O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, afirmou hoje que as autoridades congolesas estão confiantes em terminar a epidemia de Ébola no país até ao final do ano.
O Centro Hospitalar do Porto reduziu de 103 dias para 76 dias o tempo médio entre a primeira avaliação de doentes com cancro do pulmão e o início do tratamento, através da criação de uma “Via Verde”.
A Assembleia da República rejeitou hoje, na generalidade, dois projetos de lei de BE e PCP, e um projeto de resolução do PAN, que visavam reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos manifestou-se hoje abismada com o resultado de um estudo que demonstra que cerca de 70% dos hospitais não medem os resultados dos medicamentos inovadores.
O Governo quer equipar todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do país com consultórios dentistas até ao final desta legislatura, uma medida existente em 89% da rede, disse hoje a ministra da Saúde.
A Assembleia da República aprovou hoje, na generalidade, quatro projetos de resolução que recomendam ao Governo a atribuição de um cartão para acesso fácil e prioritário a casas de banho aos cidadãos com Doenças Inflamatórias do Intestino (DII).
O parlamento chumbou hoje, com os votos contra do PS, projetos de resolução que recomendavam ao Governo que adote medidas para reforçar os direitos das mulheres na gravidez e no parto.
Uma campanha de vacinação contra a poliomielite, doença que depois de sete anos sem casos registou este ano 42 ocorrências, arrancou hoje em cinco províncias angolanas, para a imunização de 2,5 milhões de crianças.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) responsabilizou hoje a anterior administração do Hospital Garcia de Orta, liderada por Daniel Ferro, pela situação a que chegou o serviço de urgência pediátrica que passa a encerrar todas as noites.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que a tutela "acompanha com elevada preocupação" o facto de quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) terem indicado ruturas diárias no fornecimento de medicamentos.
A ministra da Saúde disse hoje que o laboratório de hemodinâmica criado em Guimarães, e que está fechado há um ano, causa "um amargo de boca" porque está "desgarrado" do planeamento em rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O ex-diretor do serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta Anselmo Costa afirmou hoje que o encerramento da urgência foi feito em “desespero de causa”, discordando da medida tomada pelo Ministério da Saúde.
O Sindicato Independente do Médicos considerou hoje "incompreensível e lamentável" que a Unidade de Diagnóstico e Intervenção em Cardiologia "pronta a utilizar" no Hospital de Guimarães esteja "há mais de um ano" à espera de autorização para funcionar.
A utilização de uma nova ferramenta – Microsoft Teams – permite ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho ser o “único do país a monitorizar em tempo real” a Consulta do Viajante, permitindo uma “melhoria contínua” do serviço.
O parlamento aprovou hoje dois votos, de PAN e PSD, de congratulação à equipa médica composta maioritariamente por elementos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que operou 14 crianças na Jordânia.
O Tribunal Europeu de Contas (TCE) considerou hoje que o combate às bactérias que adquiriram resistência aos antibióticos na União Europeia (UE) tem tido “poucos progressos”, e apelou para mais apoios à aplicação de medidas preventivas pelos Estados-membros.
O decreto legislativo regional que regula a extinção da Saudaçor – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores - foi hoje publicado em Diário da República.
Investigadores da Faculdade de Medicina do Porto e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) alertaram hoje para a necessidade de tempo para realizar mais estudos que sustentem futura lei da morte antecipada em Portugal.
O ex-secretário de Estado da Saúde Francisco Ramos acusou hoje empresas farmacêuticas e responsáveis de organizações médicas de se envolverem numa campanha para “montar alarmismo” sobre a alegada falta de acesso de portugueses a medicamentos inovadores para o cancro.
Os deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho querem que a ministra da Saúde explique porque "não foram sanadas de vez as recorrentes avarias" do equipamento de TAC do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS) vai criar um Observatório Nacional para ter uma análise rigorosa e independente relativamente à evolução da infeção por VIH em Portugal.
A Associação dos Administradores Hospitalares propõe que os hospitais do SNS criem parcerias com centros de saúde e farmácias para permitir aos doentes levantar os medicamentos de uso hospitalar mais próximo de sua casa.
Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento de medicamentos e outros 30% afirmam que as ruturas ocorrem semanalmente, segundo um estudo que é hoje apresentado.
A larga maioria dos hospitais portugueses considera que o processo de compra de medicamentos nunca é desencadeado atempadamente, apontando a carga administrativa e a falta de recursos humanos como principais problemas.