de Wuhan, na China, e que já matou 213 pessoas, os primeiros neste país europeu, anunciaram hoje os serviços de saúde britânicos.
A escola do 1.º ciclo dos Capuchos, do Agrupamento de Escolas D. Dinis, está encerrada e sem atividades letivas, na sequência da greve agendada para hoje, o que obrigou os pais a encontrar alternativas para os filhos.
O Governo de Macau anunciou hoje que os casinos registaram perdas de 10% nas receitas brutas do jogo nos primeiros 30 dias do ano, uma forte queda devido ao novo coronavírus, e podem mesmo encerrar temporariamente.
Os casos suspeitos de coronavírus detetados em Portugal devem ser colocados numa área de isolamento e os profissionais que os detetem devem usar equipamentos de proteção individual.