A África do Sul abriu hoje parcialmente algumas atividades económicas ao baixar para nível 4 o confinamento de contenção da covid-19, que continua a propagar-se no país acima das 5.643 infeções e 103 mortos, mas "o futuro será complicado", dizem empresários portugueses.
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 281 mortes devido ao novo coronavírus, um aumento ligeiro em relação às 268 de quinta-feira, havendo até agora um total de 24.824 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.
O aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, estima que o tráfego de passageiros caiu 97% em abril face ao mesmo mês do ano anterior devido às restrições de viagem impostas pela pandemia da covid-19, anunciou hoje, num comunicado.
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 281 mortes devido ao novo coronavírus, um aumento ligeiro em relação às 268 de quinta-feira, havendo até agora um total de 24.824 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.
A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 513 novos casos de covid-19, menos 147 do que na quinta-feira, segundo dados oficiais hoje divulgados.
Espanha prevê que o produto interno bruto (PIB) registe uma quebra de 9,2% em 2020 e que a taxa de desemprego suba para 19%, em consequência do novo coronavírus, segundo os dados macroeconómicos apresentados hoje pelo Governo espanhol.
Vários músicos portugueses têm aproveitado o confinamento para criar e gravar, prova disso são músicas como “You feel like home”, de David Fonseca, e “Transtorno”, de Gisela João, álbuns e compilações partilhados 'online' nas últimas semanas.
A Alemanha, o quinto país com mais casos de covid-19 no mundo, regista 160.758 infeções, um aumento de 1.639 em relação ao dia anterior, e um crescimento de 193 óbitos para um total de 6.481.
A polícia deteve hoje responsáveis sindicais que desfilavam em Istambul para assinalar o Dia Mundial do Trabalhador, apesar de uma proibição de sair à rua devido à luta contra a pandemia de covid-19.
A Junta da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, vai realizar hoje uma campanha de informação e distribuição de máscaras porta a porta na freguesia para explicar os cuidados de saúde que as pessoas devem ter por causa da covid-19.
Entre 10 milhões e 35 milhões de cidadãos da CPLP deverão ser afetados pela fome extrema devido à covid-19, mas estes países ainda dispõem de alguns instrumentos para minimizar os impactos da pandemia, segundo o último chefe da FAO em Lisboa.
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) acredita que existem várias soluções para que a TAP continue a ser determinante para o turismo português, lembrando que a eventual venda de parte da companhia poderia ser uma delas.
A utilização de plasma de doentes recuperados da covid-19 em casos de pacientes com sintomas moderados ou graves é vista como um “passo intermédio” até ao desenvolvimento de uma vacina.
Ensaios clínicos com plasma de sangue de doentes recuperados da covid-19 vão arrancar este mês em 10 unidades distribuídas pelo país, revelou o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
A bolsa de Tóquio registou hoje uma queda de 2,84%, perante a possibilidade de o Governo estender o estado de alerta sanitário, declarado no país até meados da próxima semana.
O impacto que a pandemia de covid-19 terá no mercado de trabalho não deixará ninguém de fora, mas, como em qualquer outra crise, afetará mais os mais vulneráveis, entre os quais as mulheres.
O atual contexto exige que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) seja uma “polícia do mundo do trabalho”, com inspetores na rua, à semelhança dos agentes das forças de segurança, defende o sociólogo Paulo Pedroso.
Em tempos de pandemia, em que se tem de lidar com o desconhecido e com o medo, muitas vezes as pessoas agarram-se à sua fé. Num país maioritariamente católico como é Portugal, não seria de espantar que as pessoas se dirigissem a terreno sagrado para rezar, em busca de conforto e alento.
A Juventude Socialista (JS) defendeu hoje uma segunda fase de acesso aos apoios extraordinários criados no âmbito da pandemia para que abranjam todos os trabalhadores precários, como os "falsos recibos verdes" ou os trabalhadores sazonais.
O atual contexto de pandemia está a deixar marcas no mundo do Trabalho, com os especialistas a alertarem para que, pelo menos para já, a resposta à crise expôs a desproteção dos mais precários.
O recurso ao teletrabalho foi generalizado com a pandemia de covid-19 e os especialistas antecipam que venha a ser mais utilizado no futuro, mas, sem equilíbrio nem negociação, acarreta riscos para os trabalhadores.
A emergência sanitária da covid-19 desencadeou uma crise paralela no mercado do trabalho e “o vírus dos despedimentos devia ser tratado como uma pandemia e não está a ser”, alerta o economista José Castro Caldas.
Despedimentos, diminuição de salários e horas de trabalho, suspensões de contrato e colaborações sucedem-se a um ritmo galopante que não deixa dúvidas: esta crise terá, já está a ter, um forte impacto no mercado de trabalho.
O futebolista português Rui Pires mostrou-se hoje descontente com a impossibilidade de o Troyes lutar pelo regresso à Liga francesa, após o cancelamento antecipado dos campeonatos com promoções e despromoções, devido à pandemia de covid-19.