A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma moção do CDS-PP, subscrita por PS e PSD, para “mais segurança” na entrada de cidadãos por via aérea e marítima, defendendo um sistema eletrónico para o cartão de localização de passageiro.
Um total de 40 dos 206 trabalhadores da empresa de transformação de carnes Ribasabores, em Tomar, testaram positivo à covid-19, segundo uma atualização de dados realizada hoje relativa ao surto detetado na terça-feira.
Os Açores mantêm 161 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, uma vez que nas últimas 24 horas não foram identificadas novos doentes, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte a mais de 627 mil pessoas e infetou mais de 15,2 milhões em todo o mundo, de acordo com o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).
A elevada carga de doença em Portugal é em “grande medida evitável” e está desigualmente distribuída, sendo necessário “maior investimento público” para melhorar a saúde e o apoio da população, defende um relatório sobre o “Estado da nação”.
Portugal regista hoje mais três mortes e 229 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje ao Governo respostas para o setor, nomeadamente para a progressão de carreiras de cerca de 20 mil profissionais, criticando que "para a banca existe sempre dinheiro, mas para os trabalhadores não".
A administração de hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19 não apresenta efeitos antivirais visíveis em células humanas, apesar de alguma resposta em testes realizados com macacos, adianta um estudo publicado na revista científica Nature.
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver, no âmbito de um projeto transfronteiriço, biossensores descartáveis que, através da identificação de potenciais biomarcadores associados ao Alzheimer, visam detetar precocemente a doença.
O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, considerou hoje estarem reunidas as condições para que as duas freguesias do concelho que têm medidas mais restritivas possam sair na próxima semana da situação de calamidade.
A pandemia covid-19 representa “um sério risco” de problemas adicionais de saúde mental, sendo “particularmente preocupantes” as perturbações que se desenvolverão nos próximos meses devido “às graves consequências” sociais e económicas desta crise, alerta um relatório.
Mais de três milhões de casos do novo coronavírus foram declarados oficialmente na Europa, mais da metade na Rússia, Reino Unido, Espanha e Itália, segundo uma contagem feita pela Agência France Presse (AFP) junto de fontes oficiais.
O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC) defendeu hoje a utilização de medicina tradicional africana no combate à covid-19, ressalvando a necessidade de garantir padrões técnicos e de eficácia.
Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia de possibilidade de trovoada no interior Norte e Centro.
Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, até às 21:00, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A Associação Portuguesa de Fertilidade defende o aumento, para os 45 anos, da idade limite para acesso aos tratamentos de fertilização 'in vitro' e da comparticipação do Estado dos atuais três para cinco ciclos.
O PAN considera que a pandemia de covid-19 será um assunto “incontornável no debate do Estado da Nação”, bem como as respostas necessárias para enfrentar não só a crise económica como também a crise climática e ambiental.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje a criação até ao final do ano um “BI dos cuidados paliativos” para permitir a monitorização das equipas a nível hospitalar e dos cuidados de saúde primários.
A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus infetou mais de 15 milhões de pessoas e provocou a morte a mais de 615 mil, de acordo com o último balanço feito pela agência France-Presse (AFP), às 16:00 TMG de hoje.
A Madeira mantém oito casos ativos de infeção por covid-19, detetados no rastreio efetuado no Aeroporto da região, totalizando 102 infetados e 94 doentes recuperados desde domingo, informou hoje a autoridade de saúde.
O responsável pelo programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que não haverá vacinas para a covid-19 antes da segunda metade de 2021, apesar de “sinais de esperança” nos testes clínicos a decorrer.
A secretária de Estado Adjunta e da Saúde assegurou hoje que não há qualquer falta de medicamentos nas farmácias por causa das restrições impostas pela pandemia, existindo uma reserva que é monitorizada todos os dias.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o Governo não se arrepende da opção que tomou em relação à novas parcerias público-privadas, nomeadamente para o Hospital de Cascais, mas avançou que não serão lançadas novas PPP.
A autorização para a reabertura dos centros de dia é do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, estando a Direção Geral da Saúde disponível para elaborar normas de prevenção da covid-19 para essas instituições, afirmou hoje o subdiretor Geral da Saúde.