SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Rastreio a bombeiros do dispositivo de combate a incêndios em Vila Real

LUSA
14-05-2020 18:34h

Os bombeiros do distrito de Vila Real que vão integrar o dispositivo de combate a incêndios vão ser testados à covid-19 a partir da próxima semana, disse hoje o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil.

O anúncio foi feito durante a apresentação do plano de operações distrital, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR20), que decorreu na com a reunião semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real.

Este ano, segundo o presidente da comissão distrital, Fernando Queiroga, vai ser necessário lidar com a “pandemia de covid-19 e os incêndios em simultâneo”, o que representa uma “dificuldade acrescida”.

“Vamos ter de conviver com estas duas situações e é preciso prevenir”, frisou.

Nesse sentido, segundo o também presidente da câmara de Boticas, foi feito um pedido aos agrupamentos dos centros de saúde do Alto Tâmega e do Douro I – Marão e Douro, os quais irão proceder à realização dos testes.

Fernando Queiroga disse que o rastreio avança na próxima semana e vai abranger cerca de 200 bombeiros.

Esta é uma medida importante para o presidente, que lembrou que, no caso de ser detetado um caso positivo num quartel, este terá de ser encerrado, e, por isso, alertou também para a necessidade de haver “equipas de retaguarda”.

“A segurança e a proteção dos operacionais tem de ser redobrada, não só por causa dos incêndios, mas também pelo perigo de contágio da covid-19”, salientou.

Durante a reunião foi também solicitado o rastreio aos sapadores florestais. Fernando Queiroga disse que o pedido nesse sentido será também feito aos ACES do distrito.

O autarca pediu ainda aos colegas presidentes de câmara para, quando for necessário, serem servidas refeições individuais aos operacionais no terreno.

A esmagadora maioria do dispositivo terrestre combate a incêndios é composta pelos bombeiros, mas integra ainda sapadores florestais e vigilantes do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e elementos da GNR e PSP.

A partir de sexta-feira, no designado nível reforçado II, o dispositivo no distrito será composto por um total de 574 elementos, 144 viaturas e dois helicópteros.

O maior reforço é garantido na fase de maior risco de incêndio, entre 01 de julho e 30 de setembro, com 754 operacionais, 183 veículos, estando nesse período já ativados quatro helicópteros espalhados pelos três meios aéreos do distrito.

Portugal contabiliza 1.184 mortos associados à covid-19 em 28.319 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

MAIS NOTÍCIAS