O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) reúne-se hoje em Genebra para avaliar se o surto do novo coronavírus, com origem na China, deve ser declarado emergência de saúde pública internacional.
Os 26 turistas oriundos da província chinesa de Hubei, centro do surto do novo coronavírus, em quarentena em Hac-Sá, Coloane, vão ser transferidos para uma pousada na Taipa, anunciaram hoje as autoridades de Macau.
A Associação Chinesa de Futebol anunciou hoje a suspensão, até novo aviso, de todas as competições, incluindo a liga principal, devido ao surto do novo coronavírus que já causou 170 mortes.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje a criação de um projeto-piloto, denominado “Cuidadores nas Avenidas”, que pretende dar respostas às carências dos idosos, deficientes e doentes mentais, através de uma rede de partilha entre diversas entidades.
O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) anunciou hoje que vai iniciar na segunda-feira a atividade da Unidade de Hospitalização Domiciliária, que irá abranger cerca de 300 doentes no primeiro ano de funcionamento.
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) acusou hoje as autoridades chinesas de censura e de violarem direitos humanos na resposta à epidemia que causou 170 mortos e infetou mais de 7.700 pessoas na China continental.
O número de pessoas que morreram devido ao novo coronavírus, detetado na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China, aumentou hoje para 169, havendo o registo de 1.032 novos casos de infeção, anunciaram as autoridades de Pequim
A companhia aérea portuguesa Hi Fly vai iniciar, na quinta-feira, o repatriamento de cidadãos europeus desde Wuhan, a cidade chinesa onde surgiu o novo coronavírus, e os aviões fretados deverão partir do aeroporto de Beja, avança hoje o JN.
Um estudo genético hoje divulgado confirma que o novo coronavírus com origem na China terá sido transmitido aos humanos através de um animal selvagem, ainda desconhecido, que foi infetado por morcegos.
O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, afirmou hoje que o novo coronavírus, detetado na China, pode ameaçar a economia internacional.
A Rússia anunciou hoje o encerramento da sua fronteira terrestre com a China ao tráfego rodoviário e ligações ferroviárias, medidas para impedir que o novo coronavírus se dissemine no país.
O Fórum Médico decidiu hoje que vai responsabilizar a ministra da Saúde por inação por todos os casos de violência que aconteçam no SNS, bem como pedir reuniões urgentes ao primeiro-ministro e ao Presidente da República.
O Governo são-tomense anunciou hoje a instalação no aeroporto de uma unidade de "vigilância" e um espaço de isolamento no principal hospital do país para "gestão de possíveis casos de coronavírus".
A Câmara de Águeda assinou hoje um protocolo com a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda (CERCIAG) para apoiar a terapia da fala a alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo.
A comissária europeia da Saúde disse hoje que a maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) está “muito bem preparada” para lidar com o novo coronavírus chinês, mas admitiu “financiamento de emergência” para os países darem resposta se necessário.
A emissão de vistos em Maputo para viajar para a China está a decorrer com normalidade e sem interrupções, disse hoje à Lusa fonte oficial da embaixada chinesa em Moçambique, após declarações do Governo moçambicano em contrário.
Angola assinou hoje com o Fundo Global um termo de compromisso que visa “preparar um roteiro” de medidas que permitam desembolsar uma nova subvenção em maio, depois de falhar a assinatura de um novo acordo quadro.
A Câmara do Porto continua a aguardar o agendamento da reunião com a tutela, prevista para o início do mês, para discutir a criação de uma sala de consumo protegido, cujo apoio do Governo o município quer ver esclarecido.
A Finlândia confirmou hoje o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus no país, com as autoridades locais a precisarem que a paciente é uma turista chinesa que se encontra estável.
A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou hoje todos os voos de e para a China, depois de detetar um caso de um passageiro infetado com o novo coronavírus, que já matou mais de 100 pessoas, segundo a imprensa alemã.
O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo disse hoje que o impacto do novo coronavírus na atividade do setor é ainda “pouco significativo”, até porque a China não é um grande destino de férias dos portugueses.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu hoje voltar a convocar, na quinta-feira, o Comité de Emergência para determinar se o surto do novo coronavírus, com origem na China, deve ser uma emergência de saúde pública internacional.
O Japão e os Estados Unidos foram hoje os primeiros países a repatriar centenas dos seus cidadãos que se encontravam na cidade chinesa de Wuhan, onde o novo coronavírus foi detetado em dezembro, um processo que seguem outros países.
Os médicos obstetras do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde fizeram um pedido de escusa de responsabilidade à administração da unidade, por considerarem que está em risco a segurança das parturientes, informou o Sindicato Independente dos Médicos.