O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou hoje que é contra a ideia de obrigar jovens médicos a ficar no Serviço Nacional de Saúde, frisando que estes profissionais nada devem ao Estado.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes propôs hoje, em Coimbra, um "cessar-fogo" no setor, oferecendo-se para ser o intermediário entre os diversos atores.
O presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) alertou hoje, em Fátima, para as dificuldades que afetam as instituições que têm o serviço de cuidados continuados e que podem colocar em causa o seu futuro.
A Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, assegurou hoje que "as alterações climáticas são a maior ameaça para os direitos humanos".
A Ordem dos Médicos (OM) recebe mais solicitações para médicos portugueses irem trabalhar no estrangeiro do que pedidos de clínicos de outros países para exerceram em Portugal, disse à Lusa o bastonário Miguel Guimarães.
O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu em 2019 o valor mais elevado da última década, situando-se em 4.192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM).
A Ordem dos Médicos disse hoje que é “falsa” a afirmação da ministra da Saúde de que não há falta de médicos no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, denunciando que faltam clínicos nas escalas para as próximas semanas.
A ministra da Saúde disse hoje compreender a preocupação e recomendação do Conselho das Finanças Públicas, mas sublinhou ser significativo o facto de 2019 ter um orçamento do Serviço Nacional de Saúde acima do valor de 2010.
A ministra da Saúde afirmou hoje que a saúde mental é prioridade nesta legislatura, prometendo continuar a trabalhar com o Ministério da Justiça para garantir um Serviço Nacional de Saúde a todos os portugueses.
O Presidente da República defendeu hoje, numa sessão com dezenas de médicos, académicos e professores, que é "um imperativo ético fundamental" que "quem mais recebe, mais dê", pedindo-lhes que sirvam "não só os pacientes, mas as comunidades em geral".
Os representantes dos trabalhadores dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) Sul e Ilhas vão na segunda-feira ao Ministério do Trabalho pedir a intervenção de Ana Mendes Godinho no sentido de serem retomadas as negociações com a entidade patronal.
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro questionou hoje o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) se está assegurada a saúde e segurança no trabalho dos médicos de medicina interna que apresentaram escusa de responsabilidade na urgência.
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse hoje que Portugal tem uma população de 425 presos inimputáveis e classificou como “um passo gigante” a criação da Unidade de Internamento Psiquiatria Forense no Hospital Magalhães de Lemos (Porto).
O Presidente da República defendeu hoje que existe “uma consciência” da necessidade de “meios acrescidos” na área da saúde para “responder às necessidades dos portugueses", algo que quer ver concretizado no próximo Orçamento do Estado (OE).
O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes (PS), pediu hoje à ministra da Saúde a inclusão de “seis ou sete milhões de euros” no próximo Orçamento do Estado para início da construção do novo hospital local.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra solidarizou-se com Miranda do Corvo devido aos problemas na área da saúde no município, cuja unidade de atendimento chegou a estar fechada por falta de administrativos, foi hoje anunciado.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessário rever escalas e formas de organização.
A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FML) estão a promover um plano de ação com medidas para combater a peste suína africana.
A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje a necessidade de maior eficiência e celeridade na análise e aprovação dos planos de atividade e orçamento dos hospitais, para evitar situações financeiras complicadas.
A ministra Marta Temido afirmou hoje que o recente relatório europeu sobre a saúde mostra que o investimento no setor em Portugal “tem de ser reforçado”, mas sublinhou que o documento é “bom” para o país.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) aumentou em 25% as cirurgias e diminuiu em 19% as listas de espera na mesma especialidade, nos primeiros 10 meses deste ano, em comparação com período homólogo de 2018.
A presidente da Federação Mundial para a Saúde Mental apelou hoje a um maior investimento dos Governos mundiais para consciencializar e formar pessoas, de forma a quebrar o estigma relativo a estas doenças e ajudar a recuperar dos pacientes.
Uma equipa de cientistas japoneses anunciou hoje que vai começar a testar em humanos uma nova vacina contra o vírus Ébola, que atualmente afeta a República Democrática do Congo.
O PCP de Coimbra prosseguiu hoje a luta pela construção da nova maternidade da cidade junto ao Hospital Geral (Covões), numa ação de rua para dar a conhecer o projeto de resolução que apresentou na Assembleia da República.