O presidente do PSD defendeu hoje que as reuniões no Infarmed sobre a evolução da covid-19 em Portugal devem continuar, mas com menos frequência e mais curtas, e afirmou desconhecer se vão acabar ou não.
A operação de controlo da temperatura dos passageiros nos aeroportos de Faro e do Porto no âmbito das medidas de combate à covid-19 vai passar a ser assegurada, a partir da próxima semana, pela ANA - Aeroportos de Portugal.
As exportações portuguesas de têxteis e vestuário caíram 32% em maio face ao mês homólogo devido à pandemia e acumulam uma quebra de 18,6% desde janeiro, apenas atenuada pelo dinamismo das vendas de máscaras e vestuário hospitalar.
As alterações à legislação sobre a carreira de técnicos de diagnóstico e terapêutica, para que o tempo de serviço seja considerado na progressão da carreira e na atualização salarial, foram hoje aprovadas na generalidade na Assembleia da República.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel, elevando para 157 o total de casos detetados até à data, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O primeiro-ministro defendeu hoje que está a resultar a metodologia de combate à covid-19 nas zonas da Área Metropolitana de Lisboa mais atingidas pela pandemia, mas considerou "prematuro" aligeirar as medidas de contenção da pandemia.
Portugal regista hoje mais dois óbitos relacionados com a covid-19, em relação a quinta-feira, e mais 402 casos de infeção, dos quais 342 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O autarca de Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, José Calixto, afirmou hoje que “não faz sentido” o encerramento das fronteiras na região para travar a propagação da covid-19, conforme pedido por dois autarcas da província espanhola de Badajoz.
O Presidente da República distribuiu hoje refeições a pessoas carenciadas em Coimbra, alertando que, por todo o país, tem encontrado novos sem-abrigo, muitos deles jovens que ficaram sem teto por causa da crise provocada pela pandemia.
Os serviços de saúde da Estremadura espanhola vão acompanhar de forma "muito rigorosa" este fim de semana a situação epidemiológica em Villanueva del Fresno, fronteiriça do município português de Reguengos de Monsaraz, onde foi detetado um surto de covid-19.
O Presidente da República vincou hoje que Portugal tem realizado um grande número de testes à covid-19, defendendo essa "política da verdade", mesmo que tenha custos no turismo externo.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse hoje compreender a preocupação dos autarcas espanhóis que pediram o encerramento de fronteiras com Portugal, mas garantiu que o surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz está “perfeitamente identificado” e “localizado”.
O primeiro-ministro afirmou hoje que o documento divulgado do consultor do Governo António Costa e Silva é a versão preliminar do plano de recuperação que será apresentado no final do mês, seguindo depois para discussão pública.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do primeiro médico vítima da pandemia da covid-19, Vítor Duarte.
Uma equipa de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) partiu para a China para organizar uma investigação sobre as origens do coronavírus causador da pandemia da covid-19, confirmou hoje uma porta-voz do organismo.
O presidente da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve e a delegada de saúde regional afirmaram hoje que a situação epidemiológica na região “está controla-a”, apesar da existência de alguns casos pontuais.
O surto de covid-19 no hospital de S. José, em Lisboa, atingiu mais uma pessoa, sendo agora 13 aqueles que testaram positivo à doença, segundo fonte do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
O plano de recuperação económica coordenado pelo empresário António Costa Silva propõe transformar Portugal numa “fábrica da Europa” na área dos dispositivos médicos, como ventiladores, e consolidar a fileira dos equipamentos de proteção individual, revendo os sistemas de certificação.
O Cazaquistão rejeitou hoje a alegação da embaixada chinesa naquele país de que um novo vírus, mais mortal que a covid-19, se estaria a espalhar em várias regiões da nação da Ásia central.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 555.036 pessoas e infetou mais de 12,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
O concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, registou na quinta-feira o segundo dia consecutivo sem deteção de novos casos de covid-19 relacionados com o surto num lar da cidade, informou hoje o município.
Os bombeiros da Guarda instalaram o dispositivo de combate a incêndios rurais fora do quartel, nas instalações da Pousada da Juventude local, para evitar o contágio de covid-19 entre os elementos do corpo ativo, foi hoje anunciado.
Dois municípios espanhóis da província de Badajoz pediram o encerramento dos postos de fronteira que têm com Portugal até que haja um protocolo de saúde para responder ao surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz.
Uma nova "pneumonia desconhecida", mais fatal do que a covid-19, matou mais de 1.700 pessoas este ano no Cazaquistão, na Ásia Central, segundo um aviso emitido pelas autoridades chinesas na quinta-feira.