O Ministério da Saúde já começou a estudar a opção pela dedicação exclusiva dos profissionais de saúde ao serviço público, analisando impactos financeiros e quem poderá ser abrangido, disse hoje a ministra Marta Temido.
A ministra da Saúde rejeitou hoje a visão de tempo perdido nesta legislatura, como sugere o Relatório da Primavera 2019 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, e lembra que houve necessidade de recuperar investimento no SNS.
O ex-presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (PMA) defendeu hoje que a Assembleia da República dará um mau exemplo se não aprovar as alterações à lei da PMA, considerando que os votos do PSD serão cruciais.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defende que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está “vivo e forte”, apesar de “tanto ruído e tanto ataque político”.
O Infarmed informou hoje que no último semestre de 2019 foram “concluídos 61 processos de medicamentos inovadores, novas substâncias ou novas indicações, das quais 37 tiveram aprovação para utilização e financiamento do SNS”.
O setor da saúde foi marcado nos últimos anos por uma inércia de governação, muito baseada em gestão corrente, perdendo-se meses em “retórica e taticismo” e deixando reformas por concretizar.
Portugal é dos países europeus em que os doentes demoram mais tempo a ter acesso a medicamentos inovadores, com a média de espera a ser cinco vezes superior à Alemanha, país com melhores resultados.
O deputado único do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) defendeu esta quarta-feira que a viabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) depende da "promoção da saúde" e da "prevenção da doença", o que considerou possível apesar de "dar trabalho".
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, afirmou esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está “ligado a um ventilador” e instou a ministra da Saúde a “bater o pé” ao colega das Finanças.
Dois investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveram uma aplicação móvel e um portal na internet para auxílio aos invisuais na escolha das ementas nos restaurantes, foi hoje anunciado.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai abrir um centro de saúde oral gratuito para crianças que vivam e estudem na cidade, divulgou hoje o provedor da instituição, Edmundo Martinho.
Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelou hoje à intervenção do primeiro-ministro para resolver as exigências dos profissionais, indicando que terminaram hoje as negociações com a ministra da Saúde.
Um estudo do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) defende a criação de um seguro universal obrigatório que permita afetar o orçamento do Serviço Nacional de Saúde apenas à sua atividade.
Doze distritos vão estar sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor a partir de quarta-feira, uma situação que se deverá manter até final da semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A bandeira vermelha foi hasteada em várias praias do concelho da Lourinhã, no distrito de Lisboa, devido ao aparecimento de ‘caravelas portuguesas’, informou esta segunda-feira a Proteção Civil municipal.
A revisão técnica do projeto de arquitetura da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) está concluída, tendo o plano sido segunda-feira remetido às construtoras para apresentarem propostas de execução até 29 de julho, anunciou a instituição.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, advertiu esta segunda-feira que a Constituição da República prevê um “serviço” nacional de saúde e não um “sistema”, afirmando que não se deve confundir a “salsa com a cicuta”.
A onda de calor que afetou a Europa nas últimas semanas provocou uma infestação de lagartas tóxicas, conhecidas em Portugal como lagarta do pinheiro, que causam inchaço, irritação e, por vezes, dificuldades respiratórias.
CHUC desvaloriza Saúde Mental: Doentes passam várias dias nas urgências ou são internados noutros serviços sem as condições adequadas
A Ordem dos Nutricionistas quer fazer um levantamento da criação de serviços de nutrição em todas as instituições de saúde, definida há um ano pelo Governo, e diz que o rácio destes profissionais no SNS continua a ser muito curto.
As temperaturas máximas deverão subir entre 10 e 13 graus Celsius até quinta-feira em Portugal continental, prevendo-se que os termómetros subam acima dos 30 graus e em alguns locais dos 40, disse à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.
A maternidade do Hospital de Faro “entrou em rutura e está hoje sem capacidade” para receber prematuros transferidos de Portimão, onde o serviço se encontra fechado temporariamente por falta de médicos para assegurar as escalas, disse fonte sindical.
Os dados sobre ruído dos aviões recolhidos pela associação ambientalista Zero na zona do Campo Grande, em Lisboa, durante dois dias ultrapassaram os valores permitidos, violando a lei e o regime de exceção do aeroporto de Lisboa.