O antigo Presidente timorense José Ramos-Horta afirmou hoje ser contraproducente fechar as fronteiras e que o Governo devia garantir, por questões de segurança do país, a manutenção dos voos entre Díli e Singapura e Darwin.
A China registou hoje 21 novos casos de Covid-19, numa ligeira subida depois de vários dias consecutivos em que o número de novas infeções desceu e quando o país tem menos de nove mil pacientes ativos.
O Governo da Malásia está hoje a preparar o encerramento das fronteiras e a restrição de movimentos de 31,6 milhões de habitantes, em vigor a partir de quarta-feira para impedir a propagação da Covid-19.
A Colômbia vai fechar todas as fronteiras a partir de hoje e até 30 de maio para combater a propagação do coronavírus, anunciou na segunda-feira o Presidente colombiano.
Macau registou hoje um novo caso importado de infeção pelo novo coronavírus, o segundo em 24 horas, informaram as autoridades em comunicado.
A Indonésia vai aplicar restrições temporárias a passageiros nas fronteiras aéreas e terrestres, incluindo na ilha de Timor, garantindo que o transporte de bens vai continuar com condições, informou hoje a embaixada do país em Díli.
O Presidente da Venezuela, Nicolás, Maduro ordenou, na segunda-feira, o alargamento da quarentena a todo o país, devido à pandemia de Covid-19, que no país tem 33 casos confirmados.
Pelo menos 1.350 detidos escaparam de três estabelecimentos prisionais no estado de São Paulo, no Brasil, o mais populoso do país, após uma série de motins motivados pelas restrições às visitas devido à pandemia da doença Covid-19.
Defensores dos direitos humanos apresentaram, na segunda-feira, uma queixa contra as autoridades dos Estados Unidos exigindo a libertação dos migrantes colocados em centros de detenção, para os proteger da propagação do novo coronavírus (Covid-19).
O Burkina Faso registou na segunda-feira cinco novos casos de coronavírus, o que elevou o total para 20, enquanto 59 passageiros de um avião proveniente da China foram colocados em quarentena, anunciou a ministra da Saúde, Claudine Lougué.
O primeiro-ministro defendeu hoje que o Estado deve intervir naquilo que é “estritamente essencial” relativamente à Covid-19, com medidas consoante as necessidades, e salientou que o regime jurídico permite “ir escalando” o que é posto em prática.
As autoridades nacionais e espanholas repuseram hoje, às 23:00, o controlo na fronteira terrestre de Vilar Formoso, em Portugal, devido à pandemia de Covid-19, o que coloca restrições a quem pretende circular entre os dois países.
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, pediu hoje “ponderação e inteligência” às medidas que o país ainda vai ter de tomar para lidar com a pandemia de Covid-19, mas também “firmeza na execução”.
O Governo brasileiro anunciou hoje um plano de emergência que inclui a injeção de 147,3 mil milhões de reais (26 mil milhões de euros) na economia do país, de forma a amenizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.
O Livre anunciou hoje que apoiará uma declaração de estado de emergência em Portugal, devido à “propagação galopante” da pandemia da Covid-19, desde que “limitada exclusivamente” à restrição de circulação de cidadãos, não podendo ser pretexto para limitar liberdades.
Seis condados na baía de San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, vão obrigar os 6,6 milhões de habitantes a ficarem em casa a partir de hoje e os estabelecimentos “não essenciais” a encerrar.
A Argentina encerrou hoje a sua embaixada em Caracas, capital da Venezuela, depois de ter sido confirmado que o chefe da missão diplomática, Eduardo Porretti, deu positivo nos testes ao novo coronavírus.
O Sindicato dos Médicos Italianos instou hoje o Governo do país a realizar testes de deteção da Covid-19 a todos os profissionais de saúde, de modo a evitar o contágio de pacientes e a mitigar a propagação da pandemia.
O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reuniu-se hoje com presidentes de várias sociedades desportivas da I Liga para avaliar o impacto da paragem dos campeonatos profissionais, por causa do surto de Covid-19.
Os estúdios da Universal decidiram, a partir de agora, estrear as novas produções em salas e na televisão ao mesmo tempo, na sequência da propagação do novo coronavírus (Covid-19).
O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai implementar medidas de apoio ao emprego e ao rendimento das famílias, para contrariar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia, mas antecipou que “não vai haver excedente orçamental”.
A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) anunciou hoje que desenvolveu contactos para determinar a disponibilidade de oficiais na reforma para reforço imediato de efetivos devido à pandemia de Covid-19, tendo-se disponibilizado “um número não negligenciável de oficiais”.
As medidas de apoio às famílias e de manutenção de postos de trabalho, avançadas pelo Governo perante o desenvolvimento do novo coronavírus, vão ter um impacto de dois mil milhões de euros por mês, estimou hoje a ministra do Trabalho.
O primeiro-ministro, António Costa, adiantou na segunda-feira que Portugal ainda não teve “nenhuma carência” de ventiladores e que conta atualmente com “1.142” equipamentos, mas ressalvou que “não estão todos disponíveis” para a pandemia de Covid-19 porque há outras necessidades.