O Representante da República nos Açores, Pedro Catarino, apelou hoje à "serenidade e sentido cívico" dos açorianos no enfrentar da pandemia da Covid-19, depois de decretado o estado de emergência em todo o país.
As vendas de ibuprofeno em Portugal caíram quase 30% numa semana, revelou hoje a consultora Health Market Research, que atribuiu a variação ao "impacto mediático" do desaconselhamento do medicamento na sequência da pandemia de Covid-19.
Um grupo cívico promoveu hoje uma “manifestação pacífica”, tendo-se concentrado dentro de 50 viaturas nas imediações do aeroporto do Pico, e reclamando que os passageiros que aterram na ilha açoriana façam quarentena face à pandemia de Covid-19.
O Presidente da República pediu hoje “resistência” e “coragem” aos portugueses para combaterem “a guerra” contra a pandemia de Covid-19 em Portugal, contra “o inimigo” do “desânimo, cansaço e fadiga” e ajudar a “salvar vidas”.
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) queixou-se hoje de falta de material de proteção contra o novo coronavírus, destacando “a necessidade de evitar a contaminação” de efetivos que terão um “imprescindível papel” no cumprimento do Estado de Emergência.
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) sublinhou hoje que todos os jornalistas com carteira profissional “mantêm o direito constitucional de acesso às fontes”, apesar da declaração de estado de emergência devido à pandemia da doença Covid-19.
O representante da República para a Madeira anunciou hoje que vai "assegurar a rápida mobilização dos serviços do Estado" na região autónoma, depois de o Presidente da República ter decretado o estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou hoje novas medidas para conter o efeito da pandemia do novo coronavírus, destinadas a trabalhadores informais [sem contrato de trabalho] e por conta própria, que receberão subsídios durante três meses.
O Presidente de Cabo Verde anunciou hoje que vai visitar as estruturas de saúde da capital do país, após ter reunido com o primeiro-ministro e três ministros, para avaliar a estratégia nacional de combate à pandemia de Covid-19.
O Presidente da República apresentou hoje cinco razões para propor e decretar o estado de emergência em Portugal para combater a pandemia de Covid-19, solidariedade, prevenção, certeza, contenção e flexibilidade.
Quatro ativistas dos direitos humanos foram hoje detidas na sequência de uma manifestação na capital do Egito, Cairo, a favor da libertação dos presos, temendo o contágio na prisão pelo novo coronavírus.
O Presidente da República admitiu hoje que os portugueses “estão divididos” quanto estado de emergência para conter a pandemia de Covid-19, justificou a sua opção com o “interesse nacional” e elogiou a cooperação do Governo.
A pandemia de Covid-19 já provocou 8.784 mortos em mais de 209.000 casos de infeção registados em 150 países e territórios desde o início da epidemia, indicam números compilados hoje pela agência AFP com base em fontes oficiais.
A General Motors (GM) e a Ford, os dois principais fabricantes de automóveis nos Estados Unidos, suspenderam a produção até 30 de março, em resposta aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19.
O parlamento aprovou hoje uma proposta do BE para suspender ações de despejo devido à pandemia da Covid-19 e uma do PCP para impedir denúncias de contratos de arrendamento de casas.
O Presidente da República apresentou hoje cinco razões para propor e decretar o estado de emergência em Portugal para combater a pandemia de Covid-19, solidariedade, prevenção, certeza, contenção e flexibilidade.
O rei de Espanha, Felipe VI, pediu hoje aos espanhóis para deixarem de lado as divisões e apelou à união de todos contra o novo coronavírus, uma pandemia que, assegurou, será vencida.
O Sporting Clube Farense manifestou hoje a sua disponibilidade para ceder infraestruturas e adquirir material hospitalar, na sequência do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, face à pandemia da Covid-19.
A PSP anunciou hoje que as convocatórias para atos processuais de âmbito criminal ou contraordenacional devem ser previamente confirmadas, devendo as pessoas contactar telefonicamente a subunidade policial que as convocou.
O Congresso dos EUA aprovou hoje um plano de assistência social de cerca de 100 mil milhões de dólares para trabalhadores diretamente afetados pela pandemia da Covid-19, enquanto a Casa Branca negoceia um plano de recuperação da economia norte-americana.
O Presidente da República considerou hoje que a declaração do estado de emergência em Portugal é um “sinal político forte de unidade” na “guerra” contra os efeitos da pandemia da Covid-19, mas não uma “solução milagrosa”.
O Metropolitano de Lisboa abriu os canais de validação em toda a rede para aumentar a facilidade de deslocação e uma menor necessidade de intervenção dos trabalhadores, com “o consequente distanciamento social pretendido”, devido ao surto de Covid-19.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) frisou hoje que a "informação rigorosa" é uma das "mais importantes armas contra a Covid-19" e que, "pelas funções que exercem, muitos jornalistas não podem refugiar-se em casa".
O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, disse hoje que nas primeiras 36 horas de quarentena reforçada a polícia multou mais de 4.000 pessoas por circularem na rua sem apresentarem a declaração justificando o motivo.