O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) apelou hoje ao Presidente da República e ao primeiro-ministro para que haja uma intervenção nos portos nacionais face à alegada inexistência de medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19.
A diretora geral de Saúde, Graça Freitas, negou hoje que exista “qualquer prova ou evidência” que medicamentos como o Brufen potenciem a ação do novo coronavírus, depois de o ministro francês ter desaconselhado a sua utilização.
O primeiro-ministro disse hoje que os portugueses têm cumprido as restrições para evitar a disseminação do coronavirus, mas adiantou que, se o Presidente da República entender decretar o estado de emergência, o Governo não dará parecer negativo.
O novo coronavírus matou pelo menos 6.420 pessoas em todo o mundo desde o seu surgimento em dezembro, de acordo com uma avaliação da AFP às 17:00 de hoje, a partir de fontes oficiais.
O secretário do Turismo da Madeira afirmou hoje que chegaram à região 400 passageiros, depois da declaração da quarentena obrigatória, e que os estrangeiros estão a ser aconselhados a contactarem as companhias aéreas visando o seu repatriamento.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, distinguiu hoje "duas circunstâncias totalmente diferentes" em relação aos profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, uma vez que uns se infetam em ambiente hospitalar e outros na sua vida social.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciou hoje que há enfermeiros a trabalhar com falta de dispositivos de proteção individual e escassez de máscaras e classificou de “discriminação” haver escolas para filhos de grupos profissionais de risco.
Os elementos da PSP, GNR e SEF podem recorrer ao uso da força para obrigar alguém suspeito com Covid-19 a fazer testes de despistagem ou a ficar de quarentena, revela uma posição da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
A Rússia vai encerrar a fronteira terrestre com a Polónia e a Noruega a partir de segunda-feira, para evitar a entrada de estrangeiros e como medida preventiva face à pandemia do novo coronavírus.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai convocar “brevemente” uma reunião do Conselho de Estado, em data a anunciar, para analisar a situação do país devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro.
Portugal e Espanha vão limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro.
Os Açores registavam, até às 13:00 locais (mais uma hora em Lisboa), 14 casos suspeito de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, revelou hoje o diretor regional de Saúde, Tiago Lopes.
O Movimento Associativo Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) pediu hoje ao Governo que decrete a quarentena em todo o país e encerre as fronteiras, "só permitindo a entrada e saída de transportes essenciais".
O número de mortes registadas no mundo devido ao novo coronavírus ultrapassou já as 6.000, além de quase 160.000 pessoas infetadas, de acordo com uma avaliação da AFP a partir de fontes oficiais.
O presidente do PSD defendeu hoje que o encerramento de fronteiras com Espanha “é muito urgente”, e reiterou “todo o apoio ao Governo” para aumentar medidas de combate à pandemia, incluindo declarar o estado de emergência.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz hoje uma comunicação ao país numa altura em que Portugal está em estado de alerta devido à pandemia de Covid-19, disse à Lusa fonte da Presidência.
A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou hoje que com dados disponíveis à data é previsível que a curva epidemiológica do novo coronavírus "aumente pelo menos até ao final de abril".
O Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda confirmou hoje o primeiro caso positivo de doente infetado com o vírus da Covid-19.
Todos os museus, monumentos e palácios nacionais, sob a tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), estão encerrados, anunciou hoje este organismo, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
A Colômbia vai proibir, a partir de segunda-feira, a entrada de estrangeiros no país, salvo aqueles que residam no país, ampliando assim as medidas para combater a propagação do novo coronavírus, anunciou hoje o Presidente colombiano.
Catorze pessoas morreram devido ao novo coronavírus no Reino Unido desde sábado, elevando o número de mortos para 35, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O Levski Sofia informou que os seus adeptos adquiriram pouco mais de 10.000 bilhetes para o jogo com o Ludogorets, da Liga búlgara de futebol, como medida solidária em relação à quebra financeira existente devido ao novo coronavírus.
A obrigação de submeter os passageiros provenientes da Europa a testes que descartem a possibilidade de serem portadores de Covid-19 provocou o caos nos aeroportos dos Estados Unidos, gerando horas de espera para passar os controlos fronteiriços.
O técnico do Shakhtar Donetsk, o português Luís Castro, afirmou hoje que um “estádio sem adeptos é um estádio sem alma” e apelou à interrupção da Liga ucraniana de futebol, devido ao surto do Covid-19.