Vários países da Europa, como Espanha, Grécia, Itália e República Checa, voltam hoje a reabrir atividades, ligadas sobretudo ao lazer e ao turismo, embora continuem a impor medidas de segurança como máscaras e distanciamento social.
A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é “cada vez mais” improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência.
As piscinas ao ar livre vão estar sujeitas, “com as necessárias adaptações”, às regras de ocupação e utilização das praias durante a época balnear, no âmbito da pandemia da covid-19, segundo o decreto-lei publicado hoje no Diário da República.
O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas.
A cientista Alexandra Aragão, da Universidade de Coimbra (UC), defende que é possível conciliar as vantagens das aplicações móveis digitais em situação de vigilância epidemiológica com os riscos para a segurança e a privacidade dos utilizadores.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram hoje para a necessidade dos diabéticos com covid-19 “controlarem corretamente” a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o “risco” de multiplicação do vírus é “acrescido”.
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a desenvolver um estudo para avaliar o impacto da covid-19 na saúde mental e bem-estar dos profissionais que estão na linha da frente de combate à pandemia.
Cerca um em cada cinco doentes internados com covid-19 permanece no hospital por razões sociais, tendo a maioria mais de 70 anos, segundo dados divulgados hoje pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH).
As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem hoje no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos em exames nacionais.
O Governo do Japão decidiu hoje levantar o estado de alerta sanitário em Tóquio e quatro regiões do país, as últimas em que se mantinham as medidas instauradas para combater a pandemia da covid-19.
As regiões espanholas mais atingidas pela pandemia de covid-19 de Madrid, Barcelona e Castela e Leão passam hoje à “fase um” de final do confinamento com um alívio das medidas rígidas de luta contra a doença.
A China diagnosticou, nas últimas 24 horas, 11 novos casos de covid-19, todos oriundos do exterior, informaram hoje as autoridades.
Um responsável pelo gabinete de crise do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) considera que o planeamento e a disponibilidade dos profissionais de saúde foram fatores essenciais no combate à pandemia da covid-19.
Um grupo de migrantes infetados com o novo coronavírus foram transferidos hoje do Campo Militar de Santa Margarida (Constância) para a Mesquita de Lisboa, disse à agência Lusa o xeque David Munir.
A afluência à linha de agendamento do teste para deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2, ultrapassou as expetativas e bloqueou o sistema.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) saúda todas as injeções de dinheiro na Cultura, mas desconhece como vai ser processada a linha de financiamento anunciada hoje pelo primeiro-ministro.
O Ministério Público recorreu para o Tribunal Constitucional da decisão do Tribunal Judicial de Ponta Delgada de libertar um homem que se queixou da quarentena imposta pelo Governo dos Açores, segundo o despacho a que a Lusa teve acesso.
O regresso da I Liga em 03 de junho vai tornar Portugal no 15.º país europeu a reatar as competições futebolísticas em plena pandemia de covid-19, numa tendência com aceitação diferenciada nos campeonatos do ‘big five’.
O Conselho de Administração da TAP decidiu voltar a prolongar o período de ‘lay-off’ dos trabalhadores até final de junho, justificando com as restrições à mobilidade e a operação reduzida prevista para junho.
A Itália registou 130 mortes com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número total para 32.616, com 652 novos casos de infeção, segundo dados da Proteção Civil italiana.
Os profissionais da dança estão divididos entre a necessidade de retomar o trabalho em palco e o medo de contágio, confrontados com o anúncio de abertura de teatros e salas de espetáculos em 01 de junho.
As verbas do Fundo de Emergência Social criado pela Câmara de Lisboa para ajudar agentes e entidades do setor da Cultura vão ser duplicadas, de 250 mil para 500 mil euros, prevendo-se o apoio a quase 300 candidaturas.
O número de recuperados de covid-19 subiu para 54 no concelho de Moura, o mais afetado pela pandemia no Alentejo e onde já se confirmaram 80 infeções, disse hoje o coordenador do serviço municipal de proteção civil.
Um português infetado com a covid-19 está internado no hospital de Cumura, na Guiné-Bissau, em estado grave, divulgou hoje o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.